Carregando agora

VENCENDO AS IMPOSSIBILIDADES

VENCENDO AS IMPOSSIBILIDADES

Não existem fórmulas ou sete passos que nos façam vencer as impossibilidades. Somente Deus pode transformar o impossível em perfeitamente possível. No entanto algumas coisas devem ser feitas, afinal sem fé é impossível agradar a Deus.

Muitas situações difíceis em nossa vida podem ser resolvidas através da nossa caminhada de fé. Isso é o viver diário do cristão, é a dependência total de Deus, buscando o Seu Reino em primeiro lugar, conforme Mateus 6:33 – Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

1.     Acreditar no que Deus promete.

2.     Meditar na Palavra de Deus

3.     Renovar a mente com a Palavra de Deus

4.     Falar a Palavra de Deus

5.     Agir de acordo com a Palavra de Deus

Mas há ocasiões especificas onde a nossa fé é provada, onde somos colocados diante do Mar Vermelho, com o exército inimigo as nossas costas e cercados de montanhas altas pelos lados, como o povo de Israel. Ou somos colocados na fornalha de fogo ardente, ou mesmo na cova dos leões famintos. Situações em que todo o nosso conhecimento ou nosso viver diário não são suficientes para nos livrar.

Fizemos tudo o que sabíamos, comemos e confessamos a Palavra, oramos incessantemente, jejuamos, nos posicionamos, confessamos os pecados, fizemos todo o checklist da fé e dos princípios cristãos, mas não tivemos resposta. Ficamos como Marta e Maria diante da morte de Lázaro pensando: “se Jesus estivesse aqui isso não teria acontecido”.

Por que acontece isso conosco? Por que ocorrem essas situações? A resposta é simples:

– Para que o Senhor seja glorificado!

Vejamos a confirmação desta constatação:

João 11:4 – E Jesus, ouvindo isso, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

João 9:2-3 – E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

Sim, porque nessas situações dependemos totalmente de Deus, de uma ação Dele, de um movimento Dele, de uma solução Dele. E absolutamente nada do que fizermos, por mais bíblico que seja nos trará a solução. Em situações desse tipo precisamos esperar o mover de Deus e só agiremos de acordo com as Suas instruções.

Dois exemplos do que estou afirmando:

  • Ezequiel 37:1-14 (uma visão)
  • João 11:1-45 (fato real)

Dois exemplos de morte. O primeiro exemplo simbolizava o estado, a situação, o sentimento do povo de Israel naquele momento e o segundo exemplo, uma situação real de um homem chamado Lázaro e sua família.

O que qualquer pessoa poderia fazer nessa situação? Nada! Em ambos os casos havia a necessidade de um milagre. O que é um milagre?

Fato ou acontecimento fora do comum, que Deus realiza para confirmar o seu poder, o seu amor e a sua mensagem.

Em todo o Antigo Testamento estão registrados 67 milagres e no Novo Testamento cerca de 56 (36 de Jesus e 20 dos apóstolos). Sabemos que Jesus fez muitos outros milagres que não estão registrados.

Milagre nada mais é do que Deus tornar o impossível em perfeitamente possível. Não depende de nossa fé, ainda que ela seja necessária, nem depende de nosso amor, ainda que ele seja um requisito sempre presente, depende apenas, única e exclusivamente da bondade de Deus.

Em ambos os casos vemos uma particularidade: falar (profetizar). Esse falar ou profetizar não é de qualquer maneira ou a qualquer momento, é quando recebemos o Rhema de Deus (a palavra especifica de Deus sobre a situação) e ouvimos essa Palavra quando esperamos em Deus, diante Dele. A vida começa quando obedecemos ao Senhor, quando nos dispomos a fazer o que Ele nos manda.

O profeta Ezequiel ao ter aquela visão terrível de morte, completa sequidão e destruição foi indagado pelo Senhor: (Ezequiel 37:3)

– Filho do homem poderão viver estes ossos?

– Senhor Tu o sabes!

Esta situação em que você se encontra pode ser revertida, pode ter solução? O Senhor sabe, então ouça o que Ele está lhe dizendo!

Após a constatação de impossibilidade o profeta recebeu uma mesma ordem por três vezes, e à medida que ele obedecia algo acontecia:

– (v.4) Profetiza sobre esses ossos!

– (v.9) Profetiza ao espirito!

– (v.12) Profetiza ao povo!

Profetizar fora de hora: nada acontecerá! O momento certo é definido por Deus e não pelas circunstancias nem tão pouco pelas pessoas ao redor.

O mesmo aconteceu em relação a Lázaro (João 11). Jesus estava a pouquíssimos quilometros de distância, muito próximo, no entanto demorou quatro dias para chegar até lá. Quando chegou, ouviu reclamações: E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? (João 11:37). As duas irmãs do morto também reclamaram com Jesus: “Se tu estivesses aqui ele não teria morrido” (v.21, 32). Jesus moveu-se em seu coração pela situação daquelas pessoas, no entanto Ele não se moveu pelo fato em si, porque sabia o que aconteceria logo a seguir. Veja a sequência dos fatos:

– (v.25,26) Jesus declara que Ele é a ressurreição e a vida e exige ação: crer

– (v.39) Diante do túmulo Jesus ordena que tirassem a pedra e ouviu desculpas

– (v.40) Mais uma vez exige ação: crer

– (v.41,42) Jesus fala ao Pai

– (v.43) Jesus fala a situação

– (v.44) Jesus fala a quem está à volta

O erro de muitas pessoas, e por isso não tem resposta de Deus, é que querem agir do mesmo modo em todas as situações da vida e transformam a fé em algo mecanizado. Chegaram até a inventar uma máxima que o alfabeto de Deus é: o r a ç ã o, afirmando que oração é orar + ação e exigem das pessoas que estejam sempre fazendo alguma coisa para obter alguma resposta. Isso não é bíblico.

O fato do Apóstolo Tiago ter declarado que fé sem obras é morta (Tiago 2:17) não significa que devemos estar sempre agindo loucamente, sem pensar, sem parar. Por isso muitos têm trabalhado e se cansado, mas os frutos não são permanentes. Observe as colocações de Tiago, porque há coisas que devemos fazer por si mesmas, pelos princípios de vida cristã. Mas há outras que só devem ser feitas se foram especificamente ordenadas por Deus a semelhança de Abraão oferecendo seu filho Isaque em sacrifício (v. 21-23).

Milagre não depende do que você faz e sim única e exclusivamente depende de Deus. Mas para obter o milagre, ou seja, para mover o coração de Deus podemos e devemos fazer algumas coisas:

Isaias 58:5-6 – abandonar o pecado

Mateus 6:25-34 – não andar ansioso

Filipenses 4;6,7,19 – não se preocupar, confiar apenas

Atos 16:25-26 – orar e louvar

Diante das impossibilidades nos portamos como o povo de Israel:

Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel; eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós estamos cortados. Ezequiel 37:11

Mas em meio aquela terrível situação o Senhor faz uma promessa (v.12-14):

Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu abrirei as vossas sepulturas, e vos farei sair das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.

E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair das vossas sepulturas, ó povo meu.

E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra, e sabereis que eu, o Senhor, disse isso e o fiz, diz o Senhor.

Nosso Deus é o mesmo hoje e o seu agir é da mesma maneira, precisamos, no mínimo procurar conhecer o Seu mover e ouvir o Seu falar. Porque chegará a hora em que deveremos profetizar e só e somente nessa hora o Senhor virá e abrirá a sepultura e o que está morto ressuscitará e tomaremos posse de nossa terra prometida, ou seja, finalmente veremos o cumprimento das promessas de Deus em nossa vida, aquilo que esperamos por anos.

Nada está tão morto que não possa ser ressuscitado. Nada é tão impossível que não possa se tornar perfeitamente possível. Tudo é possível ao que crê!

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor