Carregando agora

A VONTADE SOBERANA DE DEUS

A VONTADE SOBERANA DE DEUS

Quando sofremos diversos problemas, situações difíceis e demoradas, que provocam dores, angústias, preocupações, que tentam colocar em cheque a nossa fé, queremos confrontar a Deus, indagá-lo, interrogá-lo, até mesmo discutir com Ele. Esquecemo-nos da VONTADE SOBERANA DE DEUS, Ele é soberano em Suas decisões e a ninguém deve satisfações, não adianta interrogá-lo, inquiri-lo, colocá-lo contra a parede. Diversos exemplos na Bíblia comprovam isso: Romanos 12:2b, Romanos 9:11-21, João 9:1-3, Salmos 105:17-19, Jó 1:8-12, Jó 2:1-6

Em contrapartida vemos a vontade permissiva de Deus e com essa precisamos nos preocupar. Porque quando incomodamos muito a Deus, Ele pode conceder o que pedimos, mas faz definhar (enfraquecer) nossa alma (Salmos 106:15). Consequências virão e poderão ser desastrosas para nós.

Entender os acontecimentos anteriores é entender um pouco sobre o caminho que a Vontade Soberana de Deus percorre até ser cumprida na vida dos Seus escolhidos. Como diz a escritura: “Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece”.

Tudo tem um propósito debaixo do céu, e para tudo há um tempo determinado. Assim diz Eclesiastes 3:1 – Nós estamos vivendo o tempo do Senhor! Entendamos isso de uma vez por todas.

Entre Esaú e Jacó, gêmeos, escolheu Jacó – por que? Porque Ele assim o definiu, porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por Aquele que chama)

José, filho amado por seu pai Jacó, odiado por seus meio irmãos, aos 17 anos de idade, cumprindo uma ordem de seu pai foi ver seus irmãos no campo. Seus irmãos resolveram descarregar o ódio que tinham contra ele e o colocaram numa cova, depois resolveram vendê-lo como escravo, e assim foi parar a casa de um maioral egípcio, onde posteriormente foi acusado de assédio pela mulher desse egípcio, foi parar na prisão, e lá, aos 30 anos de idade, o plano de Deus se cumpre. O que José fez de errado? Nada, apenas estava no Plano de Deus, que era livrar os povos de então da destruição total provocada pela fome que assolou o mundo naquela época.

Moisés nasceu, foi livre da morte ao nascer, vai parar ao palácio, criado como rico, como rei, posteriormente aos 40 anos de idade mata um egípcio por ver injustiça, teve que fugir, vai para o deserto, depois de perambular chega a uma localidade,  ali salva umas moças de malfeitores, lá se casa e fica até os 80 anos de idade, de orador eloquente desaprende a falar, então é chamado por Deus para libertar o povo de Israel que estavam escravos.

Deus levantou Faraó para destruí-lo por ter escravizado Israel. Em outro momento da história de Israel, Deus levantou Ciro (Rei Persa) para permitir que o povo de Israel voltasse do cativeiro. A um Ele exalta a outro Ele abate conforme o Seu querer (Salmos 75:7)

Outro exemplo da vontade soberana de Deus é o de Ester, “e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” Lhe disse o seu tio Mardoqueu chamando a sua atenção para o possível propósito dela ter chegado a posição de rainha, que seria o de livrar o seu povo, os judeus, da morte.

Jó, homem integro, reto de coração, temente a Deus, cumpria seus votos, protegia sua família, sua postura foi elogiada por Deus. Certo dia o diabo se apresenta diante de Deus e para encurtar a história, foi permitido ao diabo cirandar com Jó. Em poucos instantes tudo foi destruído, inclusive todos os seus filhos foram mortos, sobrando a esposa que acabou se portando como uma louca diante de tanta tragédia. Com tudo isso Jó não pecou. O encontro inusitado entre Deus e o diabo acontece novamente e o diabo foi autorizado a tocar no corpo de Jó, mas sem lhe tirar a vida. Num instante Jó estava apodrecido, tirando as feridas com um caco de telha, todos se afastaram. Não sabemos quanto tempo durou aquele sofrimento. Seus amigos vieram lhe consolar, mas acabaram trazendo ainda mais perturbação e culpa. Jó perguntou 16 vezes “Por que?”, levantou 34 queixas contra Deus, Ele não respondeu sequer um dos questionamentos de Jó, mas faz-lhe 70 perguntas. Por fim Jó declara: antes eu te conhecia de ouvir falar, mais hoje os meus olhos te veem” (Jó 42.5). Ao fim, Deus restaurou a sorte de Jó, quando este orou pelos seus amigos, e devolveu-lhe o dobro de tudo quanto possuía (Jó 42.10). Os bens de Jó foram restaurados em dobro; Deus curou sua enfermidade; seu casamento foi refeito; teve mais dez filhos; e seus amigos foram perdoados por Deus. Tudo quanto Satanás intentou contra ele não prosperou. Jó saiu daquela arena de provas mais perto de Deus e mais fortalecido na fé.

Tudo tem um propósito e o principal é cumprir a VONTADE SOBERANA DE DEUS.

Numa ocasião Jesus estava com os seus discípulos e avistaram um jovem cego de nascença (João 9:1-3). Os discípulos perguntaram a Jesus quem tinha pecado, ele ou seus pais, por ter nascido cego. A resposta de Jesus foi impressionante: “Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele”. Ou seja, VONTADE SOBERANA DE DEUS.

As vezes estamos como o salmista: Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Salmos 42:6-7 (Um abismo chama – Jó 1.14-19; 10.17; Jeremias 4.20; Ezequiel 7.26). Ao fragor das catadupas – A catadupa é um grande tubo formado de nuvens por meio de corrente elétrica. A base mais alta e a ponta que desce perpendicularmente formam as nuvens. Gera um tipo especial de movimento circular na ponta. É oco por dentro e atrai grande quantidade de água que, frequentemente, faz jorrar para baixo sobre a terra grande volume de água. As catadupas são frequentes na costa da Síria. Sem dúvida, o salmista presenciou muitas vezes catadupas e o barulho que faziam. (Todas as tuas ondas – 69.14,15; 88.7,15-17; Lamentações 3.53-55; Jonas 2.3)

Quando estamos no meio de situações difíceis queremos ouvir a voz de Deus, receber instruções, ter um norte, uma direção, mas dentro de Sua soberania Ele escolhe a maneira de se manifestar. Pode até ser através do vento forte, do terremoto, do tremor, da tempestade como já aconteceu em outras ocasiões, mas, com Elias, Ele escolheu uma brisa suave, uma voz quase que imperceptível, um “suave silêncio”. É preciso estar atento à voz de Deus, um pensamento, um versículo, uma mensagem de um amigo. Deus fala conosco, nós que não ouvimos a Sua voz. I Reis 19:11-13. Ela pode dar sinais como uma nuvem do tamanho da mão de um homem: pode ser que seja um sonho, uma visão, ou uma promessa, mas este é o sinal de Deus que vai chover. Os que esperam no Senhor subirão com asas como águia. (Paciência e Fé). Demoras divinas testam à coragem e paciência das pessoas.

É preciso ter confiança plena no SENHOR de todo o coração, não buscar apoio no próprio entendimento, no intelecto, na lógica. Devemos reconhecê-Lo em todos os caminhos, sem excessão; porque só Ele pode endireitar nossas veredas, conforme esta descrito em Provérbios 3:5-6. (Veredas = caminho, trajetória, trilha, rua; figuradamente é o nosso modo de viver). Entao ao confiarmos no Senhor, Ele mudará nosso modo de viver, ou seja, provocará arrependimento em nós.

Muitas vezes os propósitos de Deus não são do jeito que esperamos. Nos permite chorar e até ter que enfrentar pelejas. Precisamos entender que Deus prova os seus vasos preciosos até vencerem. As vezes chegamos a pensar que Ele não nos ama, que nos abandonou. Saibamos que Ele nos ama e tem propósitos para nós nesta terra! TUDO ESTÁ NO CONTROLE DE DEUS! Deus permite o choro, mas depois consola; a dor e depois cura; as provas, mas a recompensa chega ao final; a queda, mas depois levanta; a seca e depois manda a chuva como bênçãos; a luta e depois entrega as vitórias em nossas mãos. Nossa vida, família, futuro, finanças, história, tudo está no controle de Deus! Nos guarda na palma de Suas mãos e cada promessa se CUMPRIRÁ! Não esquece de nós. Quando Ele opera ninguém pode impedir. Precisamos tomar posse de suas promessas, perseverar em meio às lutas e assim veremos a gloria de Deus em nossa vida, porque grande será a vitória, porque o Senhor é quem determina a VITÓRIA! Afinal a vitória é Dele.

Ao invés de reclamarmos, irmos a Deus com queixas, com tantos “por que?” precisamos clamar a Deus, assim seremos bem instruídos em cada caso e em todas estas coisas o nosso intérprete da mente de Deus é o bendito Espírito.

  • “Ensina-me o que queres que eu faça”
  • “Mostra-me o motivo pelo qual contendes comigo”
  • “Dize-me qual é a Tua intenção nesta rica providência de misericórdia”
  • “Revela-me o Teu propósito naquela outra dispensação mista de juízo e graça”.

Se Deus permitiu que viesse sobre nós os abismos, as lutas, provações, dificuldades, dores, fazendo com que tudo a nossa volta esteja em ruínas, tenhamos a certeza de que a VONTADE SOBERANA DE DEUS está em ação, afinal até os nossos fios de cabelo estão contados (Mateus 10:30)

O sofrimento vem ao homem de Deus para lhe trazer sensibilidade ao Espírito Santo. Esta sensibilidade faz com que possa ministrar ao coração de Deus segundo a necessidade de Deus. E também faz com que ministre à Igreja, segundo a necessidade da Igreja. O sofrimento é necessário, pois lapida o homem tirando toda impureza que está à vista ou mesmo escondida, ou que está incrustada em lugar de difícil acesso. As mesmas tribulações que sufocam e matam os ímpios, são as mesmas tribulações que nos aproximam de Deus e nos fazem ficar muito melhores. É preciso ver nas provas o plano de Deus! Pare de reclamar diante das provas, louve a Deus e tire proveito delas.

Deus é um maestro a frente de sua orquestra. No momento certo e devido cada instrumento toca; nem antes, nem depois. Cada um tem sua hora, e cada músico deve esperar o comando do maestro. Assim somos nós e como Jesus Cristo seremos renovo numa terra seca – (Isaías 53:2 – Ele foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca.)

      • Você está pronto?
      • Para quê?
      • Para crer em Deus!
      • Pronto para descobrir o que Deus tem reservado para você!
      • Pronto para entrar hoje mesmo nos planos que Deus tem para sua vida!

 

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor