Carregando agora

O AMOR NUNCA FALHA!

O AMOR NUNCA FALHA!

O que é andar em amor? – É um estilo de vida diferente do que estamos habituados e consiste em: perdoar, não se envolver em contendas, não apontar dedos aos defeitos dos outros, encobrir as transgressões dos outros, falar palavras de edificação em relação as outras pessoas.

Jesus alerta para o perigo de não perdoar – estará nas mãos dos atormentadores – Mt. 18:21-35.

Apontar dedos aos defeitos dos outros – é algo muito comum às pessoas, mas também traz acusação. Tg. 3:16-18 – “Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.”

Jesus disse que devemos amar nossos inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer bem aos que nos perseguem e orar pelos que nos maltratam. Mt. 5:44-45 – “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”

O amor é a maior força que existe – é maior que a vingança, é maior que o ódio, é maior que a raiva. O amor é uma pessoa, é Deus. Jesus venceu o diabo não com força física, nem com raiva, mas com amor.

Quando Deus nos manda amar alguém não é porque somos bonzinhos, nem santinhos, mas porque é uma arma com a qual poderemos vencer o diabo. O diabo tenta nos vencer, amarrar, paralisar, com cordas invisíveis, mas reais com falta de perdão, desejo de vingança.

Quando formos atacados deveremos nos lembrar que a nossa guerra, na verdade, não é contra pessoas que nos ofendem, mas contra os principados, poderes e potestades. Ef. 6:12 – “porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

Lembre-se da história do touro e do toureiro. É assim que o diabo faz com as pessoas que apresentam capas. Por exemplo: alguém que nos faz injúrias. Ou nos prejudica, ou fala contra nós e ficamos ofendidos. Lembre-se, não são contra capas que temos que lutar, mas contra o toureiro o diabo. Vale mais ter muito amor e pouca fé, porque dá mais frutos, do que ter muita fé e pouco amor.

Vejam o exemplo de Jesus quando sei primo João Baptista foi morto. Quem era João Baptista? O maior de todos os profetas vivia no deserto, não tinha salário, não tinha casa, não tinha comida (se alimentava de gafanhotos e mel silvestre), não reclamava de nada. No entanto um rei muito mal, chamado Herodes, que era casado com uma verdadeira prostituta, mandou matar João Baptista. Não conseguiram ouvir a mensagem: “Arrependei-vos”.

Muitos querem fazer o mesmo conosco, o que pregamos incomoda a muita gente. Jesus, no entanto, não retaliou como muitos costumam fazer. Ele sabia o segredo de como vencer o diabo. Curou e libertou muitas pessoas. Ele não ama o pecado, mas ama o pecador. Só este amor nos faz vencedores. Jesus nos manda fazer o que Ele próprio fez, não há outro caminho a não ser este: “Amar nossos inimigos”.

Jesus sabia, no entanto que Judas iria traí-lo, mas Ele não fez nada. O que você pensa que Ele sentiu? Quanto mais você quiser ser usado por Deus, mais parecido com Jesus deverá ser. Se não morrermos para nós próprios, para as críticas, para as ofensas, para as injúrias, para os “Judas”, então poderemos ser usados por Deus em grandes coisas.

Deus não consegue utilizar certas pessoas para coisas maiores, porque elas não conseguem passar da primeira barragem, o primeiro degrau. Por quê? Por causa do fulano de tal…, não sei o que…

Ninguém sabia que Judas era o traidor, somente Jesus, e Ele não falou a ninguém. É justamente o contrário do que muita gente faz. Apesar de tudo Jesus mandou vir uma bacia com água limpa, uma toalha e foi lavar aos pés de todos os que estavam com Eles, inclusive o de Judas. Então se quero falar mal de alguém, primeiro preciso ter um balde com água para lavar os pés desta pessoa. Jesus nos ensina isso, não para condenar, nem para nos mostrar quão fraco nós somos, mas para nos ajudar.

O amor nunca falha. Se andarmos em amor nunca, nos tornaremos mais parecidos com Jesus e assim venceremos.

I Co. 13:1-8a – “Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. “O amor é eterno.”

Na nossa Bíblia onde diz “caridade” refere-se a amor, ao amor do tipo de Deus, o amor “Ágape”. Entendia-se antigamente como um amor muito especial diferente do amor “normal”. Caridade hoje em dia tem um significado barato. Diz-se da caridade ou ajuda que se dá a qualquer pessoa. Há muitas caridades falsas por aí.

Se amar uma pessoa de fato, esta poderá fazer a maior asneira do mundo que continuarei sendo leal com ela, não muda nada. Não é assim que Jesus faz conosco?

O amor sempre defenderá as pessoas que ama, mesmo quando estas pessoas estão erradas. Quase sempre pensamos que o outro é o errado, e às vezes as pessoas são assim: “Olha tu tens que andar em amor; tens mesmo que perdoar; tens de fazer o que a bíblia diz”. Já aconteceu isto com alguém aqui? A todo tempo quem precisa praticar isso SOU EU. “Ah, mas o fulano…” Vamos praticar ou não?

O amor verdadeiro é aquele que deseja o melhor para as outras pessoas – a aquele que as abençoa. Mas deseja do coração de verdade.

Muitas vezes achamos que temos um coração limpo, mas que grande história, Lá no íntimo… Mas podemos mudar. “Ó Deus a partir de hoje eu mudo o meu coração, forço a mim próprio desejar o melhor para aquela pessoa…”

Acerca do Perdão – Por vezes algo pode não ocorrer bem, na verdade tudo corre ao contrário, nada funciona de acordo com os nossos alvos e perspectivas. Então o que fazemos? Vamos a procura da raiz do problema em todos os lugares, exceto no lugar correto.

Então vamos ver que o irmão Fulano de Tal que…, está mesmo na cara de todo mundo que ele é o culpado. ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADO. O lugar certo para procurar é o nosso coração.

Por vezes o nosso coração está entupido com falta de perdão, com motivações erradas, com vontade de retaliar, vontade que aconteça algo de mau à outra pessoa que nos prejudicou. A isto se chama vingança.

Pr. John Osteen teve uma visão: “Havia uma barragem muito grande, cheia de água em um tubo grande que levava água até sua casa. Só que ele abria a torneira e só caia uns pinguinhos, e ele pensava: Como é possível? Uma barragem com tanta água, um tubo tão gordo, tão grande e só passa um pouquinho de água! Então Deus para ajudá-lo, mostrou-lhe como estava o tubo por dentro, completamente entupido! Cheio de pedras grandes e pequenas, areia, trapos, papéis, enfim…”.

Assim, muitas vezes, está o nosso coração. Dizemos que perdoamos, mas não é verdade. Para limparmos o nosso coração temos que nos aproximar de Jesus. E antes de tudo, admitir os nossos erros. Enquanto não admitirmos que falhamos estamos a nos enganar. I Jo. 1:8-10 – “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”

Qual é o ideal? – Vivermos uma vida de amor, não é jejuar muito, nem orar muito, é ter uma vida de amor. Fé no amor de Deus.

Esta é uma exortação aos pastores, colaboradores e irmãos: Por fé no amor de Deus.

Nós devemos meditar, muito, no amor de Deus. Fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. A fé no amor de Deus vai fazer com que venhamos a acreditar no poder do amor. Quando tivermos fé que o amor nunca falha, vamos perdoar facilmente e assim saberemos vencer. Quando tivermos fé no amor de Deus, não falaremos mal das pessoas, só desejaremos o bem, porque sabemos que não vai falhar.

Amor – semear primeiro, para colher depois – Mc. 4:26-29 – “E dizia: O Reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, e dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica; primeiro, a erva, depois, a espiga, e, por último, o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa.”

Jesus disse que o reino de Deus é a semelhança do agricultor, que pega em uma semente e lança-a na terra, e o que ele semear é o que ele vai colher. Se quisermos colher amor, temos de semear amor; se quisermos colher perdão temos que semear perdão; se quisermos colher misericórdia temos que semear misericórdia.

O que é misericórdia? É um favor não merecido. Nós não merecemos muitas coisas, quase nada. De Deus não mereço nada, mas Ele nos dá tudo. Das outras pessoas não merecemos quase nada também, mas elas nos abençoam nos amam, nos ajudam e etc. Por quê? É um favor não merecido, se quisermos colher mais devemos semear mais.

Consequências de não perdoar – Jesus disse – Mt. 26:51-52 – “E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então, Jesus disse-lhe: Mete no seu lugar a tua espada, porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão.” É preciso muita fé para praticar estes versículos, mas fazendo certamente teremos vitória. Seja rápido ao admitir os seus erros. I Jo. 1:8 – “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.”

Imaginem um quadro preto (uma lousa). Vem alguém e escreve com um giz branco; quando quer apagar o que nele está escrito, pega-se um apagador e apaga o giz. Tudo que está escrito desaparece por completo.

Vocês sabem que foi exatamente isto que Jesus fez na nossa vida? Por causa dom sangue derramado na cruz. A bíblia diz que Ele é fiel e justo para apagar tudo. Não fica nada. Para que vamos ficar falando do passado? Já está tudo apagado. Glória a Deus!

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor