Carregando agora

MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO

MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO

O mundo comemora o natal, uma data que afirma celebrar o nascimento de Cristo. Não sabemos o dia e mês exatos, convencionou-se que foi no dia 25 de Dezembro. O fato aconteceu e os Evangelhos relatam esse acontecimento divinal e magnifico que abalou todo o mundo espiritual e abalou a terra. Foram vistos sinais no céu, anjos cantaram. Um dia que mudou a história em Antes de Cristo e Depois de Cristo.

Mas quem é Cristo? Quem está sendo celebrado? O que deve ser celebrado?

João 4:10 – Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom (presente) de Deus, e quem é o que te diz-Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Jesus foi celebrado ontem a noite nas ceias de natal? Hoje está sendo celebrado na vida das pessoas em todo o mundo ocidental? E nós? Eu e você? De fato conhecemos e comemoramos corretamente o “aniversariante”? Conhecemos de fato o dom de Deus?

O que de aconteceu realmente naquele dia que Jesus nasceu em Belém? Exatamente o que Paulo relatou e que deve ser também o nosso sentimento: Aquele que é Deus não teve apego a isso e esvaziou-se de si mesmo assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. O Deus eterno tornou-se homem.

Filipenses 2:5-11 – De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.  Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Hoje iremos tentar compor um retrato desse Jesus, o Cristo, 100% homem 100% Deus, alguém que em tudo foi tentado – mas sem pecado. Podendo, como Paulo, perceber o mistério de Deus, para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus-Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência (Colossenses 2:2-3).

Diante do quadro aterrador que a humanidade vive, porque Deus não destrói o homem definitivamente?

– Porque Jesus é o nosso reconciliador!

Romanos 5:6-11 – Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

2ª Coríntios 5:17-19 – Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Apocalipse 1:5 – Toda a glória seja Aquele que nos ama e nos libertou de nossos pecados por meio de seu sangue.

Apocalipse 22:14-15 – Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Reconciliação – (voltar a ter o favor de), no NT, da restauração da graça de Deus aos pecadores que se arrependem e colocam sua confiança na morte expiatória de Cristo.

Entender o ministério da reconciliação, é entender que Jesus foi o nosso substituto, sendo o Cordeiro de Deus. Antigamente Deus aceitava a morte de um cordeiro (inocente) nas vezes da pessoa que tinha praticado injustiças. Mas isso era transitório e ineficiente, então Deus enviou um cordeiro substituto e definitivo como nosso justificador. É o sangue de Jesus que nos lava e purifica definitivamente do pecado. Ele nos dá o poder do Seu sangue para nos purificar do pecado e o poder do Seu nome para nos curar e libertar. Ele promove as pazes entre Deus e o homem até o tempo determinado pelo Pai.

Quando analisamos a Maravilhosa Graça manifestada em Jesus Cristo, percebemos o tão grande amor de Deus por uma raça imersa em pecados. A graça veio para todos mas nem todos pertencem ou entendem a graça. O Evangelho não é para todos, pois muitos rejeitam deliberada e conscientemente,  mas para os que crêem, aceitam e recebem é a reconciliação com Deus através de Jesus Cristo.

Estávamos mortos por causa da desobediência e dos muitos pecados, nos quais costumávamos viver, como o resto do mundo, obedecendo ao comandante dos poderes do mundo invisível (diabo). Ele é o espírito que opera no coração dos que se recusam a obedecer. Todos nós vivíamos desse modo, seguindo os desejos ardentes e as inclinações de nossa natureza humana. Éramos, por natureza, merecedores da ira, como os demais. Mas Deus é tão rico em misericórdia e nos amou tanto que, embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, Ele nos deu vida junto a Cristo.

Deus fez de Cristo, Aquele que nunca pecou, a oferta pelo nosso pecado, para que, por meio Dele, fôssemos declarados justos diante de Deus. Jesus, o substituto perfeito, feito pecado, para que fossemos feitos justiça (justos) de Deus. Deus amando pessoas que não merecem ser amadas – pessoas intransigentes, indiferentes, ofensoras, amantes da maldade.

Ele nos reconciliou consigo por meio da morte do Filho no corpo físico e como resultado podemos nos apresentar diante Dele santos, sem culpa e livres de qualquer acusação, santificados em Cristo, chamados santos, a igreja de Deus, aqueles que Ele santificou por meio de Cristo Jesus. Fomos chamados por Deus para ser Seu povo santo, junto com todos que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. (1ª Coríntios 1:2; 2ª Coríntios 5:21; Colossenses 1:22).

Não somos santos por mérito próprio (por causa das nossas obras), mas por causa do que Jesus fez por nós, na cruz. Dizem que santo não significa que não comete faltas, mas sim que foi lavado das suas faltas, porém o santo é alguém que não vive na prática do pecado, não tem prazer no pecado, tem um nojo profundo, aversão completa, porque tem a natureza de Cristo. O santo é considerado sal e luz, consequentemente as obras das trevas não resistem à luz. Percebem porque a Igreja incomoda tanto? E a Palavra de Deus mais ainda? (Efésios 1:3-4; Filipenses 1:1; 4:21-22).

Não por obras, mas pela graça. Tudo o que você quiser receber de Deus, terá que receber pela graça e não por obras, jejuns, orações, votos, sacrifícios. Deus salva, cura e ajuda, não porque merecemos, mas porque Ele ama. (Efésios 2:1-10).

Porque Deus nos reconciliou consigo mesmo, agora estamos em Cristo e somos novas criaturas, vivemos de acordo com suas normas e preceitos, por amor e gratidão vivemos como Ele vive.

 

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor