Carregando agora

SANTIDADE COMEÇA COM ARREPENDIMENTO VERDADEIRO E SINCERO

SANTIDADE COMEÇA COM ARREPENDIMENTO VERDADEIRO E SINCERO

O Apóstolo Paulo estava admirado como a Igreja tão rapidamente se desviou do Evangelho: II Co. 4:2-4. E do mesmo modo a Igreja recente tambem tem se desviado do Evangelho e por isso este é um alerta para a Igreja, para estes dias, dias que se aproximam do fim, pois boa parte dos Evangelhos nos falam acerca de arrependimento e do comportamento que devemos ter em relação ao Reino de Deus. Não importa a sua moral, conduta, sucesso, etc, se você não estiver comprometido com o Evangelho da cruz de Cristo, com o sangue derramado na cruz, com a renúncia do seu eu, com a renúncia do velho homem, com a renúncia do pecado na sua vida, cuidado! Pois você pode estar comprometido com um Evangelho cujo centro é você, os seus desejos, suas vontades, e segundo a Palavra de Deus este evangelho é amaldiçoado (anátema). Gl. 1:8-9

Na realidade o Evangelho do Reino de Deus não é muito popular, pois não é centralizado no homem e sim em Jesus Cristo. Não é centralizado em fazer as vontades do homem, mas sim a vontade de Deus. Mt. 16:22-26

O Espírito Santo está saindo de muitas denominações, de muitos pregadores, porque estão pondo de lado o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, o Evangelho do arrependimento. A Igreja do Senhor Jesus Cristo nunca será aceita pelo mundo. Porque a Igreja de Jesus Cristo é o lugar que viemos para morrermos para os louvores e glórias do mundo. Os pecadores têm de ser convictos do seu pecado. Se Jesus estivesse aqui, hoje, em pessoa, Ele nos diria: “- a menos que se arrependam dos vossos pecados e da vossa vã maneira de viver, irão todos para o inferno” (Mt. 4:17). O Apóstolo Pedro em sua primeira pregação, proclamou o mesmo que Jesus (At. 2:38). (Jo. 3:18-21)

SEM ARREPENDIMENTO NÃO HÁ SALVAÇÃO!

Deus anuncia a todos os homens que se arrependam, pois virá o dia em que prestaremos contas a Deus. Não é só receber Jesus como Salvador, um dia, e depois continuar a viver como antes. At. 17:30-31

Mas o que é arrependimento?

Do grego metanoeo

1) mudar a mente, i.e., arrepender-se

2) mudar a mente para melhor, emendar de coração e com pesar os pecados

Arrepender-se = Sentir tristeza por uma atitude tomada; lamentar-se; Mudar de atitude

noeo (Gr.) – perceber com a mente, entender, ter entendimento; pensar sobre, prestar atenção, ponderar, considerar.

nous (Gr.) – mente, incluindo igualmente as faculdades de perceber e entender bem como a habilidade de sentir, julgar, determinar. – faculdades mentais, entendimento – razão no sentido mais estreito, como a capacidade para verdade espiritual, os poderes superiores da alma, a faculdade de perceber as coisas divinas, de reconhecer a bondade e de odiar o mal – o poder de ponderar e julgar sobriamente, calmamente e imparcialmente – um modo particular de pensar e julgar, i.e, pensamentos, sentimentos, propósitos, desejos

Remorso = Atormentador senso de culpa por mal ou crime praticado

Remorso é diferente de arrependimento, que é tristeza pelo pecado cometido acompanhada da decisão de abandoná-lo, significa nada mais que pesar, refere-se a uma mudança emocional

Arrependimento bíblico implica em vários aspectos:

  1. a) Mudança de pensamentos
  2. b) Mudança de sentimentos
  3. c) Mudança de atitude

Arrependimento sincero e verdadeiro se dá quando passamos a ter nojo do pecado, porque enquanto achamos o pecado “gostoso”, ainda não houve arrependimento

A) Arrependimento implica em mudança de pensamentos

Antes de sermos salvos nos achamos boas pessoas, temos uma vida boa, etc… Mas o que diz a Bíblia? Is. 64:6, Rm. 3:23 – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”. Todos incluem a mim e a você. Somos pecadores e somos obrigados a mudar a nossa opinião a respeito de nós mesmos. Agora podemos reconhecer que não somos tão bons assim, ou que não éramos tão bons assim como pensávamos, mas podemos olhar para nós como realmente somos sem Deus e como Deus nos via: pecadores, condenados, e merecendo a condenação eterna. Mas Deus, em seu amor infinito, diz: Jo. 3:16. Afinal, o Deus que se ira, também é o Deus de justiça e amor, que fêz tudo possível para salvar o homem do inferno, para nos salvar, a mim e a você. Ez. 33:11-16

B) Arrependimento implica uma mudança de sentimento

Atitudes levianas para com o pecado sempre produzem conversões superficiais. Quem não compreende quão negro e horrível é o pecado, e que é uma ofensa contra um Deus justo e santo, sentirá pouca necessidade para uma mudança de coração. Mas quando homem encara o seu pecado a luz da perfeita justiça e santidade de Cristo, então compreende a sua verdadeira condição. Esta compreensão do pecado e a ausência completa de merecimento, deve fazer com que o homem odeie o pecado que tanto o degradou.

“Pastor, eu nunca fiz mal a ninguém, sempre fui reto, procuro o bem de todos, sempre paguei as minhas contas em dia, etc…” É o que dizem a maioria das pessoas.

Mas o que a Bíblia diz? Lc. 18:9-14.

Mostraram duas atitudes diferentes acerca do pecado. O pecado do fariseu estava tão bem escondido atrás da sua própria justiça que não o enxergava; mas o pecado do publicano, patente a si mesmo e a Deus, parecia tão negro e grande que ele batia no peito, indicando tristeza de coração por ter pecado contra um Deus santo. Quem verdadeiramente contempla o seu pecado face a face, há de sentir tristeza de coração. II Co. 7:10

A tristeza segundo Deus o levará a uma mudança de pensamento e um desvio do pecado; porém, nem toda a tristeza pelo pecado é tristeza segundo Deus.

Exemplo: um homem, surpreendido enquanto rouba uma loja, mata o proprietário para conseguir escapar; depois é preso, processado e sentenciado a morte. Encarando a morte, ele diz estar arrependido; mas o que verdadeiramente ele sente é tristeza por ter sido capturado e condenado (remorso)

C) Arrependimento é mudança de atitude

Algumas pessoas até reconhecem o erro, mas vão com evasivas diante de Deus: “Oh Deus, eu pequei, mas sabes a culpa não é minha…” Assim Deus não lhe perdoará. I Jo. 1:8-9; 2:1-2

a ATITUDE CORRECTA DIANTE DO PECADO É:

1º – Admita o seu pecado perante Deus.

2º – Confesse os seus pecados a Deus. Diga-lhes quais são.

3º – Mude de atitude, volte as costas ao seu erro

4º – Receba o perdão de Deus

Conclusão: Mt. 6:33

Como Ministro do Evangelho o meu papel é alerta-lo a tempo e a fora de tempo, que é hora de arrependimento diante de Deus, é hora de vivermos uma vida em santidade diante de Deus, e é hora de também alertar aos outros, é hora de evangelizar, é hora de anunciar o Evangelho do Reino aos familiares, amigos, a toda a gente.

É hora de renunciarmos a nós mesmos, aos comodismos, aos confortos. Nós é que somos servos de Jesus e não o contrário. O servo é que deve ir atrás do seu senhor e não o contrário. Jesus Cristo deve ter a primazia em nossas vidas! Ap. 21:6-8,27, Ap. 2:11

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor