CRISTO E O TESOURO DA GRAÇA, DO CONHECIMENTO E DA SABEDORIA

1a Pedro 4:17 – Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?

Hebreus 6:1 – Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,

Chega de novidades, É HORA DE VOLTAR AOS FUNDAMENTOS DA PALAVRA DE DEUS

O julgamento começa pela casa de Deus

1a Coríntios 3:11 – outro fundamento – Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

Efésios 3:20 – fundamento dos apóstolos – Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

2a Timóteo 2:20 – fundamento de Deus tem este selo – Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

Hebreus 12:14-29 – tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja fornicador ou profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou. Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual, os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais; porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado. E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado e tremendo. Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos, à universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus, a voz do qual moveu, então, a terra, mas, agora, anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu. E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam. Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade; porque o nosso Deus é um fogo consumidor.

Hebreus 2:1-4 – Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas.

Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?

Hebreus 2:1-4 NVT – Portanto, precisamos prestar muita atenção às verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas. Pois a mensagem que foi transmitida por meio de anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu o castigo merecido. O que nos faz pensar que escaparemos se negligenciarmos essa grande salvação, anunciada primeiramente pelo Senhor e depois transmitida a nós por aqueles que o ouviram falar? E Deus confirmou a mensagem por meio de sinais, maravilhas e diversos milagres, e também por dons do Espírito Santo, conforme sua vontade.

 

A que precisamos atentar?

  • Para a obra completa de Jesus na cruz
  • Estamos mortos para o pecado
  • Para tudo quanto temos ouvido acerca da Palavra de Deus
  • Sejamos perfeitos em unidade para que o mundo creia que Jesus foi enviado

 

Romanos 6:1-14 – Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado.

Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

 

Por que não estamos vendo esses sinais, maravilhas e diversos milagres que estão descritos com mais frequencia em nossos dias?

  • Não conhecer a Cristo (Conhecem a sombra: Moisés, Davi, Elias, etc),
  • preferência e insistência de muitos pelo sistema judaizante,
  • excesso de marketing,
  • amor ao dinheIro,
  • desleixo no trato com o pecado,
  • pobreza espiritual,
  • incredulidade,
  • falta de sensibilidade ao Espírito Santo,
  • falta de unidade

 

Marcos 6:5-6 – E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando...

Colossenses 2:2-3 – para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. dono do ouro e prata (calçamentos do céu)

 

JESUS PROMETEU

Lucas 12:32 – Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino.

João 14:11-15 – Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

1) Cura para toda igreja

1ª Pedro 2:24 – Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. (Cumprimento de Isaías 53:4-5)

Efésios 1:3 – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,

2) A grande comissão da Igreja

Marcos 16:15-20 – E disse-lhes:

  • Ide por todo o mundo,
  • pregai o evangelho a toda criatura
  • Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será

E estes sinais seguirão aos que crerem:

  • em meu nome, expulsarão demônios;
  • falarão novas línguas;
  • pegarão nas serpentes;
  • se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum;
  • imporão as mãos sobre os enfermos e os curarã

Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!

Missão de Jesus (eu dei-lhes a glória que a mim me deste )

Cumprimento de Isaías 61:1-2 – Lucas 4:18-19 – O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu e enviou para:

  • evangelizar os pobres,
  • curar os quebrantados do coração,
  • apregoar liberdade aos cativos,
  • dar vista aos cegos,
  • pôr em liberdade os oprimidos,
  • anunciar o ano aceitável do Senhor. (Este é o tempo determinado por Deus)

3) Unidade da Igreja é necessária

João 17:22-23 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.

Unidade é ter este pensamento: Efésios 4:1-6 – Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da Paz, {que consiste em}:

  • Há um corpo e um Espírito,
  • uma esperança da vossa vocação;
  • Um Senhor,
  • Uma fé,
  • Um batismo;
  • Um Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.
  • Todos aqueles que nasceram de novo fazem parte da igreja e seus membros devem demonstrar aos olhos do mundo, de forma visível, essa unidade interna.
  • A desunião dos crentes é uma ameaça à igreja e um escândalo diante do mundo.
  • Essa atitude desonra a Cristo e a própria igreja.

Paulo alertou para o fato de que uma igreja dividida é uma presa fácil no caso de um ataque frontal da sociedade externa. Assim, não basta apenas ficar firme contra os perigos que vêm de fora; é preciso acautelar-se contra o perigo de reduzir ou ficar reduzido a pequenos fragmentos por causa das divisões internas. Para o apóstolo Paulo uma santa e una igreja” não era apenas um artigo de fé. (Filipenses 1:28, Filipenses 2:1-4)

 

A UNIDADE GERA FORÇA

1 – Unidade na igreja local – não significa que todos se tornam iguais, que as diferenças desapareçam, mas significa que cada um abre mão do seu “pensamento próprio” para caminhar junto numa mesma visão, num mesmo propósito com os demais, para o cumprimento de metas estabelecidas pela liderança ou coletivamente.

2 – Unidade do Corpo de Cristo – significa trabalharmos juntos para o bem do Reino de Deus, encurtando distâncias, diluindo diferenças, mas respeitando “visões” bem como suas personalidades eclesiásticas e jurídicas.

É um Elo entre pastores e pastores (servos de Cristo com marcas, características e atributos bem definidos biblicamente), entre as diversas congregações espalhadas pelo País – mas sempre respeitando lideranças, visões, chamadas, hierarquias, nunca se interpondo entre pastor e congregação, entre pastor e a liderança local.

3 – Unidade é o propósito de Deus para o seu povo – Ele é o General de dois exércitos: um Exército Celestial, formado pelos anjos, arcanjos e querubins e serafins; e um Exército Terreno, formado pela Igreja, que é o Corpo de Cristo.

E num exército todos os soldados e pelotões marcham uníssono, como “um só homem”, no mesmo compasso e na mesma direção.

4 – Porque Deus habita no meio da unidade Mateus 18:19-20 – Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

5 – Porque um ajuda ao outro – Cuidem uns dos outros – aconselha Paulo – isto é, protejam-se mutuamente, unam-se, andem juntos, – Atos 20:28 NTLH – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da Igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho.

6 – Porque o ambiente gerado pela unidade estimula e encoraja a todos

1a Coríntios 1:10 – Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.

A exemplo do que aconteceu em Gênesis 11:1-9 (Babel) em que vimos que a unidade fez perfeitamente possível o impossível, ainda que nesse caso negativamente, mas vimos que atraiu a atenção de Deus.

Um ambiente onde todos falam a mesma língua, têm a mesma visão e lutam para conquistar alvos gera credibilidade e confiança para as pessoas que chegam nesse ambiente. Já um ambiente em que as pessoas criticam umas as outras e falam línguas diferentes, criticam seus líderes e uns aos outros, gera desconfiança em quem chega.

Satanás tem todo interesse em afastar as pessoas do corpo, pois ao afastar uma pessoa da unidade, ele prepara o bote para atacá-la com mais facilidade, já que sozinha ela está mais vulnerável

Hebreus 10:24,25 – E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.

 

Quando isto for realidade, veremos o agir de Deus:

  • Pregar o Evangelho
  • Curar os enfermos,
  • Dar vista aos cegos,
  • Fazer paralíticos andar,
  • Ressuscitar mortos,
  • Limpar os leprosos, cancerosos, etc
  • Liberdade aos cativos e prisioneiros de Satanás,
  • Unção de ousadia na Palavra de Deus.

 

Milagres de Jesus

Marcos 1:32-34 – E, tendo chegado a tarde, quando já estava se pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos e os endemoninhados.

E toda a cidade se ajuntou à porta. E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam.

Marcos 3:10-12 – porque tinha curado a muitos, de tal maneira que todos quantos tinham algum mal se arrojavam sobre ele, para lhe tocarem.

E os espíritos imundos, vendo-o, prostravam-se diante dele e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus. E ele os ameaçava muito, para que não o manifestassem.

Marcos 6:55-56 – e, percorrendo toda a terra em redor, começaram a trazer em leitos, onde quer que sabiam que ele estava, os que se achavam enfermos.

E, onde quer que entrava, ou em cidade, ou em aldeias, ou no campo, apresentavam os enfermos nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste, e todos os que lhe tocavam saravam.

Mateus 8:16-17 – E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.

João 20:30-31 – Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

Alguns milagres de Jesus:

  • Libertação de um endemoniado – Marcos 1:23-26
  • Cura de um leproso – Marcos 1:40-42
  • Cura de paralítico descido pelo telhado – Marcos 2:3-12
  • O homem da mão mirrada – Marcos 3:1-5
  • Jesus expulsa uma legião de demônios – Marcos 5:1-15
  • Cura da Mulher com fluxo de sangue – Marcos 5:27-30
  • Filha da mulher cananeia com espírito imundo – Marcos 7:24-30
  • O cego de Jericó – Marcos 10:46-52
  • Cura de 10 leprosos – Lucas 17:11-18

 

Milagres através dos Apóstolos e dos Diáconos

 Oração dos Apóstolos – Atos 4:29-31 – Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus. E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

Milagres através de Pedro Atos 5:12-16 – E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão. Quanto aos outros, ninguém ousava ajuntar-se com eles; mas o povo tinha-os em grande estima. E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais, de sorte que transportavam os enfermos para as ruas e os punham em leitos e em camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais todos eram curados.

Milagres através de Estevão Atos 6:8 – E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

Milagres através de Felipe Atos 8:5-8 – E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade.

Milagres através de Paulo Atos 19:11-12 – E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias, de sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.

  • O encantador que ficou cego por atrapalhar a pregação do Evangelho Atos 13:8-12
  • Cura de um coxo dos pés Atos 14:3-10
  • Libertação de uma jovemAtos 16:16-18

Declaração de Paulo – 1ª Coríntios 2:1-5 NVT – Irmãos, na primeira vez que estive com vocês, não usei palavras eloquentes nem sabedoria humana para lhes apresentar o plano secreto de Deus. Pois decidi que, enquanto estivesse com vocês, me esqueceria de tudo exceto de Jesus Cristo, aquele que foi crucificado. Minha mensagem e minha pregação foram muito simples. Em vez de usar argumentos persuasivos e astutos, me firmei no poder do Espírito. Agi desse modo para que vocês não se apoiassem em sabedoria humana, mas no poder de Deus.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.