Carregando agora

Põe tua casa em ordem!

Põe tua casa em ordem!

“Põe em ordem a tua casa porque morrerás e não viverás” – O que você faria se um homem de Deus chegasse a você e falasse estas palavras?

Isaías além de profeta era amigo de Ezequias, que responsabilidade!

II Rs. 20:1; Is. 38:1 – “Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.”

Quem era Ezequias?

Ezequias foi um homem temente a Deus e fez o que era reto aos olhos do Senhor, governou de acordo com os preceitos que Davi recomendara.

II Rs. 18:1-7 – “No terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; sua mãe se chamava Abi e era filha de Zacarias. Fez ele o que era reto perante o Senhor, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai. Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã. Confiou no Senhor, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. Porque se apegou ao Senhor, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moisés. Assim, foi o Senhor com ele; para onde quer que saía, lograva bom êxito; rebelou-se contra o rei da Assíria e não o serviu.”

Mas mesmo assim foi ferido de uma enfermidade mortal e Deus, como é muito misericordioso, enviou o profeta para avisá-lo e deu-lhe uma ordem: – põe em ordem a tua casa!

Qual foi, diante desta situação, a atitude de Ezequias? Será que ele se revoltou contra Deus? Afinal ele reinava com justiça e fazia tudo certo. É interessante ver a atitude deste homem, muito diferente daquela que muitas pessoas, ou até mesmo muitos cristãos, tomam diante das dificuldades desta vida.

É muito bom vermos o que a Bíblia diz, por isso sempre transcrevo os versículos, assim você pode ler e tirar as suas conclusões, não posso pensar por você, apenas aponto-lhe o caminho. Assim sendo, vamos ver o que diz os versículos seguintes de Isaías.

Is. 38:2-3 – “Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor.
E disse: Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.”

O que vemos aqui? Uma atitude de quebrantamento diante do Senhor.

Sl. 51:17 – “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.”

Ezequias se humilhou diante do Senhor, clamou por misericórdia, ele lembrou ao Senhor como foram os seus passos.

Is. 43:26 – “Procura lembrar-me; entremos em juízo juntamente; apresenta as tuas razões, para que te possa justificar.”

O que você tem para apresentar ao Senhor? Quais são os feitos que possa lembrar ao Senhor? Você tem sido fiel ao Senhor? Tem obedecido aos seus mandamentos? A sua vida pode, minimamente, ser comparada a vida de Ezequias? Este homem tinha o que lembrar ao Senhor.

Qual foi o resultado deste quebrantamento? O Deus do impossível agiu em favor de Ezequias.

Is. 38:4-8 – “Então, veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos. Livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti e a esta cidade, e defenderei esta cidade. Ser-te-á isto da parte do Senhor como sinal de que o Senhor cumprirá esta palavra que falou: eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim, retrocedeu o sol os dez graus que já havia declinado.”

Que Deus é este! Além de dar a cura, prometeu mais quinze anos e, se ainda não bastasse, para que não restasse nenhuma dúvida, fez com que a sombra do sol retrocedesse dez graus.

Eu fico impressionado com o amor e com o cuidado de Deus, com a sua paciência, com os seus feitos. E você?

Como Ezequias deve ter louvado ao Senhor por este grande milagre.

Sabe, este mesmo Deus age da mesma forma ainda hoje. Deus não tem o mínimo prazer na morte do ímpio. Deus odeia o pecado mas ama muito o pecador, e por isso tem dado muitas chances para que as pessoas se arrependam do seu pecado.

A humanidade, de forma geral, tem entendido mal esta paciência de Deus, e tem abusado com a prática do pecado. Homens e mulheres ímpias, pecadores e escarnecedores. Mas com tudo isso, Deus tem demonstrado o seu infinito amor.

Permita-me compartilhar com você algo que ocorreu a alguns dias atrás:

Recentemente, durante a madrugada, eu estava orando e Deus mostrou-me duas pessoas e ouvi esta frase: “Põe em ordem a tua casa porque morrerás e não viverás”. Em seguida Deus deu-me instruções de que eu deveria ir falar com estas duas pessoas.

No dia seguinte tentei contatar uma delas, pois já era uma pessoa velha conhecida e que durante muitos anos ouviu a Palavra de Deus recusando-a sempre. Como sempre ele se recusava a falar comigo, apesar de minha insistência. Este homem, casado, pai de dois filhos, apesar de sua esposa e filhos serem firmes e fiéis a Deus, ele sempre recusou deliberadamente a sua salvação.

Após alguns dias telefonei para a filha dele e disse-lhe que precisava falar com seu pai, ao que ela respondeu-me que seu pai estava em casa e que não iria sair naquela manhã, por não estar se sentindo bem. Imediatamente fui ao seu encontro.

Ao chegar em sua casa ele estava sentando no sofá da sala, meio triste, e com semblante de quem estava com algumas dores.

Sem saber o que se passava, disse-lhe que precisava falar com ele e se mostrou receptivo para ouvir. Abri a Bíblia e li Isaías 38:1-8. E lhe falei claramente: “Põe em ordem a tua casa porque morrerás”. E disse-lhe: “Deus o ama e quer a sua salvação, a sua vida está em sua mão, a decisão é sua. Se fizer a opção correta Deus o salvará e ainda poderá curá-lo. Não vou orar por você agora, pense, reflita sobre isso, veja que Deus deu uma chance para este rei e da mesma forma Deus quer fazer com você.” Peguei-lhe a mão esquerda e disse-lhe: “Sua vida está em sua mão, se de coração você optar por Jesus e realmente quiser ter a sua vida transformada pelo poder de Deus, então eu virei e orarei por você”.

Depois de falar com ele, fui falar com a esposa que estava na cozinha, e ela me disse que tinha ouvido a palavra e que ele não estava nada bem, sentia muitas dores, mas ela não sabia o que ele tinha porque ele não falava nada.

Para que você possa compreender melhor: este homem estava casado a quase vinte e cinco anos, e nunca foi fiel a sua esposa, nunca foi um bom pai. Ultimamente mantinha duas amantes. Mas, apesar disto, a esposa sempre foi fiel ao seu marido, e durante todo este tempo ela orava pedindo a Deus que este homem fosse salvo, e que o seu casamento pudesse ser restaurado. A sua fé se manteve, mesmo diante das maiores dificuldades, e uma palavra estava gravada em seu coração: “Se creres verás a glória de Deus”. Ela cria na Palavra: “eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Foram muitos anos de sofrimento e de lutas, sempre esperando a salvação do seu marido.

Muitos pastores, muitos irmãos falaram de Jesus para este homem, mas ele sempre foi duro. Até que por fim veio a última palavra: “Põe em ordem a tua casa porque morrerás”.

Alguns dias depois, que a palavra foi dada, veio a notícia que este homem estava com câncer. Foi descoberto muito tarde e não havia mais nada a fazer. As dores que ele estava sentindo, era o câncer que tinha se alastrado por todo o aparelho digestivo. Ninguém sabia de nada, nem ele mesmo sabia da gravidade de sua doença. Um mês e meio depois de ter recebido a Palavra de Deus, o aviso, ele foi internado para uma cirurgia que deveria demorar algumas horas para retirada do tumor, pelo menos a princípio era o que os médicos falavam. Depois da cirurgia, um pastor ainda foi visitá-lo no hospital, e ao falar de Jesus para ele, respondeu: “todos aqui falam de Deus, falam muito de Deus”. Cinco dias depois da cirurgia este homem morreu. E o pior sem salvação!

Deus deu-lhe uma grande chance, ninguém sabia que ele estava com câncer em fase terminal, mas Deus sabia, e quis salvá-lo, mandou-lhe um recado, Deus queria o arrependimento sincero daquele coração, Deus mostrou-lhe o seu amor, a sua benignidade, a sua misericórdia. Mas aquele homem não agiu como Ezequias, não se prostrou, não chorou, não clamou, simplesmente recusou o amor de Deus. Hoje, ele está na eternidade, infelizmente não está salvo, não está com Deus.

Sl. 9:17 – “Os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus.”

Mas e quanto a você? Esta palavra também é para si: quer seja “cristão” ou não.

Muitos cristãos tornaram-se religiosos, acostumaram-se com o rótulo de crentes e vão vivendo a sua vida fingindo para si mesmos que está tudo bem.

Sl.1:1-6 – “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.”

Mas há ainda aquele que não reconheceu a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, e a estes precisamos afirmar o seguinte: Rm. 3:23 – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”

1º – Admita o seu pecado perante Deus, sem vir com desculpas ou com evasivas

2º – Confesse os seus pecados a Deus e diga-lhes quais são.

3º – Mude de atitude, volte as costas ao seu erro

4º – Receba o perdão de Deus

“Põe em ordem a tua casa”! Este recado é para você hoje.

Você até pode pensar: mas eu não sou como aquele homem – ótimo, mas faça uma análise de sua vida e veja qual é a sua maneira de viver. Você vive a maneira de Deus ou a sua maneira? Deus é o seu Senhor? Ou é você quem decide sua vida? Você exige a fidelidade de Deus, mas você é fiel a Ele? Como tem sido a sua vida diária com Deus? Quando foi a última vez que você dedicou um dia de oração e jejum? Tem lido a Bíblia (a Palavra de Deus) regularmente? Você se alimenta pelo menos três vezes ao dia, quantas vezes você alimenta o seu Espírito por dia, ou só é uma vez por semana, ao domingo a noite na Igreja?

Poderíamos colocar aqui muitas questões semelhantes a estas, mas o que está em jogo aqui, é sua eternidade. Muitas pessoas pensam só no dia a dia, e pensam: deixo o resto com Deus. Mas não é assim. A vida eterna é um assunto muito sério, e é nesta vida que determinamos aonde vamos passar a eternidade: ou com Deus no paraíso; ou no inferno com Satanás e todos os seus demônios e toda a gente que se esquece de Deus.

Ap.1:3 – “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.”

Os anos de nossas vidas variam de pessoa para pessoa, uns vivem vinte anos, outros quarenta, outros ainda podem chegar aos setenta anos, quem sabe até um pouco mais. Mas o que é certo é que nossa vida é passageira, enquanto vivermos aqui nesta terra precisamos ter temor de Deus. Temor não é medo, mas é um respeito elevado. A Bíblia diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Vamos viver de acordo com as normas de Deus, vamos ser obedientes a Ele, ninguém sabe o dia de amanhã, pense nisso. E se quiser ter vida eterna com Deus:

Põe a tua casa em ordem!

1 comentário

comments user
meu nome é rosiane

pr.Jonas,costei muito dessa forme q o espirito d DEUS te usou fara falar desse texto,pois tinha duvidas,agora n tenho mais.q o Senhor jesus continui te abençoando,pois o Espirito Santo esta min conduzindo a pregar a palavra d DEUS,por isso estou aprendendo agora com ele,pesso oração,pois sou jovem e n e facil.mais com a ajuda do Espirito santo irei conseguir em nome d JESUS.fica com DEUS e obrigada.

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor