Carregando agora

CRISTO NOSSO MAIOR TESOURO

CRISTO NOSSO MAIOR TESOURO

Colossenses 2:2-3 – para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus — Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. ≠ dono do ouro e prata (calçamentos do céu)

 

1º ALERTA – (Diretamente da Antiga Aliança)

Jeremias 2:13

ARC – Porque o meu povo fez duas maldades: a MIM me deixaram, o MANANCIAL DE ÁGUAS VIVAS, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

NVT – Pois meu povo cometeu duas maldades: Abandonaram a MIM, a FONTE DE ÁGUA VIVA, e cavaram para si cisternas rachadas, que não podem reter água.

NTLH – O meu povo cometeu dois pecados: Eles abandonaram a MIM, a FONTE DE ÁGUA FRESCA, e cavaram cisternas, cisternas rachadas que deixam vazar a água da chuva.

 

2º ALERTA – (Também da Antiga Aliança)

2º Crônicas 18

  • 400 profetas profetizando mentiras,
  • 1 profeta, apenas, (que não fazia parte dos 400), falava a verdade e mesmo assim foi castigado pelo falso profeta principal.

Vivemos numa época em que o povo é ávido de informação e não importa qual é a fonte, também esse povo é ávido por novidades e seguem com muita facilidade qualquer tendência que surge e que atrai público. Assim o povo segue atrás de falsos profetas, os quais estão sob um espírito de mentira.

 

3º ALERTA – É HORA DE VOLTARMOS AOS FUNDAMENTOS DA PALAVRA DE DEUS

1a Pedro 4:17 – Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?

Hebreus 6:1 – Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,

1a Coríntios 3:11 – outro fundamento – Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

Efésios 3:20 – fundamento dos apóstolos – Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

 

2a Timóteo 2:20 – fundamento de Deus tem este selo – Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

 

CHEGA DE NOVIDADES, É HORA DE VOLTARMOS AOS FUNDAMENTOS DA PALAVRA DE DEUS

O JULGAMENTO COMEÇA PELA CASA DE DEUS

 

4º ALERTA – Hebreus 2:1-4

ARC – Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas.

Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?

NVT – Portanto, precisamos prestar muita atenção às verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas. Pois a mensagem que foi transmitida por meio de anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu o castigo merecido. O que nos faz pensar que escaparemos se negligenciarmos essa grande salvação, anunciada primeiramente pelo Senhor e depois transmitida a nós por aqueles que o ouviram falar? E Deus confirmou a mensagem por meio de sinais, maravilhas e diversos milagres, e também por dons do Espírito Santo, conforme sua vontade.

 

A que precisamos atentar?

  • Para a obra completa de Jesus na cruz – Romanos 10:8-11
  • Estamos mortos para o pecado – Romanos 6:1-14
  • Para tudo quanto temos ouvido acerca da Palavra de Deus – Hebreus 2:1-4
  • Sejamos perfeitos em unidade para que o mundo creia que Jesus foi enviado – João 17:22-23

 

Romanos 10:8-11 – Mas que diz?

A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

Romanos 6:1-14 – Que diremos, pois?

Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado.

Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

 

POR QUE NÃO ESTAMOS VENDO ESSES SINAIS, MARAVILHAS E DIVERSOS MILAGRES QUE ESTÃO DESCRITOS COM MAIS FREQUÊNCIA EM NOSSOS DIAS?

 

  • Não conhecer a Cristo (Conhecem a sombra: Moisés, Davi, Elias, etc),
  • Preferência e insistência de muitos pelo sistema judaizante,
  • Excesso de marketing,
  • Amor ao dinheiro,
  • Desleixo no trato com o pecado,
  • Pobreza espiritual,
  • Incredulidade,
  • Falta de sensibilidade ao Espírito Santo,
  • Falta de unidade

 

O que significa o termo judaizante?

O termo Judaizante tem sido amplamente discutido no seio da Igreja, pois é um risco iminente. O mesmo sistema operou no passado e interferiu na Igreja Primitiva, provocou discussões, interrupções, a tal ponto de Deus ter levantado o Apóstolo Paulo para iniciar a Igreja dos Gentios.

Paulo, entendeu que a Igreja é o novo Israel de Deus, no seu sentido mais amplo de povo, e jamais passou pela mente do apóstolo trazer para a recém-formada nação espiritual os costumes, leis e práticas da nação natural. Aliás, qualquer estudante das Escrituras entenderá que Paulo sempre teceu comparações entre o Israel natural e o espiritual. Ele sempre usou o natural como sombra do espiritual.

Judeu-cristão que insistia: para alguém ser salvo era necessário também guardar as leis básicas do Judaísmo, principalmente a circuncisão. O termo “judaizante” não aparece no NT, mas a atividade deles é mencionada em vários lugares, como, por exemplo, em Atos 15.

O Judaísmo era o sistema religioso praticado pelos judeus (Gálatas 1:13-14). Seus ensinamentos procedem do AT, de tradições orais antigas e do Talmude. O conjunto de seus ensinamentos e práticas começou a formar-se no período do cativeiro, desenvolvendo-se completamente no Período Intertestamentário.

 

Nossa fonte inesgotável é CRISTO!

Romanos 6:4 – De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

1a Coríntios 1:18-24

Porque a PALAVRA DA CRUZ é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, É O PODER DE DEUS.

Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós PREGAMOS A CRISTO CRUCIFICADO, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos A CRISTO, PODER DE DEUS E SABEDORIA DE DEUS.

 

JESUS PROMETEU

João 14:11-15Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

Lucas 12:32 – Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino.

Efésios 1:3 – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,

 

CURA PARA TODA IGREJA

1ª Pedro 2:24 – Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. (Cumprimento de Isaías 53:4-5)

 

A incredulidade é vencida pelo ensino da Palavra

Marcos 6:5-6 – E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando…

 

A GRANDE COMISSÃO DA IGREJA

Marcos 16:15-20 – E disse-lhes:

  • Ide por todo o mundo,
  • pregai o evangelho a toda criatura
  • Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

E estes sinais seguirão aos que crerem:

  • Em meu nome, expulsarão demônios;
  • Falarão novas línguas;
  • Pegarão nas serpentes;
  • Se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum;
  • Imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!

 

MISSÃO DE JESUS (eu dei-lhes a glória que a mim me deste)

Cumprimento de Isaías 61:1-2 – Lucas 4:18-19 – O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu e enviou para:

  • Evangelizar os pobres,
  • Curar os quebrantados do coração,
  • Apregoar liberdade aos cativos,
  • Dar vista aos cegos,
  • Pôr em liberdade os oprimidos,
  • Anunciar o ano aceitável do Senhor. (Este é o tempo determinado por Deus)

 

UNIDADE DA IGREJA É NECESSÁRIA

João 17:22-23 – E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.

Unidade é ter este pensamento:

Efésios 4:1-6 – Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da Paz, {que consiste em}:

  • Há um corpo e um Espírito,
  • Há uma esperança da vossa vocação;
  • Um Senhor,
  • Uma fé,
  • Um batismo;
  • Um Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.

Todos aqueles que nasceram de novo fazem parte da igreja e seus membros devem demonstrar aos olhos do mundo, de forma visível, essa unidade interna. A desunião dos crentes é uma ameaça à igreja e um escândalo diante do mundo. Essa atitude desonra a Cristo e a própria igreja.

Paulo alertou para o fato de que uma igreja dividida é uma presa fácil no caso de um ataque frontal da sociedade externa. Assim, não basta apenas ficar firme contra os perigos que vêm de fora; é preciso acautelar-se contra o perigo de reduzir ou ficar reduzido a pequenos fragmentos por causa das divisões internas. Para o apóstolo Paulo uma santa e una igreja” não era apenas um artigo de fé. (Filipenses 1:28, Filipenses 2:1-4)

Satanás tem todo interesse em afastar as pessoas do corpo, pois ao afastar uma pessoa da unidade, ele prepara o bote para atacá-la com mais facilidade, já que sozinha ela está mais vulnerável

Hebreus 10:24,25 – E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.

 

Quando isto for realidade, veremos o agir de Deus:

  • Pregar o Evangelho
  • Curar os enfermos,
  • Dar vista aos cegos,
  • Fazer paralíticos andar,
  • Ressuscitar mortos,
  • Limpar os leprosos, cancerosos, etc
  • Liberdade aos cativos e prisioneiros de Satanás,
  • Unção de ousadia na Palavra de Deus.

 

 

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor