Carregando agora

QUE DIAS SÃO ESSES?

QUE DIAS SÃO ESSES?

Que dias são esses? Dias de muita retórica, conhecimento, ciência, filosofia, sabedoria humana na maioria das pregações, porém falta o CRISTO crucificado, Senhor dos senhores, Rei dos reis, Aquele que morreu e ressuscitou.

Quem lê o que publico nas redes sociais ou nos sites pode pensar que sou critico da igreja evangélica e ou de sua liderança, mas não sou. Não da Igreja, até porque o centro das atenções de Deus é a Igreja! As portas do inferno não prevalecem contra a Igreja! A Igreja é a comunidade de pessoas em cujos corações Deus é reconhecido como Rei e Senhor.

Entretanto, nas últimas décadas o reino dos homens tomou muita força, sobretudo com o advento da teologia da prosperidade ou da antagônica teologia da missão integral, pois, seus teólogos e mestres tornaram muito mais fácil expor esse reino. Acerca da teologia da prosperidade, o neopentecostalismo é o mais evidente e faz grande estardalhaço. Nesse meio surgiram a maioria dos apóstolos modernos. Nunca se viu em 2000 anos de história da Igreja de Cristo, tantos apóstolos concentrados, espalhados em diversas denominações.

Pergunto: quem estava errado? A Igreja antiga, que nesses 1990 anos de existência não formou tantos apóstolos segundo as escrituras, ou essa igreja moderna? Tenho publicado diversos textos sobre este tema, e estão disponíveis em nossos portais de ensino. A esse sistema sou critico ferrenho e não aceito o que tem sido importo por ai.

Algumas pessoas fazem a seguinte alegação: “- Aprendi que não devo julgar os outros…”. Mas eu pergunto: – Quem ensinou isso?

Porque ao examinarmos as Escrituras depreendemos que julgamento de pessoas somos proibidos de fazê-lo, mas julgamento de atitudes, palavras, ações, intenções somos obrigados a fazê-lo. Chega de enganos, mentiras, erros, porque enquanto alguém se esconde atrás do “não devo julgar” os falsos mestres, falsos obreiros, falsos apóstolos, proliferam em larga escala. E por conseguinte o pecado assola fazendo suas vítimas…

As únicas pessoas que ensinam “não devo julgar” são as que temem a verdade, aquelas que têm “telhado de vidro”, as que ensinam heresias e praticam a apostasia… Quem ensina a verdade das Escrituras não teme ser analisado como faziam os … Leia, estude, analise, comente.

Existem profundas diferenças entre os apóstolos ricos modernos e os apóstolos bíblicos: Enquanto estes procuram fama e riquezas, enquanto abandonam os seus pastores antigos ao relento sem ajuda, sem ganhos, sem honra… Os antigos eram considerados a escória desse mundo, enquanto nao tinham a vida por preciosa e gastavam tudo o que ganhavam para que não houvesse necessitados

Que geração rasa de jovens pregadores, de tão neófitos são críticos aos extremos com os mais experientes; pescadores de aquário, ineficazes em liderança; pouco conhecedores das Escrituras, sequer sabem referências apenas que a Bíblia diz em algum lugar; nunca foram capazes de construir alguma coisa mas querem pegar pronto para impor suas visões. Não têm capacidade de ensinar, apenas copiar o que já está pronto. Pensam que sua sabedoria coache serve para crescimento da Igreja – ledo engano! Lembrando o sábio conselho do rei de Espanha: “iPor quê no te callas?” or “Why don’t you shut up?” ou “Por que não te calas?”

Essa geração rasa fala muito sobre a lei da semeadura, procura prosperidade em cada palavra para justificar o modo de vida egoísta que vive. A “lei da semeadura” ou a regra de plantio é um conceito bastante abordado em toda a Bíblia. Jesus ensinou diversas parábolas sobre semeador, tipos de solo e sementes (como o grão de mostarda, por exemplo). Paulo também disse (em Gálatas 6:7) que “tudo que o homem semear isso também colherá”. Por essas e outras referências, entendemos que naturalmente, em todos os âmbitos da vida, nós colhemos aquilo que plantamos. 

Mas tenha em mente que solo fértil não é o apóstolo rico ou o televangelista que aparece em todos os canais de televisão. Solo fértil é o ministro (a)provado por Deus que de graça recebe e de graça tem dado. Que não põe preço na benção ou na oração, tão pouco exige $$$ para que quem dá seja abençoado.

Nesse momento muitos ministros (a)provados por Deus têm necessidades, projetos, alguns foram abandonados pelos apóstolos ricos depois de muitos anos de serviço por amor e estão sem qualquer ajuda financeira. Estes ministros (a)provados por Deus não estão em pecado, nem em rebelião, nem tão pouco roubaram a semente afinal de contas semeiam com lágrimas. A esses é que você poderia ajudar, até aquelas sobras que voce dá, mesmo dizendo que é apenas administrador dos bens de Deus pode ajudar muita gente.

Jesus formou a Igreja, instituiu uns para aperfeiçoamento dos santos. Alguns se autonomearam CEO’s de instituições financeira só falam de finanças e prosperidade. O que dizer dos irmãos que estão em regiões com grande pobreza? Não são prósperos? Se eles não tiverem sementes são menos abençoados?
Alguém diz: “o que tenho não é meu, sou só administrador…” Mas é habilidoso no discurso quando semeia sobras… MUDE O SEU FOCO! E semeie em verdadeira terra fértil! Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes (Salmos 126:5-6).

Há um sábio conselho que deve ser observado se quer chamar alguém de apóstolo, Moisés, etc: Leia exaustivamente todo o Novo Testamento, repetidas vezes o Livro de Atos, atentamente cada epístola de Paulo. Se depois de executar essa tarefa o Espírito Santo confirmar que verdadeiramente o Senhor o estabeleceu para aperfeiçoamento dos santos e comprovar que o seu intuito é ser enviado, siga em frente, caso contrario desista enquanto há tempo!

Certa vez vi uma imagem numa rede social, uma mulher segurando uma grande espiga de milho, um meme certamente, mas lembrei de uma cena muito comum no meio dos que usam o evangelho para busca desenfreada da prosperidade, daqueles que pensam que o evangelho deixa a todos ricos, cheios de possessões terrenas, onde a traça e a ferrugem corroem. Essa “irmã” conseguiu o seu primeiro milhão, provavelmente tendo se revoltado numa “fogueira santa”, ou por ter aprendido num “seminário” a “rhemar” a favor da maré, de qualquer forma ela conseguiu o seu primeiro milhão. Esquecem a Palavra que diz: Não ajuntem tesouros aqui na terra, onde as traças e a ferrugem os destroem, e onde ladrões arrombam casas e os furtam. Ajuntem seus tesouros no céu, onde traças e ferrugem não destroem, e onde ladrões não arrombam nem furtam. Onde seu tesouro estiver, ali também estará seu coração. (Mateus 6:19-21).

Suas sementes são importantes, mas semeei-as no solo correto, e não caia em contos e promessas vãs de quem apenas quer as suas sementes sem dar contrapartidas, e ano após ano faz as mesmas conversas, as mesmas campanhas, as mesmas ladainhas… e não para de ser cada vez mais rico comendo as sementes dos irmãos… Atente a Palavra de Deus…
Como a simulação de um dialogo comum em nossos dias:
Irmão: – apóstolo como eu venço a crise financeira?
Apóstolo: – semeie irmão, semeie a tempo e a fora de tempo, não coma a semente…
Irmão: – apóstolo, eu fiz tudo o que me ensinou, fui fiel em tudo, mas nesse momento preciso de uma ajuda financeira
Apóstolo: – semeie em tempo de fome irmão…
Irmão: – apóstolo, mais uma vez fiz o que me ensinou, mas ainda não colhi, a semente está demorando a germinar, preciso mesmo de uma ajuda nesse momento.
Apóstolo: – irmão, não sou suposto a dar, sou suposto a receber, continue a semear em tempo de fome… vou lhe ensinar como vencer a crise financeira: semeie irmão, semeie a tempo e a fora de tempo, não coma a semente…
Se o irmão já semeou em tempo de fome, semeará mais o que?
Também estamos em tempos estranhos em que neófitos acham que sabem tudo e são mais sábios do que os mais experimentados, mas na realidade são cheios de ventos de doutrinas, faltando-lhes a mente de Cristo. E não só, tal como o Apóstolo Paulo chegamos à conclusão, a ver os nomes famosos de antigamente, os que arrastavam multidões, os que tinham alguma coisa à dizer e ou ouvíamos com atenção, também alguns que hoje são anciãos e deveriam ter o que comunicar e aconselhar (mas a tolice tomou lugar à sabedoria” – “E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;” (Gálatas‬ ‭2:6‬) – (ou nada mais nos comunicam), porque “terminar algo é melhor que começar; e a paciência é melhor que o orgulho” (Eclesiastes‬ ‭7:8‬), no entanto vemos para alguns e ou muitos – arrogância, orgulho, vaidade, ostentação, impaciência e para outros menos afortunados – tolice, palavras torpes, acusações… E ambos os casos – jugo, manipulação, imposição, etc.
Cuidado, abra os olhos e ouvidos, preste atenção, não comente sem refletir examinar as Escrituras, não seja precipitado, leia, ouça, analise, pondere, guarde o seu acho no Bolso, não justifique o seu erro e ou dos outros, mude, arrependa, peça sabedoria ao Senhor que a todos dá literalmente…
Há algo interessante e uma grande diferença entre ser e estar. Aquele que é nunca impõe seu titulo, cargo, função, dom, não importa no contexto como é chamado. Aquele que está acrescenta ao seu nome o seu titulo, cargo, função, dom. Normalmente surge antes do nome e do apelido e ou sobrenome… Obrigando o reconhecimento… A esses aconselho veemente que em vez de se apegar, fixar, forçar, obrigar e impor aos outros, RETIRE O TÍTULO! E foque, fixe, force, obrigue a si mesmo a Palavra de Deus. Guardem os seus “achos” nos bolsos e achem somente o que Deus achou, andando sobre ou conforme a Sua Palavra.
Além de todos esses temos de lidar com os tolos, que estão aumentando em nossos dias, em todas as idades, inclusive anciãos. O sábio fica mais sábio com a idade, as cãs são sua coroa de glória. Mas o tolo, que sempre foi tolo, as cãs são sua vergonha…
O tolo tem tanto prazer em sua tolice que chega a tal ponto de achar que é sábio. E em sua sabedoria sente prazer em afastar a todos… E tem a necessidade do isolamento, afastando quem o ama, para do alto da sua solidão bradar aos céus o quão incompreendido é.
“Quem cala consente e ou é conivente” diz o direito penal. Depende! Porque calar diante de um tolo é demonstração de sabedoria. Diante da acusação e ou difamação de um tolo a melhor resposta é o silêncio e não a justificação. Responder ao tolo é se igualar.
Que dias são esses? Dias de grande utopia, inclusive dentro das denominações evangélicas. O que é utopia?

Recebe o nome de utopia a ideia de uma civilização ideal, imaginária e fantástica. Trata-se de um sistema ou plano que parece não ser possível na prática. Algo que tem a forma de ilusão, sonho, devaneio ou fantasia. A palavra utopia se origina do grego “ou+topos” que pode ser traduzido como “lugar que não existe”.

Em linhas gerais, esse termo é empregado para nomear construções imaginárias de sociedades perfeitas delineadas conforme os princípios filosóficos dos seus idealizadores. Mais restritamente se refere a toda e qualquer doutrina social que objetiva transformar uma ordem social existente conforme os interesses de alguns grupos ou classes sociais.
Exemplos: PAZ MUNDIAL, MUNDO SEM FOME, MUNDO SEM POBREZA, MUNDO SEM GUERRAS, MUNDO SEM INJUSTIÇAS, ETC.
“O mundo jaz no Maligno”? 1ª João 5:19 – A Bíblia ensina que o “mundo jaz no Maligno” porque todos que vivem no pecado, separados de Deus, estão debaixo da escravidão do diabo. Por causa do pecado, o mundo está contaminado pelo mal. Ensina que todos aqueles que são salvos pertencem a Deus, mas o resto do mundo está debaixo do poder do Maligno. Só há duas opções: ou pertencemos a Deus, ou pertencemos ao diabo. Quem vive no pecado, sem ser salvo por Jesus, está debaixo do domínio do diabo (1ª João 3:8).O mundo está cheio de rebeldia contra o Senhor, incredulidade, orgulho, egoísmo, corrompendo assim, todos que ainda não obtiveram ou quiseram a cura. Mas o diabo não tem poder absoluto sobre o mundo, porque Deus continua sendo soberano sobre todas as coisas. Somente podemos ficar livres do poder do diabo e do pecado através de Jesus.

Encontramos palavras semelhantes para o significado de “jaz”, como estar no chão, estar deitado, estar morto, imóvel, sepultado. Como vimos anteriormente, isto pode nos levar a compreensão de que, por causa do pecado original, o mundo está “estendido ao chão”, imóvel, morto espiritualmente. Nesta perspectiva, se o mundo não se “curou”, com Jesus, portanto, está com DNA corrompido, só existem trevas, escuridão, sofrimento por causa do primeiro pecado.
Convém atentar as Escrituras, principalmente nesse momento de muitas narrativas e acontecimentos mundiais. Cuidado para não ser enganado ou levado por conversas doutrinárias estranhas… ‭‭Romanos‬ ‭9:6‭-‬33‬ ‭ARC‬‬
Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.
Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú. Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma! Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer.
Dir-me-ás, então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem resiste à sua vontade? Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para perdição, para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Como também diz em Oseias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo. Também Isaías clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Porque o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, completando-a e abreviando-a. E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, teríamos sido feitos como Sodoma e seríamos semelhantes a Gomorra.
Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei. Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido.

É necessário prestar muita atenção à Palavra de Deus para não ser enganado por qualquer “pregador” com ensinamentos e práticas estranhas. E atentar para ‭‭Mateus‬ ‭7:21‭-‬23‬ ‭ARC‬‬

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

(Eu só lamento que muitos não gostam de ler e preferem ser enganados por falsos ensinamentos, mas a verdade está ai para quem quer ser livre: CRISTO! E os seus servos estão a todo o tempo proclamando a Verdade!
A Igreja nasceu debaixo de perseguições, ditadores, tiranos, corruptos, impiedosos. E hoje será diferente? Vamos olhar para a história, pois aqueles que não aprendem da história estão destinados a repetir os seus erros. A história é nossa pedagoga ou nossa acusadora.

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor