Carregando agora

A LÍNGUA …

A LÍNGUA …

Recentemente escrevi uma mensagem sobre “Porque nossas armas não são carnais”, mas alguns dias depois de concluir o texto comecei a meditar em outra arma tão poderosa e ao mesmo tempo tão destrutiva como a língua.

A Bíblia nos adverte constantemente sobre o perigo que é a língua humana. Vejamos alguns trechos da Palavra de Deus:

Provérbios 18:21

– A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

Provérbios 21:23

– O que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma.

Jeremias 9:8

– Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior arma-lhe ciladas.

Romanos 3:13

– A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;

Tiago 1:26

– Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã.

Tiago 3:2-10

– Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo.

Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.

Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus: de uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

1 Pedro 3:10

– Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;

A língua não age sozinha, nem fala por si mesma, claro que o responsável por tudo o que ela pronuncia é o seu dono. A Palavra de Deus diz que a boca fala do que está cheio o coração:

Lucas 6:45

– O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

A língua representa a palavra, aquilo que sai do coração do homem e demonstra o que realmente está dentro de cada um:

Mateus 15:11

– o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.

Mateus 15:18

– Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem.

A língua é responsável por produzir palavras e são essas palavras que podem produzir vida ou morte, benção ou maldição, separação ou reconciliação. Todas as guerras se iniciaram com palavras, não foram diretamente às armas de destruição, começaram nos gabinetes com homens se ofendendo com palavras.

Por isso a Bíblia diz que a língua, sendo tão pequena, se gloria de grandes coisas. Compara a língua a uma pequena fagulha que provoca um incêndio numa grande floresta. Uma simples palavra pode provocar grandes estragos.

Por que os presidentes de nações usam interpretes em suas viagens a países estrangeiros? Para se resguardarem. Uma palavra dita diretamente pode causar um grande incidente diplomático, no entanto uma palavra dita pelo interprete pode ser considerada como um erro de tradução e de interpretação.

Palavras representam o poder de criação, conforme afirma Hebreus 11:3 – Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Tudo que vemos foram criados pela Palavra de Deus.

O homem é o único ser à face da terra que possui a capacidade de falar, portanto a capacidade de criar. Por isso o diabo procura por todos os meios dominar o homem, visto que ele, o diabo, não tem capacidade de criação e sim de destruição. Assim, usando o homem, o diabo pode criar infinitas possibilidades de destruição, pois as palavras afetam profundamente o homem.

Há poder em suas palavras, porque elas carregam tudo o que está guardado em seu coração. Imagine que seu coração é um poço profundo e palavra é o balde que vai buscar o que está dentro desse poço. Se tudo estiver limpo lá dentro sairá uma água cristalina que poderá saciar a sede do maior sedento, mas, se estiver entulhado trará toda sorte de tranqueiras e para nada servirá, fazendo com que o sedento morra de sede.

Assim, suas palavras poderão gerar vida ou morte, benção ou maldição, a escolha é sua… Aprenda a dominá-la e será bem sucedido em sua vida.

1 comentário

comments user
arcolino ferreira de santana neto

Graças a Deus que a palavra de Deus é uma só ex-nihilo ou seja do nada com a sua palavra trouxe a existência do nada todas as coisa que existem tanto invisiveis quanto as visiveis e todas as coisas são sustentadas pela palavra do seu poder.Mais os feiticeiros tanto demônios quanto criaturas humanas brincando de serem” Deus”fazem das palavras um mantro crendo nas repetições para que se tornem realidade sua falas ou pensamento,então os que tiverem aferrecidos em Cristo como alfa e ômega princípio e fim não cederão afirmativa alguma com as setas mântricas dos feticeiros tanto demônios como humanos pois sabem por si mesmos que a palavra de Deus é uma só passará os céus e a terra mais as palavras do Senhor não passarão.

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor