Carregando agora

Fazei tudo quanto ele vos disser

Fazei tudo quanto ele vos disser

Deus tem colocado no meu coração aquilo que julgo ser a chave do sucesso para todos nós. De uma forma expansiva, que é exatamente aquilo que Deus está fazendo não só na minha vida, no meu ministério, mas está fazendo na Igreja que pastoreio como um todo. Não só na minha igreja, a qual sou pastor, mas Deus está a fazer em toda aquela nação. E o título desta mensagem é: “Fazei Tudo Quanto Ele vos Disser”.

Vamos abrir nossas Bíblias em João capítulo 2, versículo 5. Enquanto vocês abrem, eu vou contar aquilo que está aqui. Vocês conhecem a história que é as bodas em Canaã, havia acabado o vinho e Jesus ordenou que eles colocassem água nas talhas e que esta água fosse mandada ao mestre-sala. E quando o mestre-sala provou aquela água não era água e sim vinho de excelente qualidade.

Mas, vamos ver algumas coisas, relacionadas a esta palavra, três itens que eu quero compartilhar com vocês:

– Ser obediente a Deus

– Ser obediente às autoridades

– O resultado da obediência a Deus e às Autoridades = Sucesso

Repita isso comigo: “Fazei tudo quanto Ele vos disser”.

Irmãos, nós vemos aqui uma história que aconteceu no princípio do ministério de Jesus e que envolvia a própria mãe de Jesus – Maria.

Maria já sabia o propósito de Deus, e que Deus estava interessado em abençoar o homem na prosperidade e no sucesso. E quando acabou o vinho, chegaram para Maria e disseram: “olha, acabou o vinho e não tem mais nada”.

A Maria sabia que Jesus estava ali e que Jesus poderia fazer um milagre naquela noite, naquela festa. E a Maria vira-se para os servos e diz: “Olha, fazei tudo o que Ele vos disser”. Isto é um princípio muito grande de obediência – “fazei tudo quanto Ele vos disser”. Por mais estranho que possa parecer, por mais esquisito que possa ser, faça tudo o que Ele mandar vocês fazerem. Aqueles servos resolveram acatar tudo o que Maria dizia. E vamos dizer algumas coisas aqui.

Nós aprendemos algumas coisas acerca disso: primeiro obediência a Deus. A Maria sabia que Jesus era Deus. Seja obediente a Ele por mais estranho que pareça, por mais esquisita que seja a ordem que Ele vá dar. Tudo o que ele mandar vocês fazerem, façam. Não questione, não perguntem: “Como? Por quê? Eu acho”. Não fale nada. Simplesmente obedeça. Como se ela dissesse: “se vocês fizerem isso, eu tenho certeza que o milagre vai acontecer e o vinho, que se acabou vai aparecer aqui”. E eles foram e obedeceram aquilo que era estranho.

Nós aprendemos aqui uma lição que é obedecer a Deus. É o primeiro item da minha lição:

OBEDIÊNCIA A DEUS

Deve ser incondicional, sem reservas, Ele dá a ordem e quer que seja obedecida num curto espaço de tempo.

Deus espera que quando Ele lhe dá uma ordem, você obedeça a esta ordem rapidamente à comparação de um exército. Quando o general dá uma ordem, ele não quer saber se o soldado tem tempo ou não para obedecer àquela ordem. Simplesmente ele dá aquela ordem e quer que ela seja obedecida num curto espaço de tempo.

E o que acontece? Cada vez que o soldado obedece à ordem do General rapidamente, aquele soldado vai crescendo dentro do Exército. Sabe-se que aquele ali, cada vez que se dá uma ordem para ele, ele responde rapidamente, sem resmungar, sem refilar, então ele é uma pessoa de confiança. Se nós precisarmos de pessoa para uma posição mais elevada nós vamos escolher quem? Aquele soldado que refila ou aquele que obedece rápido? Digam para mim? É óbvio, não é?

A mesma coisa acontece no Reino de Deus quando Deus nos dá uma ordem. Ele espera que nós venhamos a obedecer a essa ordem rapidamente sem perguntar: “como vou fazer isso?” Não, Deus quer que simplesmente você obedeça e o resto é com Ele.

A Bíblia diz em Deut. 28:1-2: “Se você for obediente àquilo que Deus te mandar, se você não questionar, se você não colocar reservas, você será exaltado sobre todas as nações.”

Deus é o maior interessado nas suas bênçãos. Deus é o maior interessado em que você prospere. Ele simplesmente quer que o homem seja próspero, que o homem goze de saúde perfeita, que o homem goze da sua salvação e que faça tudo aquilo para que o homem foi feito, que é dar glória a Deus, que é o louvor a glória de Deus.

O homem foi criado para isto, para o louvor da glória de Deus. Então, Deus fez tudo para que este homem esteja bem para que Ele possa cumprir o Seu propósito que é dar glória a Deus. O homem foi criado para isso. Deus faz tudo. A Bíblia diz em João, que Deus sente prazer quando você pede alguma coisa e Ele te concede. Deus concede os desejos do seu coração para que a sua alegria seja completa. Deus tem interesse que você seja uma pessoa alegre, que você seja uma pessoa próspera, que você seja uma pessoa abençoada.

Mas, ele coloca uma condição para você ser abençoado, para você ser próspero, para que você tenha saúde: você precisa obedecer a “Minha voz”. E não faça questionamentos. Não faça perguntas por que isso, por que aquilo, por que aquilo outro? Não faça!

Em Josué 1:8 diz “Não se aparte da tua boca o Livro desta lei, antes medita nele dia e noite”. Deus tem tanto interesse que Ele nos deu uma ordem: “olha, não se aparte da tua boca a Minha Palavra”. Sabe o que é que vai acontecer se você fizer isso? O teu caminho vai ser próspero. Deus é o maior interessado nisto.

Então irmãos nós tiramos uma lição, vamos fazer tudo àquilo que Deus nos mandar. Não questione nada. Por mais estranho que pareça, por mais que fuja de todos os seus hábitos. Não interessa. Deus está interessado em te dar uma grande bênção.

Aquelas pessoas foram obedientes à voz de Jesus. Encheram a talha com água e o que aconteceu? O milagre aconteceu. Todo mundo oferece o “melhorzinho” e depois o pior. Ali aconteceu o contrário, tudo aconteceu, beberam o pior vinho e no final havia o melhor. O que é que isso nos diz? Quando você obedece à voz de Deus o melhor está reservado para você no final.

Qual é a segunda coisa que nós aprendemos aqui?

Aliás, antes disso há uma passagem na Bíblia em I Samuel, em que Samuel disse a Saul assim: “obedecer é melhor do que sacrificar”. Saul desobedeceu à voz de Deus e depois para se corrigir queria fazer sacrifícios, queria queimar bois e animais e etc. Samuel chegou a Saul e disse: “Olha, Deus não está interessado em nada disso”. “Como não, se Deus mandou que nós fizéssemos sacrifícios e matar animais, oferecer holocaustos e queimar incenso”. Deus não está interressado em nada disso, Deus está interessado na sua obediência, porque fazer sacrifícios está à vista, todo mundo vê. Mas Deus não olha aquilo que os homens vêem. Deus olha o coração, a obediência parte do coração e não das aparências.

Então nós devemos ser obedientes a Deus. Por quê? Porque ela é uma decisão do nosso coração, nós devemos decidir se queremos ser obedientes ou não. Se quisermos ser obedientes, Deuteronômio 28:1-14 nos dá todos os benefícios da obediência. Do versículo 15 em diante nos dá tudo aquilo que acontece com quem não se interessa em ser obediente.

Ninguém pode dizer: “olha, eu não sabia”. Está na Bíblia, está lá escrito, ninguém pode dizer: “eu não sabia”. É só ler a Palavra de Deus, está lá. Não precisa ser muito douto para entender aquilo que está ali. Se obedecer você será abençoado ao entrar e ao sair, no campo, a amassadeira, casa, carro, tudo que você vai ter, tudo que você puser às mãos será abençoado. O teu Grupo Familiar será abençoado, a tua igreja será abençoada, os teus negócios vão prosperar. Se você obedecer a Minha Voz, seja lá em que área você atuar, se você é um homem de negócios, se você é um empregado, tudo onde puser as mãos vai ser abençoado. Se você não obedecer agüenta as conseqüências, está aí tudo o que acontece. Se você não obedecer à voz de Deus, está aí.

Agora, você está interessado na parte do versículo 15 em diante ou na parte dos versículos 1 ao 14? É o maior prazer de Deus é dar para Seus filhos aquilo que eles desejam. Deus está tão interessado em você que Deus faz tudo para te ver alegre, Deus faz tudo para te ver feliz, mas Ele só pede uma coisa: “Seja obediente à Minha voz, só faça aquilo que Eu mandar fazer”. Faça e você vai ver o resultado, faça e você vai ter o melhor vinho, faça e você vai ter o melhor para a sua vida.

O segundo item é:

OBEDIÊNCIA ÀS AUTORIDADES

Muitas pessoas, eu já ouvi isso muitas vezes na minha vida: “eu não obedeço a homens, só obedeço a Deus”. É um grande hipócrita uma pessoa dessa. Por quê? Porque a Bíblia diz, é outro versículo, mas vocês podem reportá-lo para isso: “Se eu não amo a meu irmão a quem vejo, como posso dizer que eu amo a Deus a quém não vejo”. “Seu eu não sou obediente aos meus pastores a quem eu vejo, como é que posso dizer que sou obediente a Deus se eu nem sei onde é que Deus está, se eu não sei como é o rosto de Deus”.

“Não, mas sou obediente a Deus”. É uma grande mentira, se eu não sou obediente às autoridades instituídas por Deus, não sou obediente a Deus. Lembra do que Maria disse? Fazei tudo quanto Ele vos disser e Deus disse na Sua Palavra que nós devemos ser submissos às autoridades.

“Ai, eu não sei nenhum versículo onde está escrito isso.” ”Não?” Então leia:

Tito 3:1, Romanos 13:1, I Pedro 2:13, Provérbios 8:15-16, Daniel 2:21

Agora abra a Bíblia em Tito 3:1. Então está na Palavra de Deus que nós devemos ser submissos às autoridades? Está sim. E como é que nós sabemos quem são as autoridades? Podemos agora abrir as Bíblias em Efésios 4:11-12. Então, nós devemos fazer tudo quanto Ele nos disser e que nós devemos ser submissos às autoridades, submissos as autoridades a quem Deus instituiu.

Vemos na Palavra de Deus falando acerca de autoridades, em primeiro lugar está o apóstolo, depois o Profeta e assim por diante, vem o Pastor e etc. Então nós devemos ser obedientes a essas autoridades, porque a Bíblia diz que foi Ele mesmo, Deus, que nos concedeu, foi Deus mesmo que elegeu. Foi Deus mesmo que levantou essas pessoas como apóstolos, como Profetas, como Pastores, como mestres e como líderes.

E a Bíblia diz que ninguém toma para si essa honra a não ser àqueles que foram chamados por Deus. É uma responsabilidade muito grande alguém se intitular apóstolo, é uma responsabilidade muito grande alguém se intitular pastor. Ninguém toma para si esta honra a não ser aqueles que foram chamados por Deus.

Por quê? Porque aqueles que foram chamados por Deus recebem o Seu selo de aprovação e essas pessoas têm frutos.

Então, a Bíblia diz que nós devemos ser submissos às autoridades e para que  Deus instituiu essas autoridades? Para que os santos sejam aperfeiçoados. Deus instituiu essas autoridades para que eu e você sejamos aperfeiçoados até que todos nós venhamos a chegar à estatura de varão, a estatura de Cristo. Foi por isso que Deus colocou autoridades. Então, nós devemos obedecer a todos eles, obedecer aos nossos pastores. Muitas vezes virão ordens esquisitas, virão coisas que a gente vai olhar assim: “mas espera aí, que coisa estranha, mas eu vou obedecer. Não estou entendendo nada, mas, se eu obedecer, vai-me trazer sucesso; vou ter frutos, então vou obedecer”.

O pastor está dizendo que eu devo obedecer cegamente? Sim, sim, quer ter sucesso? Quer ser próspero? Quer ser abençoado? Obedeça cegamente. Se estiver completamente de acordo com a Palavra de Deus e não for contrária em nada aos mandamentos de Deus, sim obedeça cegamente.

Se nós ficarmos ali pensando, refilando e tal como é que é isso, como é que é aquilo? Como é que não sei o quê: Nós nunca vamos chegar a lugar nenhum e seremos sempre pessoas frustradas e sem sucesso. Mas, se nós obedecermos e fizermos tudo quanto Deus nos mandar, nós vamos ter sucesso.

E se essa pessoa que mandou fazer isso está errada. Não é problema seu. Deus vai acertar contas com quem mandou, não é problema seu.

Um líder pode pensar assim: Estava num grupo GF e já tinha 30 pessoas, estava na hora de multiplicar, o líder de zona me tira e me coloca num grupo que não tinha ninguém. Glória a Deus. Filipe também estava com frutos pregando e Deus chega para Filipe e diz: “Vai para o deserto. Fique numa esquina esperando”. Passou o tempo e Filipe estava lá. E Filipe podia ter pensado: “mas, eu estava dando frutos lá atrás. Eu estava dando frutos naquela cidade, por que é que Deus me mandou para cá? É inconcebível, o que é que eu vim fazer no deserto? Ficar parado aqui nesse sol escaldante.” Mas, se Deus mandou, algum motivo tem.

Você sabe de uma coisa? A Bíblia diz, que por causa da obediência não é, e depois a história continua, que passou lá um eunuco que lia a Bíblia e que não entendia nada. Filipe pregou o evangelho para aquele homem, aquele homem foi salvo, foi liberto e foi batizado nas águas. E por causa deste homem o país que nós conhecemos hoje por Etiópia foi totalmente evangelizado.

É certo que hoje mudou tudo, mas a Etiópia era um país 100% cristão, onde todos, desde o rei até ao menor serviam a Jesus, por causa deste eunuco. A obediência do Filipe o que acarretou? A salvação de uma nação inteira.

Então, se você obedecer sem questionar, você poderá ser responsável pela salvação de uma nação inteira, na altura, parece estranho, não é? Mas, depois você vai ver os resultados.

Terceiro ponto. O que isso acarreta?

SUCESSO

Se eu for obediente a Deus, se eu for obediente às autoridades que estão colocadas por Deus na nossa Igreja, o que é que vai acarretar? Sucesso.

Se você for obediente a Deus e for obediente às autoridades, você terá sucesso.

Como é que nosso sucesso é medido, a nós como Pastores?

Esse sucesso é medido pelas salvações que nós temos, pelas finanças que a nossa igreja tem, pelas presenças que nós temos, pela quantidade de igrejas que abrimos, pela quantidade de Grupo Familiares que abrimos, este é o nosso sucesso! É isto que conta para nós.

Como é que um homem de negócios sabe que ele vai ter sucesso? Porque os seus negócios vão prosperar. De um momento para o outro que vai ter negócios como nunca. Vai aparecer dinheiro que ele nunca imaginou, vão aparecer contas pagas que ele já julgava que estavam perdidas. Simplesmente pela obediência e assim vai!

Um líder de Grupo Familiar vai dar origem a muitos outros Grupos Familiares e não só origem a Grupos, como também vai dar origem a outros líderes e assim por diante, posso ouvir um amém. Se nós formos obedientes nós vamos ter sucesso.

Por que os servos foram obedientes a Jesus, o que é que aconteceu? As coisas mais esquisitas. Veja bem, acaba o vinho, Jesus chega e diz para pegarem nas talhas. É interessante, porque eu estava lendo e usavam talhas para a purificação dos judeus, ou seja, para lavagem, para limpeza. Imagine-os chegando todos empoeirados e usavam aquelas talhas para se lavarem, aquilo não era para honra, não era para colocar flores bonitas, era para a malta que chegasse se lavar, aquilo era bem sujo. É verdade! Aquilo era para purificação, o que é que você acha que é purificação? É limpeza! E Jesus pega naquilo que não tinha honra nenhuma e diz: “enche isso de água, agora leva ao mestre sala”. Quando chega ao mestre sala e ele vai provar fica indignado, sai correndo buscar o dono da festa, imagine os servos: ”Puxa, estamos todos perdidos, estamos tramados, vamos perder o emprego.”

Mas, o que aconteceu? Quando o mestre sala chega lá e diz: “escuta, todo mundo primeiro oferece o melhor vinho, depois o pior e você fez o contrário?” É maluco, não é? É esquisito!

Mas, acontece que é assim! Se você experimentar o pior e for obediente mesmo assim, o melhor está para chegar. Se vocês experimentarem, muitas vezes, na nossa vida cristã, na nossa carreira cristã, nem tudo é mar de rosas, muito pelo contrário, muitas vezes nós temos lutas e não são poucas, somos lixados, bisnagados e isso dói. Quando a plaina vai e encosta no nó da madeira e o marceneiro tem que alisar tudo aquilo, não pensa duas vezes. “Hummm”, dói, ai, eu sei que é isso, porque também doeu aqui no coração. Dói, mas acontece que depois a madeira está bonitinha, lisinha, já pode ser envernizada e aquilo fica para um enfeite lindo onde todos vão presenciar: “puxa que móvel bonito, que madeira linda”, etc.

O melhor está para vir, no final! Se você for obediente o seu sucesso está guardado. Dói? Dói! Muitas vezes machuca? Machuca, não tenha dúvidas disso, mas o que vem no final é uma grande alegria. Os frutos, tudo aquilo que a gente vê no final, vale a pena, compensa. Vale a pena? Vale! Vale a pena ser obediente a Deus? Vale! Vale a pena ser obediente às autoridades? Vale!

TESTEMUNHO

Eu agora vou dar um testemunho a vocês. Tudo isso que eu estou falando é na prática, eu não estou a falar disto na teoria, eu estou dizendo isto na prática. Tudo o que eu falei a vocês não é para me vangloriar, nada disso. Porque eu sei que isso aconteceria com qualquer Pastor que fosse para aquela terra, não é porque fui eu que isto aconteceu, não.

Aconteceu por causa da obediência. Fosse quem fosse para lá iria dar os frutos que deram, se tivesse o coração para obedecer.

Eu cheguei a Angola há dois meses e meio, vocês conhecem a história, eu não vou relembrar a história do passado, porque não vale à pena e já ninguém se lembra disso.

O pastor me chamou e me disse que eu deveria ir para a Angola, que precisava de mim em Angola e eu estava aqui, muito bem, quietinho, vinha, assistia às reuniões, estava tudo muito gostoso, é como o pássaro quando é pequenininho e está no ninho e não quer saber de voar. A águia para poder voar, ela quer ficar no ninho e a mãezona águia chega lá: “Vai-te”. “Não mamãe, eu não quero”. Vai assim mesmo, e joga de um penhasco de cinco mil metros e ele que se oriente. Vai caindo, caindo, caindo, caindo e quando está prestes a chegar lá em baixo, imaginem, o bebê águia que não sabe voar caindo de cinco mil metros, quando está chegando quase lá em baixo a mãezona vai lá e apanha-o, agarra o bichinho e leva de novo para cima e ele diz: “pronto estou tranqüilo, a mãe apareceu”!

Quando chega de novo lá em cima, o bichinho já tomou fôlego, comeu um pouquinho e vai de novo, mais uma e no final de não sei quantas vezes o bichinho acaba por aprender a voar e a águia é um dos bichos que voa mais alto, é talvez o bicho que voa mais alto, faz seu ninho a cinco metros de altura. O pastor fez isso comigo! Eu estava no ninho, estava tudo muito gostoso, aí ele chegou: “voa”!

– Como é que vou?

– Desenrasque-se, voa.

E eu fui. O vôo foi tão alto que eu aterrei em Luanda, Agora eu ri, mas na altura não. Na altura eu chorei muito, gritei como um passarinho. Quando ele me mandou para lá, me custou, eu não entendi nada, eu estava como muitos: “Mas a minha chamada era para a Europa, a minha chamada era para o continente europeu, era para viver em Portugal, Espanha, Paris, sei lá”. África? O máximo que eu podia ir para a África era uma convenção de fé e vinha-me embora no outro dia, era o que pensava, apesar de ouvir algumas pessoas dizerem que aquilo era bom, mas está bem, eles estavam aqui, não estavam lá. Mas eu fui.

O pastor mandou e eu fui, porque em me dispus a fazer uma coisa irmãos, há muitos anos atrás, obedecer à voz de Deus, custasse o que custasse. Quando Deus me mandou para Portugal eu não pensei duas vezes, eu vim. Eu vim para cá, o pastor me treinou, fiquei um bom tempo com ele, não foi fácil, mas eu consegui vencer pela disposição, pela vontade de servir a Deus. E quando o pastor me mandou para Luanda ele deu-me algumas ordens: “você vai para lá e vai fazer isto, isto e isto”, e eu não sabia muito bem como fazer. Uma coisa é você dirigir uma igreja, outra é você dirigir uma igreja e mais uma nação inteira e eu fiquei muito amedrontado mesmo, com muito medo, mas eu fui assim mesmo.

Quando cheguei a Luanda eu fiquei apavorado, a primeira impressão que eu tive, quem conhece Luanda sabe, a primeira impressão que se tem quando se voa por ali é aterrorizador. Mas depois que eu desci do avião fui embora, fui para os escritórios, comecei a conhecer os irmãos que estavam ali, comecei a conhecer o povo que estava ali, na quarta-feira seguinte já fui à reunião de pastores, comecei a conhecer os pastores, quinta-feira foi a minha primeira impressão de fato.

Cheguei à reunião de líderes, mais ou menos mil pessoas, num terreno sem teto, sem paredes, terra pura batida e os irmãos todos ali sentados com uma disposição incrível, quando o louvor começou a poeira subiu, aquilo é assim, quando começa o louvor a poeira sobe, o fogo desceu e o fogo desceu, é mesmo verdade é mesmo verdade! Todo o medo que eu tinha foi-se embora e eu comecei a trabalhar, comecei a trabalhar com aqueles irmãos, arregacei as mangas. Encontrei um povo, pronto, estavam chateados, estavam ressentidos com algumas coisas, encontrei uma certa desordem na casa, mas o povo estava todo ali, ninguém se perdeu, não se perdeu um. Nenhum. Estavam todos ali firmes, esperando por aquilo que Deus tinha preparado para Angola, estavam todos ali, intercedendo. Para vocês terem uma idéia, todos os dias às sete horas da manhã se reúnem por volta de duzentas pessoas para a intercessão, é o café da manhã, não é para comer é para orar.

Às sete horas da manhã eles continuaram a fazer isso, sem pastor, eles mesmos lá, com os pastores que ali estavam, sem comando, mas às sete horas da manhã estavam todos reunidos para orar, todos os dias. Foi esse povo que encontrei. Um povo que apesar de tudo estava muito animado, sabendo e esperando aquilo que Deus ia fazer. Começamos a trabalhar e uma das coisas que nós logo iniciamos foi fazer evangelização. Assistiram a uma mensagem sobre Evangelização, ministrada na Convenção, e aqueles exemplos, que ele deu chamou os grupos e tal, e aquela cassete foi vista diversas vezes. Foi durante um mês, rodando de mão em mão, grupo em grupo e eles assistindo a cassete para ver como é que fazia. Quando eu cheguei lá, eu cheguei na segunda-feira, no sábado seguinte era o ensaio da evangelização, nunca tinham ido para a rua daquele jeito e foram, mesmo assim a torto e direito, foram, esqueceram o papel para anotar os nomes, esqueceram isto, esqueceram aquilo, mas foram. Eu fui no primeiro dia às sete horas da manhã, eles se reuniram às sete horas da manhã para orarem, fazer a meditação da Palavra de Deus, e eu fiquei admirado quando entrei, era um terreno enorme, nas casa de um irmão, umas duzentas ou trezentas pessoas, o louvor ouvia-se de longe, ao virar da esquina, quando eu sai da avenida eu já ouvia o louvor deles, aquilo inundava todo aquele ambiente. O povo louvava, louvava, cheguei ali e pensei: “O que é que eu vou falar para este povo: Não vou falar nada, vou é logo mandar eles embora para a rua”. Só fiz uma oração e mandei-os para a rua. Quando voltaram duas horas depois traziam duas mil e trezentas salvações, calma, ainda não acabou, não, ao todo naquele dia, nós tivemos cinco mil salvações em todas as igrejas. O outro fim de semana que foi o terceiro e o último antes da Convenção, foram mais vinte mil pessoas. Nós ganhamos acima de quarenta e cinco mil pessoas em três dias, em duas horas cada dia. Quarenta e cinco mil pessoas, eles voltavam com o número e eu não acreditava: “Vocês têm certeza que contaram isso certo”? “Sim, pastor”.

As pessoas chamavam, gritavam, quando viam os irmãos a chegar. Eles entravam nas casas, oravam e a pessoas levantavam. O milagre acontecia na hora. As pessoas chegavam à Convenção de fé com um folheto preso no peito, muitos pensavam (porque muitos são simples), que aquilo era um convite que dava direito à entrada e prendiam aquilo no peito e entravam.

“Hoje eu quero um lugar, estou com convite, quero sentar-me”!

“Mas você veio sozinho?”

“Eu vim, só recebi um convite, vocês não quiseram dar-me mais, eu até quis comprar, mas não quiseram vender”.

“Mas você pode trazer a família toda”.

“Ah posso? Então esperem!”

No outro dia estava lá o homem, a mulher e mais dez filhos, lá é assim irmãos, aquilo é o futebol deles é esse, o desporto deles. E tem televisão, mas só um canal, mas pronto mudamos de assunto!

Eu sei que ali tínhamos cerca de quinze mil pessoas na Cidadela, que é um ginásio que nós alugamos, estava completamente lotado. Foi a Convenção de Fé mais bonita que eu já assisti em toda a minha vida. Eles não se prendem com nada irmãos, eles não têm limites, eles fazem tudo àquilo que está ao alcance deles e não se conformam e ainda fazem mais.

Tivemos muitas salvações, tivemos quarenta e cinco mil salvações na campanha e mais um outro tanto na Convenção de fé e agora o que é que está acontecendo? Aquilo que eu sabia, estou colocando pouco a pouco, faltava muita coisa. Os pastores estão muitos animados, as igrejas estão a crescer cada vez mais, só para vocês terem uma idéia, só na igreja onde sou pastor nos ganhamos mil pessoas por mês, nos cultos e nos Grupos Familiares são mil pessoas mensais. Ao todo nós devemos estar lá com umas duzentas mil pessoas, mais ou menos, umas duas mil salvações mensais, por aí e nós agora vamos aumentar.

Os pastores estão animados, o povo está animado, agora estamos empenhados na construção de um templo gigantesco, era para duas mil e quinhentas pessoas, mas vamos aumentar e vamos ampliar para dez mil, até à Convenção nós devemos estar com um bom número disse, aliás, já estão todos convidados para a Convenção de Novembro, amém? Para a inauguração do nosso templo. O povo está todo animado. O pastor esteve lá e colocou mais alvos para nós, porque os anteriores já tínhamos atingido.

“Telecomunicações, vocês têm que ter telecomunicações!” Porque não havia. Para ligar para Portugal, pede-se à telefonista e é quando se consegue, e é uma chatice muito grande. Para se enviar um fax pede-se à telefonista, fica esperando, quando ela der o sinal é que você pode passar o fax e muitas vezes o fax não chegava.

Hoje nós temos linhas diretas, em todas as nossas linhas do escritório são cinco ou seis que nos já temos, já tenho telemóvel: “Ah, telemóvel aqui em Portugal é tão barato”, aqui é mais lá é tão caro que vocês nem fazem idéia e para conseguir uma linha telefônica é com muita intercessão e nós já temos!”

Um outro item que era impossível e nós já temos é a internet. A internet era algo que começou no mês de Agosto em Angola, mas estava completamente fechado, era algo que não se falava, era tabu, não se falava naquilo e o pastor disse-me: “olhe, vocês têm que conseguir a internet”. Eu fui informar-me e disseram: “Olha, agora não dá, não dá, não dá” e o pastor disse-me:”Comecem a intercessão, nós precisamos da internet, comecem a intercessão”.

Dei instruções, colocamos um grupo só para interceder pela internet, menos de trinta dias depois nós já tínhamos a internet ligada no escritório, amém?

Eu quero dizer a vocês o que a internet significa para nós.

O povo de Portugal, talvez não consiga avaliar o que é a internet para a Igreja. Mas, para nós a internet é um elo de ligação que nos aproximou de Portugal, é como se Angola estivesse ali na esquina, não são mais oito horas de vôo de distância. Agora posso falar com o pastor constantemente, ele fala comigo ao preço de uma chamada local, como vocês sabem aquilo se tornou tão barato, mando comunicação para ele e ele me responde, instruí-me, tenho uma dúvida: “pastor, não sei fazer, como é que faço?” Ele ensina-me eu vou, faço e dá certo!

“Olhe; o meu mapa orçamental é este, tome, verifique para ver se está tudo certo, para ver se eu estou a errar em alguma coisa, diga-me o que é que devo fazer, devolva-me as instruções, eu faço e dá certo”. A internet para nós veio trazer uma nova unção, um reavivamento para a igreja que vocês não fazem idéia. Antes de sair de lá eu fui imprimir as três últimas mensagens. Entreguei a cada pastor, eles não tinham palavras, muitos deles soluçavam e não conseguiam falar nada para mim: “pastor” “diga irmão” “não consigo, estou muito emocionado, isto é uma granada, isto é uma bomba, ninguém segura mais a nossa igreja, pastor”!

Eu ontem liguei para lá: “então, como é que estão”? “Ah, nem faz idéia pastor, isto aqui está uma reviravolta, uma alegria na reunião de pastores que nem faz idéia”! Eu digo-lhes as pessoas não dormem! Eu sei porque eu tenho um pastor hospedado em minha casa estes dias e o homem vai dormir à uma e meia da manhã, dorme uma hora e acorda, o dia clareia e ele está a ler as mensagens. Não para mais, comendo, comendo, tal é a fome que eles têm.

Então a internet para nós significa estar mesmo ao lado do pastor vinte e quatro horas por dia. A unção que está aqui chega para nós lá no dia seguinte. O pastor prega aqui no domingo e eu na segunda-feira de manhã já corro para o computador e já vou ler o que ele pregou, já vou alimentar-me. Faço o pdc e já vou alimentar com a palavra nova e fresca.

Então isso é o que representa a internet para nós. Dêem valor à internet irmão, interceda por ela e não só façam isso como contribuam, porque é uma verdadeira bênção. Isso está abalando a nossa igreja em Angola e não só lá, do Brasil eu tenho notícias, porque agora posso me comunicar com o Brasil a toda hora, é uma verdadeira bênção! Aquilo está a explodir também e assim por diante em todas as nossas igrejas.

E para terminar eu quero falar do grau de dedicação daqueles irmãos. Eles são obedientes ao extremo, não medem esforços, ali nós temos pilotos de helicópteros, temos empresários, temos pessoas de altos cargos no governo, embaixadores, pessoas que eram do exército, da polícia, tinham altos cargos, nós temos colaboradores ali que têm altos postos governamentais, vocês nem fazem idéia das posições que essas pessoas ocupam e todos ele, se você disser: ”olha, você tem que abandonar o seu emprego para vir servir a Jesus vinte e quatro horas por dia”, eles não pensam duas vezes, chegam lá pedem sua exoneração e já vêm correndo para a igreja no outro dia, nem querem saber se vêm ganhar ou não. Nós temos inúmeros casos de pastores assim.

E dando frutos e crescendo e crescendo. Eles amam mesmo a Jesus.

“Angola é muito fácil porque é pobre”! Se vocês tivessem o dinheiro que existe em Angola, nem fazem idéia a riqueza que tem em Angola. Só agora encontraram o maior poço de petróleo do hemisfério sul, é uma loucura a riqueza que tem naquele país. É dinheiro que não acaba mais.

E daí irmãos: Aqueles irmãos não se deixam enganar por falsos profetas, por falsos pastores, tentaram, mas não conseguiram, saíram corridos. Porque eles amam a Jesus em primeiro lugar. E não venham para cá com conversas que nós não aceitamos. “Está na Bíblia? Faz parte da visão da nossa igreja? Então não vamos fazer. Não está? Nós não queremos você aqui”. Aquele povo irmãos, eles são simples, mas não se deixam enganar, não se deixam ludibriar, não pense que chegar lá e vai enganar um angolano, porque é capaz de sair de lá só com a roupa do corpo.

Transcrição da mensagem dada em Alvalade – Lisboa, testemunhando do que Deus estava fazendo na Igreja em Angola

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor