QUAL É A SUA TEMPERATURA ESPIRITUAL?

3 tipos de pessoas que encontramos na vida e possivelmente na “Igreja”:

FRIO, MORNO E QUENTE

Sei de tudo que você faz. Você não é frio nem quente. Desejaria que fosse um ou o outro! Mas, porque é como água morna, nem quente nem fria, eu o vomitarei de minha boca. Apocalipse 3:15-16

FRIO: i.e., indolente, inerte; na mente: de alguém destituído de uma entusiástica fé cristã e do desejo de santidade

MORNO: tépido, morno, indiferente; metáf. da condição da alma que flutua indignamente entre a indiferença e o ardor em relação ao amor

QUENTE: muito quente, quente; metáf. de fervor de mente, zelo

Estes 3 tipos de pessoas encontramos nas “igrejas”, e possivelmente, todos nós já nos deparamos com os mornos, que parecem ser a maioria, mas claro que não são, mas como fazem mais volume parecem ser em maior número.

Por que os mornos fazem mais volume? Porque são inchados, pretenciosos, legalistas e por isso são ávidos por informação e conhecimento, são pensadores (ou pelo menos se acham). Como legalistas querem mudar a tudo e todos a força.

Jesus falou desses em Mateus 23:3-7: “Obedeçam ao que eles dizem, mas não sigam o exemplo deles. Porque eles não fazem o que mandam vocês fazerem. Exigem de vocês coisas pesadas, mas eles mesmos não estão dispostos a ajudá-los, nem ao menos a levantar um dedo para carregar esses fardos. “Tudo o que fazem é para se mostrar. Eles se fingem de santos, levam afixados aos braços extensas orações com versículos das Escrituras e alongam as barras dos seus mantos. E como gostam de tomar os principais lugares nos banquetes e os assentos mais importantes na sinagoga! Como apreciam a consideração que se presta a eles nas praças e serem chamados de ‘mestre’!”

Como são muitos “modus operandi”, tudo dependerá da situação em que se encontram. Há os que falam mal dos outros pelas costas, mas na frente é só elogios, há os que são gananciosos, ficaríamos horas aqui a tecer os perfis desses e o texto ficaria muito longo “textão”. Esses querem mudar o mundo a pretexto de uma falsa fé e de uma falsa crença e se indignam quando o mundo faz o que lhe é próprio, aliás é o que fazem os “FRIOS”.

Acerca dos “FRIOS” diz o Profeta Isaias: “Mas os ímpios são como o mar bravo que se não pode aquietar e cujas águas lançam de si lama e lodo.” (Isaías 57:20). Assim sendo, fazem o que lhe é próprio, usando suas empresas, televisões, rádios, redes sociais, a imprensa de um modo em geral, ou seja, todas as ferramentas que lhes estão disponíveis para jogar sobre o ser humano todo o seu veneno e lixo produzido em seu interior maligno. Por isso vemos campanhas publicitarias incitando todo tipo de erro e atitude condenável pela Palavra de Deus. Se formos nos indignar por tudo o que se apresenta não sobrarão produtos para comprar.

Já os “QUENTES” entendem o seu papel no mundo. E como o Apóstolo Paulo (verdadeiro apóstolo) faz o que Deus ordena: “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.” (2 Coríntios 11:2). Assim sendo, os “QUENTES” vivem a vida de Cristo, nasceram de novo, deixaram a velha vida para trás. Buscam, a cada dia viver, em santidade e perfeição para Deus; através do exemplo, vida e palavras pregam a Cristo e este crucificado, não com palavras persuasivas, ou tão pouco cheio de sabedoria humana, com discursos eloquentes. E como o verdadeiro apostolo, Paulo, se comovem por ver esse mundo perdido, podre, entregue a todo o tipo de pecado e práticas contrárias a Palavra de Deus (E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria… Porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. Atos 17:17-18)

Infelizmente existem pastores “frios e mornos”, sim pastores, pelas atitudes deles são conhecidos. Mas graças a Deus que existem os “quentes” os quais são imitadores de Cristo e pregam a Palavra de Deus a tempo e a fora de tempo, vivem uma vida de piedade, sofrem perseguições, mas não desistem nunca de sua chamada, e do Evangelho que é o poder de Deus para todos os que creem.

Cuidado, examine-se o homem (homem e mulher) a si mesmo. Lembre-se que os “MORNOS” serão vomitados, expulsos da presença do Senhor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor