Carregando agora

A LIDERANÇA AVESTRUZ

A LIDERANÇA AVESTRUZ

Assim tem sido a igreja moderna, ao sinal de perigo a liderança da igreja se esconde, deixando todo o corpo a mercê dos inimigos.

Precisamos entender que a liderança da igreja tem uma voz profética e que deve falar diretamente da parte de Deus mostrando o que está errado para que haja correção.

Hoje em dia muitos se manifestam contrariamente aos profetas verdadeiros quando estes trazem correção à igreja, mostrando e descortinando o que está errado, dando nomes e mostrando aqueles que têm servido de escândalo a causa de Cristo. Declaram que os erros e os errados não devem ser expostos porque isso não traz benefícios ao evangelho e que devemos nos preocupar somente com aqueles que estão no mundo, com os perdidos, e que a correção pertence somente a Deus. Ele que cuide de sua seara e de seu povo.

Ai há um grande erro, porque pregar o Evangelho significa dar os avisos de Jesus Cristo a três tipos de pessoas: (Mateus 24 e 25):

– aos não salvos: para que se arrependam e creiam no evangelho, vindo assim o perdão dos pecados e a salvação

– aos salvos: porque uma vez salvo não está salvo para sempre. Só será salvo aquele que perseverar até o final

– aos servos: para que sirvam com dedicação sabendo que o senhor virá a qualquer momento, querendo a prestação de contas.

Assim sendo é hipócrita dizer que o evangelho é apenas para os não salvos. Devemos, sim, anunciar a tempo e  a fora de tempo que Jesus virá buscar o seu povo, os seus escolhidos, e quando isso acontecer nos apresentaremos diante Dele para prestação de contas.

Jesus nos comissionou a cuidar da Sua seara, para isso Ele mesmo estabeleceu os Apóstolos, profetas, pastores, mestres e evangelistas querendo o aperfeiçoamento dos santos. (Ef. 4:11)

Muitos dizem acerca do que está errado: “- pelo menos ele está pregando o evangelho, e você que critica o que está fazendo?”

Eu respondo: – “pregando o evangelho também, trazendo a voz profética para que aquilo que está errado seja corrigido e Jesus possa vir buscar uma igreja santa, irrepreensível, sem mancha.”

O errado muitas vezes não aceita a correção e por isso precisa ser denunciado, a ver se porventura haja arrependimento.

Vejamos o que diz Mateus 18:15-17

“Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.

Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.

E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.”

O avestruz é uma ave interessante, tem um grande corpo e uma cabeça bem pequena. Na mitologia popular se diz que quando corre algum perigo, para se defender, esconde a cabeça na terra deixando seu corpanzil de fora sentindo segurança.

Avestruz[1] – Avestruzes são considerados a maior espécie viva das aves e seu nome científico vem do grego para “camelo pardo”. Pesam de 90 a 130 kg, embora alguns avestruzes machos tenham sido registrados com pesos de até 155 kg. Na maturidade sexual (entre 2 e 4 anos de idade), avestruzes machos podem possuir de 1,8 m a 2,7 m de altura, enquanto as fêmeas alcançam de 1,7 m a 2 m. Na mitologia popular, o avestruz é famoso por esconder sua cabeça na areia ao primeiro sinal de perigo. O escritor romano Plínio o Velho é notado por suas descrições do avestruz em sua Naturalis Historia, onde ele descreve o suposto hábito dos avestruzes de esconder a cabeça em arbustos. O mito pode ter surgido do fato de que, de uma certa distância, quando avestruzes se alimentam eles parecem estar enterrando sua cabeça na areia pois eles deliberadamente engolem areia/pedras para ajudar a esmagar sua comida. Quando deitados ou se escondendo de predadores, eles são conhecidos por deitar sua cabeça e pescoço rente ao chão. Quando ameaçados, avestruzes fogem, mas podem também ferir seriamente seus inimigos através de coices por meio de suas poderosas pernas.

A liderança avestruz tem o hábito de ensinar aos seus liderados os seus métodos, assim quando os problemas aparecem os liderados também escondem a cabeça e deixam o corpo de fora a mercê do perigo. Por isso essa reação de aversão a correção, sobretudo quando essa liderança está à frente dos holofotes e tem muitos seguidores. Notem que os seguidores são deles e não de Jesus Cristo, são imitadores deles e não de Jesus Cristo.

Essa liderança avestruz gosta de se exibir, onde houver uma lente ou um holofote lá está ela fazendo pose. Gosta de se apresentar como sendo a solução para os desnorteados, até mesmo para os “feridos em nome de Deus” (pessoas que foram magoadas por outros lideres excêntricos). Nos sites das suas igrejas só eles aparecem em destaque: os seus atos, os seus livros, os seus vídeos, as suas mensagens. Essa liderança é extremamente oportunista e egoísta.

Além de oportunista e egoísta essa liderança é amaldiçoadora, manipuladora, egocêntrica. Jamais assume seus erros, mesmo quando perde grande parte dos seus liderados, colocando sempre a culpa dos seus  problemas nos outros. Nunca examina a si mesmo, como ordena o Apóstolo Paulo aos Coríntios. Existe uma máxima que diz: “Quando tudo vai mal à  sua volta é hora de examinar a si mesmo, porque em 90% dos casos a culpa não é das outras pessoas, mas sua mesmo.” Nem sabendo disso essa liderança assume os seus erros, prefere encobrir o seu pecado e como Saul ou Arão coloca a culpa no povo.

O Pastor Ubirajara Crespo fez a seguinte declaração no facebook: “No Gênesis está escrito que cada um deve se reproduzir segundo a sua espécie. Por qual motivo os grupos apostólicos podem ter vários pastores, mas somente um apóstolo?”

E eu acrescento: por que numa igreja onde existem vários pastores só um casal aparece tanto, recebem tanto destaque? E os outros que executam o ministério junto com esse casal são menos importantes?

Pode ser que o casal de líderes tenha tido a visão inicial, no entanto, somente com o acréscimo de outros lideres é que esta visão pode ir em frente e crescer se tornando uma realidade.

Quando vejo líderes eclesiásticos ostentando riquezas e esbanjando dinheiro de dízimos e ofertas em suas megalomanias pessoais e ao mesmo tempo vejo pastores desse rebanho com a dentição incompleta, sem ter um lugar digno para morar, andando a pé quilômetros e mais quilômetros para cumprir sua chamada. Vendo seus filhos usando trapos e restos dos outros. Não tendo recursos para consultas e exames médicos. Muitas vezes sendo tratados como a escória desse mundo, porque não são dignos de se aproximarem do líder supremo, sendo jogados de um lado para outro, de uma cidade para outra, até mesmo de uma nação para outra. Quando vejo outros lideres eclesiásticos que não dão salários aos pastores porque, segundo eles, não querem uma turma de desocupados e encostados, isso para amenizar as palavras mais fortes que eles usam. Vejo que alguma coisa está profundamente errada e tristemente vejo o Espírito Santo se afastando da igreja.

Assim como o mito do avestruz essa liderança também é um mito e como todo mito tem tempo determinado, logo passa.

Felizmente para nós, servos de Deus, a liderança constituída por Deus é feita de homens comprometidos com a verdade, com um forte senso de justiça social e eclesiástica, não busca holofotes, não busca os seus próprios interesses, não quer enriquecer ilicitamente, não se apóia sobre os menores para catapultar sua ascensão.

Essa liderança não pode ver os seus semelhantes sofrerem, mas procura maneiras de resolver o problema ou ao menos maneiras para amenizá-los. Segue o exemplo de Paulo que abria igrejas e não era pesado a nenhuma delas. Estava sempre buscando o bem estar dos seus adjuntos, veja o que ele fez com Timóteo, ou com Onésimo entre outros. Paulo é um modelo de liderança a ser seguido e imitado.


[1] Wikipédia

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor