Carregando agora

Evangélicos – não se deixem enganar tão facilmente!

Evangélicos – não se deixem enganar tão facilmente!

O povo evangélico, de uma forma geral, parece que procura a aceitação do mundo. Se algum cientista faz alguma descoberta que comprove que a Bíblia é verdade ficam eufóricos, como se precisássemos de alguma confirmação para sabermos que a Bíblia é a Palavra de Deus e foi escrita por homens inspirados por Deus.

Parece que nos esquecemos que somos estrangeiros e peregrinos nessa terra e que não temos parte com este mundo. Logo a opinião dele para nada importa. Também se conseguirem provar cientificamente que Deus existe e o que está narrado na Bíblia é verdadeiro nada nos acrescenta. Nossa Fé não é baseada em provas, base científica, em que os homens “importantes” deste século acham ou deixam de achar.

Também não precisamos e não devemos ter a aprovação da mídia, nem da política, nem tão pouco desta sociedade corrupta que transforma valores em lixo e que de uma geração para outra fica cada vez mais corrompida e perversa.

Este desejo de afirmação e de aceitação de alguns (muitos) abre portas ao erro e lobos em peles de ovelhas aparecem em grande quantidade para devorar os incautos e desconhecedores da Palavra de Deus, apesar de serem evangélicos e frequentadores de igrejas.

Por isso, qualquer pessoa que pronunciar o nome de Jesus, que der alguns gritos, falar três ou quatro palavras certas, que sabe motivar as massas, é considerado uma benção pela maioria dos evangélicos. Não importa a vida, a conduta, o caráter, o testemunho. Se souber e fizer bem a lista anterior logo é considerado, repito “uma benção”.

Se eu citar nomes neste artigo logo aparecerão aqueles que dirão que estou me levantando contra os “servos do Senhor” e logo me dirão para ter muito cuidado porque ninguém toca nos “ungidos de Deus”. Haverá comparações entre “ministérios” e “frutos”. E me dirão que Fulano está na televisão, Beltrano tem um avião, Sicrano apareceu no maior programa de auditório da TV mais famosa do País e por ai afora.

Contra os servos de Deus e contra os ungidos do Senhor de fato não podemos falar, nem sequer levantar nossa mão e dou graças a Deus porque os Seus servos estão espalhados por toda a terra, não se corrompem, não se vendem, não aceitam presentes, não se rendem a Baal ou a Mamom. Hoje são mais de 7000, só Ele sabe quantos milhares de milhares são, mas eu sei que aquele que é verdadeiramente servo do Deus altíssimo sabe que é servo, é marcado; não tem dúvidas de sua chamada, não busca os holofotes, mas prefere a obscuridade; não busca fama, mas a glória do Senhor. Sua alegria é o Senhor e vive para o Senhor.

Mas, o que dizer do caráter, do testemunho, da vida de Fulano, Beltrano, Sicrano? Essas pessoas fazem o que o Senhor manda? Elas abandonaram a pratica da iniquidade?

Sim, porque Jesus Cristo, o Senhor, fez uma afirmação que nos alerta e nos mostra que nem todos que dizem Senhor, ou que pronunciam o nome de Jesus realmente estão salvos. Vejamos o que Ele disse em Mateus 7:21-23

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?

E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Poderíamos acrescentar várias outras alegações para todos os tipos de pessoas: pregadores, conferencistas, avivalistas, cantores, músicos, etc :

– Mas Senhor, eu tive um programa de televisão, fiz muitos congressos, as pessoas pulavam em meus cultos, rodopiavam, batiam os pés, faziam muito barulho, claro que criei muita polêmica com meu estilo de vida, mas tudo por amor a Jesus….

– Mas Senhor, eu gravei vários cd´s para abençoar os irmãos, fiz tanto sucesso que assinei com uma gravadora do mundo, e por causa disso apareci em programas de TV com audiência nacional, fiz muito pela causa, eu falei o seu Nome lá. Ok, depois que assinei com a gravadora ganhei muito dinheiro, fiquei muito rico, e depois de aparecer nos programas o meu cd e DVD vendeu muito mais, fiquei mais rico ainda, mas tudo por amor a Jesus….

– Minha música ficou conhecida nacionalmente, ainda que nunca falasse abertamente no seu nome, mas todo mundo sabia que esta música era para Ti. Também a letra não era 100% bíblica, tinha até muitos erros, mas fez tanto sucesso que tocou em boates, caberes, bailes funk, programas de TV. Eu era um sucesso…

Chega só isso já basta para termos uma noção do que pretendo com este artigo. Não julgamos pessoas, não somos juízes. Mas procuramos comparar ações, palavras, atitudes com a Palavra de Deus. Como Paulo, o apóstolo, afirmou: “Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo”. Em outras palavras: “Investiguem, analisem, comparem e onde encontrarem Cristo em mim imitem”.

Infelizmente o povo evangélico deixa muito a desejar e não observa, não compara, não analisa e consome tudo o que aparece pela frente.

Basta apenas um boato que algum cantor ou músico seja evangélico logo o interesse dos “irmãos” floresce. Ainda que estas pessoas tenham compromisso com o mundo em que vivem e apresentam todo tipo de sensualidade, qualquer coisa que um cristão verdadeiro comprometido com o Reino de Jesus Cristo jamais aceitaria em condições normais. Mas porque afirmou que é evangélico “os irmãos” ouvirão o que essas pessoas tem a dizer, irão aos shows ou mesmo que não façam isso de certeza comprarão CDs e DVDs que esses lançarão quando cantarem “para Jesus”.

Lógico, o mercado discográfico e editorial  já descobriu isso e vemos nos últimos anos todo tipo de abordagem. Esse mercado é tão intenso que criaram uma feira especializada no setor.

Não preciso mencionar nomes de pessoas ou grupos, a Bíblia diz “Pelos seus frutos os conhecereis”.

Balaão foi um profeta de Deus no Velho Testamento, mas quando lhe ofereceram riquezas para amaldiçoar Israel, ainda que ele soubesse que não poderia fazê-lo ele recebeu o premio. Leia II Pedro 2:12-22

Pessoas que não tem compromisso com Deus não tem caráter, conduta, testemunho, muito menos vida. Como diz II Pedro 2:17

Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva;

A falta de conhecimento da Palavra de Deus leva o povo ao erro. Oséias 4:6 diz

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento

Conhecimento do Senhor não se adquire em seminários, congressos, mas sim na Sua Palavra, na leitura diária da Bíblia, estando diante de Deus em oração, tenho comunhão diária com o Senhor, estando em união com o corpo de Cristo, participando dos cultos da igreja onde um pastor que leva a sério o Reino de Deus não expõe palavras carregadas de sabedoria humana, mas sim as que demonstram Espírito e Poder. Sem isso não há conhecimento e sem conhecimento ou visão o povo erra, como dizem popularmente “engolem” qualquer coisa.

Na Roma antiga havia a política do “pão e circo”. O povo vivia em grande miséria, mas o governo para camuflar a verdade oferecia ao povo gratuitamente shows, espetáculos, e ao fim de cada um deles oferecia pão ao povo também gratuitamente. (O Coliseu de Roma foi palco desses espetáculos, onde muitos cristãos morreram devorados por leões). Essa prática se repetiu e se repete ao longo das gerações, sendo usada até hoje.

Mas o que quero dizer com isso é que até no meio dos evangélicos o povo deixa a verdade para ficar entretido com pão e circo, afastando-se sorrateiramente do propósito de Deus para a Igreja. Sofismas criados por satanás têm divertido os evangélicos e enquanto se divertem os demônios fazem a destruição.

A verdade está sendo maquiada, a destruição ocorrendo à larga escala enquanto o povo evangélico cantarola e se entretêm com todo tipo de atração como se fosse tempo de festa, celebrando que a mídia tem se rendido a Jesus, mas se esquecem que a realidade é que contratos milionários são assinados e que revertem para os bolsos dos dignitários, ainda que sempre afirmem que ajudam os necessitados.

Hoje há um vale tudo no meio evangélico. Até pessoas sérias ficam balançadas com as cifras apresentadas e vendem suas canções feitas originalmente para o louvor do Senhor a padres que depois mudam a letra para adorar Maria. Como diriam os americanos: Business (negócios). Como dizem os gaúchos: “Mas bah, que barbaridade tchê!”

Pastores que não tem cheiro de ovelha, músicos e cantores que nem cristãos são (tocam na “igreja” e na casa de shows, boates, clubes noturnos, etc.).

Conta-se uma história, não sei é verídica ou não, mas ilustra isso:

Certo pastor contratou um conhecido cantor gospel para ir a sua igreja. O contrato foi feito o cachê foi pago. No dia marcado a igreja estava cheia e o cantor chegou, fez o seu número, cantou várias musicas e o povo “louvou” com ele. Terminado a seu show o cantor foi embora, não ouviu a pregação, saiu no meio do culto. Claro o culto continuou, o povo todo empolgado, o pastor feliz por ver a sua igreja cheia. Assim o pastor pregou, ministrou e encerrou o culto.

Como era costume do Pastor, assim que terminava todos os trabalhos da igreja, e como o culto era de manhã, ele passava numa padaria que havia em frente ao templo para comprar pão antes de ir almoçar em casa com a família. Quando ele estava no caixa olha para o bar da padaria e numa mesa ao canto estava o cantor sentado bebendo uma cervejinha. O pastor ficou indignado, dirigiu-se ao cantor e foi tomar satisfações:

– O meu irmão você acabou de louvar a Deus conosco a pouco tempo, nem esperou a pregação e saiu, agora encontro você aqui no bar, bem em frente ao templo, e tomando uma cerveja, justo aqui que todos os irmãos vem comprar pão, vá lá não poderia tomar a sua cerveja em outro lugar? A que o cantor respondeu:

– Qual é o seu problema, Sr. Pastor? O senhor não foi ao meu escritório, não fez um contrato comigo, não pagou o meu cachê e eu não fiz tudo o que tínhamos combinado? O pastor respondeu: – Sim

– Pois bem, continuou o cantor, já que cumpri o meu contrato, não lhe devo nenhuma satisfação. Estou aqui tranquilamente tomando minha cervejinha, sem prejudicar ninguém, afinal nem crente sou, e nem quero ser, não suporto crente. Apenas sou contratado da gravadora e sou pago para fazer o que me mandam.

Fico imaginando a cara desse pastor, parece fantasia, mas isso é mais comum do que alguém possa imaginar. O fato de mencionar o nome de Jesus ou dizer que é evangélico não credencia alguém a ser obreiro ou ministro

Eu procuro não ouvir pregações, musicas, ou ler livros de qualquer pessoa. Antes procuro informações acerca da vida, ministério, caráter, testemunho. Se lêssemos mais a Bíblia veríamos quantos profetas, apóstolos, mestres e obreiros falsos apareceram. Também deveríamos analisar a história, porque erraríamos menos, consequentemente deixaríamos de ser enganados.

Há também aqueles que são conhecidos há muitos anos, ouvimos suas musicas, ouvimos suas pregações, conforme o caso, mas precisamos entender que o fato de alguém ter começado bem não significa que continua bem. As informações de que dispomos necessitam de uma constante atualização, verificando se houve apostasia, heresia, desvio doutrinário.

A Bíblia Sagrada é e sempre será nosso gabarito. Não creia em tudo o que vê e ouve. Analise sempre as Escrituras para ter parâmetros de comparação. Não se deixe levar por modismos, nem tão pouco pelo pregador do momento, ou pelo cantor das multidões, nem pelo Bestseller. Cuidado com autores seculares que são lidos no mundo todo, com filmes (a maioria destes autores tem aliança com o diabo e escrevem de acordo com suas orientações, maquiam a mentira dando-lhe forma de poesia, prosa, conto, ficção e assim corrompem as mentes daqueles que leem e assistem).

Muitos dizem: – mas todas as pessoas que conheço já leram, ou, já assistiram o filme, ou, já ouviram a música. Que mal tem? Todos estão errados?

A minha resposta é: – Sim. Seguir a multidão é um risco muito grande. A multidão seguiu Jesus, mas também foi ela que gritou para crucificá-lo. Você facilmente será enganado e cairá no erro quando for atrás da multidão. Muito cuidado com o que “todo mundo está ouvindo”, com o “todo mundo está lendo”, com o “todo mundo está indo”. Muito cuidado com o popularismo.

Jesus Cristo é o nosso exemplo. Os Seus melhores e maiores ensinamentos não foram dados a multidão, mas aos discípulos. Ele declarou que onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome Ele está no meio. Não é na multidão. Isso nos diz que seguir a multidão, o que todo mundo está fazendo, ouvindo, lendo é muito perigoso, esteja e fique atento.

Fuja do desejo de aceitação, de aprovação pelo mundo, de ser como todos os demais. Jamais teremos parte neste mundo, nem tão pouco serremos aceitos por ele. O mundo jaz no maligno. Que comunhão tem a luz com a trevas?

A igreja de Cristo é comparada a um corpo. O corpo tem muitos membros com funções diferentes (Denominações).

O problema é que no corpo humano aparecem joanetes, verrugas, cistos, que precisam ser arrancados, as vezes cirurgicamente. Ocorre o mesmo na Igreja. Muitas denominações apareceram, mas não fazem parte do corpo de Cristo, são como joanetes, verrugas, cistos.

È preciso ter muita atenção e analisar, julgar, verificar, comparar, tudo com a Palavra de Deus

Jesus avisou que no campo de trigo o inimigo lançou o joio. Mas arrancar o joio somente na colheita para que o trigo não seja arrancado junto com o joio.

Assim sendo, diferentemente do corpo humano, na Igreja não podemos arrancar essas denominações que não fazem parte do corpo, porque mesmo dentro delas tem algum “trigo”, mas podemos denunciar, avisar, alertar, comunicar, de acordo com a Palavra de Deus, a fim de evitar que o corpo seja contaminado.

Em resumo nem tudo o que diz Senhor, Senhor, é mesmo verdadeiro…
——–
Nem todos os que falam como se fossem gente religiosa o são verdadeiramente.
Eles podem chamar-me ‘Senhor mas nem por isso entrarão no céu.
Porque o que importa é saber se obedecem ao meu Pai do céu ou não.
No dia do juízo muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, fizemos em teu nome pregações inspiradas, e servimo-nos do teu nome para expulsar demónios e para operar muitos outros milagres.
Mas responderei: ‘Nunca vos conheci. Vão-se embora porque as vossas obras são ruins.
Mateus 7:21-23

A Ele toda a glória!

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor