Carregando agora

ANDAR EM AMOR

ANDAR EM AMOR

Jo. 13:34-35 – Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

1º) O que é andar em amor?

  • É o maior de todos os mandamentos.
  • É o modo de viver que faz com que o mundo reconheça que somos seguidores de Cristo
  • Ê o modo de viver que faz com que Deus tenha prazer completo em nós.
  • É um dos fatores principais para o crescimento de uma Igreja.
  • É o modo de viver que faz com que tenhamos sucesso pleno em nossa vida.

Andar em amor é um modo de vida, eu tenho, eu preciso andar em amor. Andar em amor não é uma opção é uma condição. É condição para a nossa salvação.

Ver o quão importante é andar em amor:

Mt. 5:44-45 – Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

I Jo. 4:7-8,11,20-21 – Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.  Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.

2º) O que é andar em amor?

Definição bíblica para o amor:

I Co. 13:1-7 – Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Três tipos de amor:

  1. Eros – Relacionado com a carne. Amor da aparência e dos sentimentos. É muito instável e volúvel
  2. Fileo (amor humano). Relacionado com a alma. Gosta de alguém pelos seus atributos ou favores. Retribui o amor a medida que o recebe
  3. Ágape – Amor do tipo de Deus. Baseado numa decisão. Consiste em valorizar, independente do que o outro faz ou seja. É o tipo de amor que transforma problemas em vitória. É o tipo de amor que Deus usou para derrotar o diabo. Foi o tipo de amor que motivou Jesus a dar a sua vida por nós, a morrer em nosso lugar. Assim todo aquele que o receber passa da condenação para a liberdade, da morte para a vida.

Agora veja uma coisa: Deus nos deu poder e autoridade, Deus também pôs a nossa disposição as suas armas. A Bíblia diz que Deus preparou uma mesa para nós na presença dos nossos inimigos. Nesta mesa há de tudo. Tudo está a nossa disposição, não é verdade? Então por que as coisas não acontecem instantaneamente na nossa vida? Então por que não temos tudo, já, agora? Por que? Porque Deus ainda não pode confiar em nós totalmente

Querem ver um exemplo? As nossas palavras: há poder em cada uma delas, mas nem tudo o que dizemos produz efeito, ou resultado. Por que? Um motorista no trânsito…

Conclusão – Maior poder de Deus na sua vida, diretamente proporcional ao quanto você anda em amor. A sua fé operará mais, quanto mais você andar em amor.

Os seus problemas serão transformados em vitória, quando conseguir retribuir, não na mesma moeda, mas com perdão e com bênçãos.

3º) Amar é:

a-) Não se envolver em contendas, discussões e guerrinhas.

É o motivo para doenças, divórcios, etc… “quando 2 não querem, 2 não fazem”

II Tm. 2:24-26 – e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus.

Tg. 3:16 – Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.

b-) Não manipular, não apontar dedos, não falar vaidade.

Is. 58:9 – Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqüamente;

c-) Encobrir a transgressão dos outros

Pv. 17:9 – O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afastam amigos íntimos.

Ex. de Noé Gn. 9:20-27 – Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo.

d-) Falar bem das outras pessoas.

Ef. 4:29 – Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.

Fp. 4:8 – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

e-) Discernir o corpo de Cristo

É entender que não temos de ser iguais. Cada um tem a sua função no corpo. Mas todos pertencemos ao Corpo de Cristo. Deus é o único Juiz. Quem colocou o homem como juiz do seu irmão?

Mt. 7:1-5 – Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.

I Co. 11:28-29 – Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor.

f-) Perdoar

É uma decisão. Não tem nada haver com sentimentos

Ex.: ferro de engomar (vermelho/rubro)

É esquecer, não se lembrar das coisas passadas.

Mt. 18:21-35 – Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete. Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos; e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu Senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei. O Senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei. Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu Senhor. Então o seu Senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti? E, indignado, o seu Senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão.

g-) Um novo mandamento

3 razões para amar:

1. é um mandamento, traz bênçãos se obedecermos

2. o amor sempre vence

se andarmos em amor, toda gente saberá que somos discípulos de Jesus.

Mc. 12:30-31 – Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.

Jo. 13:34-35 – Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

4º) Perdão e cura divina:

Muitas pessoas estão doentes e a origem não é uma deficiência física ou orgânica, é espiritual.

Quem não perdoa fica nas mãos dos atormentadores. Os demônios fazem o que querem com esta pessoa. Qual é a solução?

Mt. 5:44 – Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;

Mt. 18:33-35 – E, indignado, o seu Senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão.

Mc. 11:25-26 – Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

5º) Quem é o inimigo do homem?

Jo. 10:10 – O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Ef. 6:12 – pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

6º) Ressentimento: O inimigo do amor

7º) Final: Louvar a Deus é a chave para por fim aos ressentimentos, a falta de perdão, etc…

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor