Carregando agora

O Louvor dos Desesperados e dos Imbecis

O Louvor dos Desesperados e dos Imbecis

Com certeza, é um título agressivo e pode até chocar alguns irmãos em Cristo, mas, pior do que isto tem feito alguns ministros de louvor levando os irmãos ao erro sistematicamente, fazendo-os neutralizar a Palavra de Deus. Como isto pode ocorrer?

Várias canções escritas ou mesmo traduzidas usam palavras que possuem significados bem diferentes daqueles a que
são aplicados. O verbete é mal empregado. Bastava simplesmente consultar um dicionário da Língua Portuguesa para que o erro não ocorresse. Ou será que isso é feito de propósito? Não posso crer, é mais provável que não passe de uma ignorância linguística.

Vejamos alguns exemplos:

– “Quero me desesperar por ti”

– “Estou desesperado por ti, apaixonado por
ti, tenho muita sede de ti”

– “Uma geração de adoradores extravagantes…”

Apenas consultando o Dicionário da Língua Portuguesa vejamos o significado das palavras, antes de continuarmos.
Preste muita atenção:

Desesperado:

– entregue ao desespero

– que perdeu a esperança

– que não dá esperança de melhora, sucesso, cura ou salvação

– encarniçado, obstinado, renhido

– arrebatado, precipitado

– enraivecido, furioso

Desesperar:

– fazer perder a esperança

– desalentar

– desanimar

– perder a esperança

Extravagante:

– que extravaga

– estulto, imbecil

– insano, insensato

– estróina, gastador

– esquipático, esquisito

– singular, que anda fora do seu lugar

– pessoa que tem vida irregular e dissipadora

Alguns ao defenderem estes termos dizem o seguinte:

– “desesperado por ti”, esta expressão apenas quer dizer que a pessoa deseja Deus em  proporções imensuráveis.

– é o uso de expressão idiomática, linguística, metáfora, hiperbolismo e etc.

– tudo não passa de linguagem poética. Expressões poéticas podem ser ditas sempreocupação com sua literalidade.

Somente observando o exposto acima já deveríamos mudar nossa atitude e rechaçar veementemente essas músicas, mas continuemos:

O problema, em certos casos, é a tradução ao “pé da letra” do inglês para o português, como é o caso de extravagante, que vem do inglês: extravagant. A palavra correta é extravasante, que significa:

– fazer transbordar

– derramar

– verter abundantemente

– sair dos canais naturais

Como você se sentiria se alguém lhe chamasse de imbecil? No entanto, os líderes de louvor e até mesmo vários pastores, em várias igrejas pelo País afora, chamam, a cada domingo, os irmãos de imbecis, de adoradores imbecis, e o povo ainda aplaude efusivamente.

Desesperado é outra palavra em moda ultimamente. Desesperar é o oposto de esperar. Desesperado é alguém sem esperança, então, como posso ser desesperado por Deus? Que disparate!

Alguém desesperado é um individuo que perdeu a esperança ou ainda um individuo furioso ou alucinado. Ficamos estarrecidos, algumas vezes, no meio evangélico, com certos jargões que nos atingem.

O que eles querem dizer?

Posso livremente pensar que eles querem dizer algo semelhante ao que é mencionado em I Pd. 2:2 – “desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos”. Há algo mais intenso do que um bebe pedindo seu alimento? Mas o que isto tem haver com falta de esperança? O bebe sabe que sabe que sua mãe ao ouvir o seu choro virá satisfazer as suas necessidades de alimento.

O que é esperança?

– ato de esperar

– expectativa na aquisição de um bem que se deseja

– aquilo que se espera desejando

– tem por símbolo uma âncora

– a esperança é irmã da fé, andam juntas

A esperança faz parte de nossa vida cristã. I Co. 13:13 – agora pois permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mais o maior destes é o amor.

Abraão creu em esperança contra a esperança que seria pai de muitas nações. Rm. 4:18

Tribulação produz paciência, paciência produz experiência, experiência produz esperança. Rm. 5:3

Se continuarmos veremos que não há lugar para desesperados na Palavra de Deus, mas há lugar para quem o deseja ardentemente, o ame ardentemente. I Pd. 1:22; I Pd. 2:2

Vejamos mais algumas coisas:

– “Tenho sede de Ti”!

Alguém poderá dizer: – “mas isto é bíblico”, e eu concordarei plenamente {(Sl. 42:2 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?) (Sl. 63:1 – Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água,)}

Mas, em Jo. 7:37-38 (E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.) e em Jo. 4:13-14 (Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.) está o cumprimento desta Palavra. O Pedido do salmista foi atendido quando Jesus Cristo veio. Então esta Palavra se cumpriu em Jesus! A semelhança de Is. 61:1-3 que se cumpriu em Lc. 4:18,19,21 e assim por diante.

Então, se você tem sede de Jesus é porque não está bebendo da água que Ele dá, não está indo a fonte que é Jesus.
Ele providenciou toda água necessária para saciar nossa sede, basta abrir a boca e beber.

Outra expressão infeliz muito usada:

– “Estou apaixonado por Ti, Senhor”!

O que é paixão?

– Inclinação emocional intensa e descontrolada.

Normalmente tem um sentido negativo. Pode ser usado também para sofrimento, que foi o caso da “Paixão” de Cristo, ou, o sofrimento de Cristo.

Usualmente designa amor de alguém por outra pessoa. Mas este “amor” não é o ideal, pois está mais ligada ao desejo, a luxúria. O problema da paixão é que ela é passageira, é efêmera. Veja com que facilidade o homem se apaixona por uma mulher e vice-versa, principalmente na fase da adolescência e da juventude; o que era uma paixão fulminante logo passa.

Paixão é ligada ao amor “Eros”, amor da carne, da sensualidade. O amor eterno (Ágape), amor de Deus, amor sem condicionantes. Então, devo dizer: “- Eu te amo, Senhor”! Enfatizando que o sentimento que tenho é eterno e não passageiro.

Se usar o termo paixão ou apaixonado por Cristo, para dizer que sofro por Cristo, como Paulo dizia: Gl. 4:19 – “- por quem de novo sinto as dores de parto até ver Cristo formado em vós”, então está correto, mas não é este o sentido e sim o de amor intenso. Está palavra assim como as outras estão mal empregadas.

Então cuidado com o você está cantando e o que está repetindo.

Os líderes de louvor, em sua maioria, têm uma tendência a copiar os modismos sem ter o cuidado de sujeitar todas as coisas à Palavra de Deus e sem ter o cuidado de verificar, num simples dicionário, o que realmente significam as palavras, usam o “achômetro” e acabam errando normalmente.

Outra tendência desses lideres é a desobediência aos seus pastores, o que, constitui rebelião. Sem irmos por este caminho, vamos verificar, com todo cuidado o que recebemos e o que vamos ministrar ao povo.

Cuidado: não busquem em fontes alheias, elas podem estar contaminadas. Jesus é a nossa fonte.

Sl. 87:7 – “E os cantores e tocadores de instrumentos entoarão: Todas as minhas fontes estão em ti.”

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor