Carregando agora

PRINCÍPIO DE HONRA

PRINCÍPIO DE HONRA

“Nós podemos deixar passar, mas o Senhor não deixa”. Sérgio Silva

Como Você, cristão (discípulo/seguidor de Cristo) avalia alguém para dar honra?

– Pela quantidade de finanças que possui? Por seu trabalho ou emprego? Pelos títulos, diplomas que possui?

Ou

– Pela vida e relacionamento com Deus? Pela unção, poder e autoridade que possui? Pelo conhecimento das Escrituras? Pelo testemunho de vida? Pelas palavras e ações?

Existem três princípios que exercem uma função muito específica em nossa vida: fidelidade, generosidade e honra. A Bíblia tem alguns princípios que Deus estabeleceu: hierarquia, ordem e honra.

Especificamente sobre Honra, afirmamos que é um princípio de conduta e está relacionada a valores pessoais como integridade, honestidade e caráter. Também está relacionado à consideração, admiração e respeito devido a alguém.

A palavra honra no dicionário tem o seguinte significado: avaliação, apreço, valorização, respeito e gloria. Quando “honramos” uma pessoa falamos que ela é extremamente valiosa aos nossos olhos. Dizemos que quem ela é e o que ela diz tem um peso grande.

João Batista pregava o batismo para arrependimento e arrastava multidões. As pessoas perguntavam se ele era o Messias, e ele humildemente dizia que não, que era apenas uma voz que clamava no deserto. Ele dava exemplo de humildade e honra. As pessoas chegaram a perguntar qual era o melhor batismo se o dele ou o de Jesus “- E eu já disse a vocês que não sou o Messias, meu propósito é preparar o caminho para Ele”. (João 3:22-30)

Em uma vida de honra não deve existir competição e no que diz respeito ao Reino de Deus deve existir cooperação e não competição. Competição é uma premissa da sociedade e não deve entrar dentro da Igreja, tão pouco fazer parte do corpo de Cristo. Uma vida de honra coloca fora da competição. Lembrando que essa vida está relacionada à integridade, ao caráter. Vida de honra é muito mais que um elogio, admiração ou respeito. É um princípio de conduta, como viver, como se comportar.

João Batista deixou claro que Deus dá a cada um o seu trabalho. Deus criou cada um com o seu lugar, cada um com o seu propósito, cada um no seu espaço determinado. O povo queria dar um título a João Batista que ele não tinha!

Pedro transcreve a instrução de Deus para honrarmos a todos (1ª Pedro 2:17). Quando fazemos acepções, fugimos do princípio de honra. Honra não é bajulação. A Bíblia afirma: “honre a todos ou respeite a todos“ – quando a igreja aprende isso entende que em qualquer área da vida o princípio de honra deve estar presente.

A honra vai além dos títulos. Os homens podem aplaudir seus talentos, mas Deus celebra o seu caráter – quem você é quando ninguém está lhe vendo. É com honra ou com interesse que você trata os outros?

João Batista declarou: “Que ele cresça mais, que avance mais! Estou cheio de alegria pelo crescimento e avanço dele!”.  Paulo disse que devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram (Romanos 12:15). Há uma distorção dessa palavra, por causa da inveja e do orgulho. Esses sentimentos rasos, pequenos e medíocres que não devem fazer parte nem da nossa vida nem da igreja. Nós nascemos para celebrar as conquistas dos outros, para celebrar junto.  Isso é uma vida de honra! Isso é igreja! Um cristão orgulhoso é tão absurdo quanto um demônio humilde! O que Deus deseja é que os cristãos pensem como Cristo, andem como Cristo e sejam como Cristo.

Observando João 3:30 vemos  a conexão da vida de João Batista com a mensagem de Filipenses 2:3, porque o princípio de honra estava na vida dele. O propósito da vida dele era honrar a Jesus, João sabia que Ele é superior a si mesmo, era preciso que ele diminuísse para que Jesus crescesse e avançasse e ele se alegrava com o ministério de Cristo! E o propósito da vida de Cristo é honrar ao Pai, a quem Ele considera superior a Si mesmo (Filipenses 2:5-11).

Devemos ter essa consciência que temos algo a ensinar e a aprender com as pessoas. Quando entendermos o princípio de honra viveremos o sobrenatural de Deus. Agora, quando há sentimento de inveja, orgulho e competição nada flui, há barreiras, há uma vida pequena.

Os grandes honram, os medíocres murmuram e invejam!

João Batista nos dá o exemplo de uma vida com bondade e humildade! Esse é o princípio de honra que deve ser manifestado em nossa vida! Celebre as conquistas dos outros, vibre, manifeste o caráter de Deus. Seja um cristão de verdade e respeito baseado nos princípios. É assim que adoramos nosso Pai, andando em integridade e caráter! Respeite, considere, ame! Fomos chamados para nos importar com pessoas.

Adore o Pai com honra, é isso que Ele espera de nós!

A maior recompensa na submissão, e em uma vida de honra a Deus, não está no que ganhamos, mas em quem nos tornamos. O que você tem se tornado?

É preciso desenvolver o princípio de honra dentro de nós, e como o fazemos?

Vivendo em honra, na prática, no dia a dia! Quando vivemos nas intenções e motivações do nosso coração é Deus quem cuida da nossa vida. Quando você se alegra com seu irmão Deus se alegra com você! Uma igreja livre de inveja, orgulho e competição, celebrando e colaborando uns com os outros.

Mas a quem devemos honrar?

1) Honrar a Deus

Honrar a Deus é dar o primeiro lugar a Ele, é entregar a vida à orientação Dele. Mas podemos fazer mais do que isso. Jesus disse: “Onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração” (Mateus 15:8). Deus se importa com tudo o que fazemos e por meio de tudo devemos honrá-lo!

2) Honrar a Família

Quando uma família cresce e prospera não é por acaso. Da mesma forma quando famílias falham não é por acaso. Cada um prospera na unção que honra e no princípio que obedece. Estamos assistindo tantas atrocidades nas famílias e tanta desonra plantada e colhida que concluímos ser urgente o resgate desse princípio dentro dos lares. Como tudo nas escrituras e na vida Cristã, A honra deve ser expressa e exercitada pois cria um ambiente saudável e aconchegante onde a família cresce.

1.     1ª Pedro 3:7 – Honra do Marido a esposa.

2.     1ª Pedro 3:1 – Honra da mulher a o marido

3.     Êxodo 20:12 – Honra dos filhos na direção dos pais

3) Honrar às autoridades – Hebreus 13:17; Romanos 13:1

Toda autoridade é constituída por Deus e por isso devemos honrá-las.

4) Como podemos restaurar a honra nas nossas vidas?

a) Decidindo honrar e valorizar mais à Deus e as outras pessoas. Ênfase na palavra decidir porque honra não é um sentimento, é uma decisão. Deus não ordena sentimentos, mas nos ordena a pensarmos e agirmos de certa forma -“tratai todos com honra” (1ª Pedro 2:17), especialmente aqueles que estão em nosso caminho de forma direta.

b) Agir de acordo com essa decisão. Ênfase na palavra agir porque honra envolve fazer, mostrar e expressar de forma alegre e abençoadora, como assim deve ser cada princípio por nós exercitado.

CONCLUSÃO: Não importa o quanto sabemos sobre esse princípio, mas o quanto o usamos. Quanto mais estudamos e descobrimos sobre esse princípio mais profundo ele se torna e mais compromisso temos com ele. Vamos lutar para que a honra seja devolvida no coração das pessoas, no seio das famílias, na Igreja de Cristo e na nossa nação e assim mais e mais colheremos dos seus frutos.

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor