Carregando agora

Afinal, precisamos ser perfeitos?

Afinal, precisamos ser perfeitos?

A resposta a esta pergunta é: sim!

A primeira pessoa a quem Deus deu esta ordem foi a Abraão, na altura ainda era chamado de Abrão:

Será que isto só se aplicava ao patriarca da fé?

Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito. Gênesis 17:1

Claro que não, Deus ordenou através de Moisés a mesma coisa:

Perfeito serás, como o Senhor, teu Deus. Deuteronômio 18:13

O Rei Salomão corroborou esta ordem quando estava dedicando o templo que ele acabara de construir:

E seja o vosso coração perfeito para com o Senhor, nosso Deus, para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos, como hoje. 1 Reis 8:61

Anos antes o seu pai o rei Davi orou ao Senhor pedindo um coração perfeito para seu filho Salomão

E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado. 1 Crônicas 29:19

E não contente com isso, orientou ao seu filho Salomão para que tivesse um coração perfeito:

E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. 1 Crônicas 28:9

Ezequias usou esse argumento ao pedir ao Senhor que lhe concedesse mais alguns anos de vida:

Ah! Senhor! Sê servido de te lembrar de que andei diante de ti em verdade e com o coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. 2 Reis 20:3

Ser perfeito é condição para salvação e para ser atendido pelo Senhor. A Bíblia confirma isso:

Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisso, pois, procedeste loucamente, porque, desde agora, haverá guerras contra ti. 2 Crônicas 16:9

O próprio Senhor Jesus Cristo nos deu esta ordem. Jesus nos ordenou que fôssemos perfeitos como Deus:

Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:48

Queremos fazer as mesmas obras que Jesus fez. Aliás, foi Sua promessa que faríamos as mesmas obras e ainda maiores do que aquelas que Ele fez, no entanto isso não tem sido assim. Por quê?

Falta-nos perfeição. Veja o que Ele nos afirmou:

O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. Lucas 6:40

Vejamos as admoestações do Apóstolo Paulo acerca de perfeição:

… até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4:13

Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Filipenses 3:12

… a quem anunciamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo; Colossenses 1:28

A perfeição é algo pelo que devemos almejar lutar até chegarmos à medida completa.  Que medida é essa? Ao tamanho de Jesus Cristo, sermos a Sua semelhança.

O Apóstolo Paulo não julgava que já tinha alcançado a perfeição, mas lutava por ela a cada dia, e à medida que a alcançava procurava ir adiante e não retrocedia. Tinha um alvo, uma meta, e o caminho era sempre em frente e não havia possibilidade de retorno. Da mesma forma ele não só conquistava a perfeição, mas ensinava aos outros como ser perfeito.

a quem anunciamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo; Colossenses 1:28

Mas o que é ser perfeito?

Segundo a Concordância Strongs ser perfeito é ser completo, total, inteiro, são, saudável, sem defeito, inocente, íntegro, que está completa ou inteiramente de acordo com a verdade e os fatos.

É importante entendermos acerca de perfeição, porque é da vontade de Deus que sejamos perfeitos, da mesma forma que sejamos santos, ou que andemos em amor, ou que perdoemos. Isto faz parte da vida cristã, faz parte do desejo de Deus para o homem.

Diversos pregadores afirmam que não somos perfeitos afinal estamos em obras e que temos um letreiro reluzente com essas palavras em nossas costas, talvez seja uma justificativa para a vida torta que levam e que transmitem ao povo.

Não sei quanto a você, mas estou tão enojado desse evangelho show que pregam por ai. Transformou em espetáculo o anunciar das boas novas, o curar os enfermos e o expulsar os demônios. Fez-se dos salões de cultos, lugar para diversão, para o entretenimento.

Com essa falta de dinamismo o Evangelho não tem sido pregado, as pessoas não são confrontadas, os pregadores não querem se mostrar insensíveis, chatos, exigentes. Tudo está muito suave, muito leve, pensam somente em atrair as massas, grandes ou pequenas concentrações, entretenimento, entretenimento, show.

O verdadeiro Evangelho é confronto, é exigência, é renuncia, é abandono. Implica em morte para poder viver, implica em dor para poder ter paz, implica em guerra para poder ter descanso. Na realidade o Evangelho é antagônico. Para ser perfeito é preciso deixar, abandonar, perder, morrer e até sofrer.

Salomão, o mesmo homem que pediu um coração perfeito, que foi abençoado por Deus com grande sabedoria, possuidor de muitas riquezas não foi perfeito diante de Deus:

Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, – 1 Reis 11:4

Salomão se afastou do Senhor, dando ouvido às suas muitas mulheres. Por causa da luxúria em que ele vivia o seu coração se afastou do Senhor.

Idolatria é a substituição de Deus na vida do homem por qualquer outra coisa, sempre que Deus é substituído na vida do homem este vira um idólatra.

Quer ser perfeito?

– Se afaste de tudo o que lhe causa distração, de tudo o que lhe impede de ouvir a voz de Deus. Você é que deve identificar os impedimentos em sua vida.

Jesus declarou:

E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna. Marcos 10:29-30

Outro fator que impede a perfeição é o amor ao dinheiro ou as riquezas terrenas. Dinheiro é um assunto altamente espiritual, sem ele a vida fica mais difícil. Até pregar o evangelho e cumprir nossa chamada sem dinheiro é difícil. No entanto quando o dinheiro passa a ter mais importância em nossa vida do que o próprio Deus, ou o compromisso que temos com o evangelho, torna-se necessário abandoná-lo.

Foi o que Jesus disse ao jovem rico:

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. Mateus 19:21

O problema não era o jovem ser rico, mas porque amava suas propriedades (v. 21-24).

Esse tem sido o problema de muitos pastores. Até inventaram um novo tipo de evangelho, chamado de evangelho da prosperidade. Nesse tipo de evangelho as pessoas fazem barganhas com Deus, dando 1 para receber 100, dando 100 para receber 1000. Usam princípios bíblicos para corroborar as suas teses. Por isso o Evangelho tem sido tão atacado e muitas vezes rejeitado.

Ora prosperidade nada mais é do que ter todas as necessidades supridas pelo poder de Deus e está intrínseco no Evangelho. Veja Filipenses 4:19; Mateus 6:25-33

Quer ser perfeito?

– Abandone aquilo que você ama mais do que a Deus. Se o dinheiro lhe impede de viver completamente para Ele, viva somente com o estritamente necessário, garanto-lhe que nada lhe faltará.

O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Salmo 23:1

Há outro fator que impede a perfeição: a ausência de conhecimento das Escrituras. O profeta Oséias declarou que o povo de Deus foi destruído porque lhe faltou conhecimento (Oséias 4:6). Ao longo dos anos a história tem se repetido e até na era da Igreja vemos pessoas sendo destruídas porque não conhecem ou examinam as Escrituras. Por isso muitos homens tem sido usados por satanás como falsos profetas e estes só não conseguem convencer os escolhidos de Deus, apesar de, por vezes, enganarem alguns momentaneamente.

Quer ser perfeito?

– Aprenda a examinar as Escrituras. Leia e medite nesta Palavra dia e noite. Atente a tudo quando Nelas está escrito. Não aceite interpretações sem confrontação. Nunca ouça um homem que manda você guardar a Bíblia.

Vejamos alguns conselhos sobre isto:

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. João 5:39

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17:11

Peça sabedoria a Deus. É através do Espírito Santo que temos revelação e compreensão da Palavra e não através de seminários. O Espírito Santo é o autor da Bíblia, ninguém melhor do que Ele para nos ensinar.

… porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21

Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. Lucas 24:45

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, 2 Timóteo 3:16

A língua também tem sido um impedimento à perfeição. A língua é causadora de vida ou morte, benção ou maldição, unidade ou separação, guerra ou paz. Quanta gente tem sido destruída por esse pequeno membro. Afinal a sua boca fala do que está cheio o seu coração. A Bíblia está repleta de exortações sobre esse membro tão pequeno, mas muito poderoso.

Quer ser perfeito?

– Domine sua língua. Tiago diz que se um homem for capaz de dominar sua boca ou sua língua é capaz também de dominar ou refrear o seu corpo (Tiago 3:2).

Por último, mas sem esgotar o tema, outro impedimento à perfeição é o medo. O medo é contrário à fé. Enquanto a fé manda avançar, o medo manda recuar ou ficar parado até mesmo se esconder.  Enquanto a fé é uma arma poderosa e agrada a Deus o medo é um instrumento satânico para paralisar os filhos de Deus e um impedimento terrível ao avanço do Evangelho. Somente o amor neutraliza o medo.

Quer ser perfeito?

– Resista ao medo, ande em amor. Cumpra o que diz a Palavra de Deus:

Na caridade, não há temor; antes, a perfeita caridade lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em caridade. 1 João 4:18 (onde escreve-se caridade, leia-se amor)

Repito as palavras do Apóstolo Paulo:

Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Filipenses 3:12

É uma luta diária, combater o nosso eu: suas vontades, seus desejos, suas ansiedades, suas preocupações, suas tristezas. Muitas vezes frontalmente contrário aos desejos de Deus. Somente cruz é que pode nos ajudar nessa tarefa de busca da perfeição. Estando crucificados com Cristo, não aos pés da cruz, mas no centro, mortos para nós mesmos e para o mundo.

Seja perfeito o vosso coração para com o Senhor, nosso Deus, para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos, como hoje o fazeis. 1 Reis 8:61

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. 2 Samuel 22:31

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor