Carregando agora

ROMPENDO EM FÉ

ROMPENDO EM FÉ

1 – Nós temos VISÃO disponível na Palavra de Deus

Devemos considerar atentamente ao que está escrito e ao que tem sido dito pelos ministros do evangelho. VISÃO, MISSÃO, VALORES (Efésios 2:20-)

Hebreus 2:1–  convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para, em tempo algum, nos desviemos delas.

Romanos 10:8– Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,

Hebreus 11:6– Ora, sem fé é impossível agradar-lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ELE existe, e que é galardoador dos que o buscam.

A BÍBLIA é um livro para todos os momentos da vida, que atende aos interesses do cristão em qualquer ocasião, trazendo conforto aos aflitos, sacudindo os preguiçosos e corrigindo os pecadores, fortalecendo os santos. A Bíblia é a resposta certa, tendo exemplos e afirmações que recordam aos servos de Deus, que no final, há sempre vitória nas guerras. (Zuleika: na força do forte)

2 – A SUA MENTE É O MAIOR TEATRO DE GUERRA QUE EXISTE!

Exemplo de PEDRO: Mateus 16 – v16 Tu és o Cristo; v17 Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas; v23 Para trás de mim Satanás, que me serves de escândalo

Nós estamos em guerra, permanente, e o território que mais interessa ao inimigo dominar é a sua mente, porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (Mateus 15:19-). Ao controlar a mente humana, toda a maldade é descortinada, produzindo: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; a ira, a cólera, a malícia, a maledicência, as palavras torpes da boca, a mentira, ou seja, os feitos do velho homem, no qual também, em outro tempo, andamos, quando vivíamos nele. Mas já nos despojamos de tudo isso! (Colossenses 3:1-9).

Desde cedo ele procura controlar a mente das crianças, que são mais vulneráveis. Infelizmente, ele tem conseguido os seus intentos, com a conivência dos pais cristãos, que entretêm as crianças com um celular desde o berço. CELULAR – postura de prostração

O cristão tem a vantagem de poder controlar seus pensamentos porque tem à sua disposição a vida de Deus, a Palavra e o Espírito Santo.

Colossenses 3:2- Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.

Filipenses 4:8– Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Colossenses 3:16– A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.

A Igreja deve compreender a necessidade vital de meditar regularmente na Palavra de Deus e ter o hábito de decorar (memorizar) versículos bíblicos, tendo o cuidado diário de não viver como vivem as pessoas deste mundo, mas deixando que Deus nos transforme por meio de uma completa mudança da nossa mente. Só assim conheceremos a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele (Romanos 12:2-).

DEUS ordena que as pessoas que nasceram de novo coloquem sua mente nas coisas do Espírito. E o poder da ressurreição capacita a dirigir a mente para as coisas de Deus. Quando a Bíblia diz: pense nas coisas lá de cima – não está dando uma sugestão, mas uma ordem!

Andar em fé, ou andar pela fé não é ausência de tribulação, problemas, situações diversas, em sua maioria difíceis de resolver. Mas é a certeza de que Cristo está conosco! As palavras de Deus também trazem fortalecimentos nesses dias.

Romanos 5:3-4 – E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

1ª Pedro 4:12-13 – Amados, não estranheis a ardente prova (fogo ardente) que vem sobre vós, para vos tentar (provar), como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

Romanos 10:17– De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

2ª Coríntios 4:13– E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri; por isso, falei. Nós cremos também; por isso, também falamos,

2ª Coríntios 4:17– Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

 2ª Coríntios 4:18– não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

2ª Coríntios 5:7– (Porque andamos por fé e não por vista.).

Em qualquer situação seja boa ou ruim (crise), precisamos olhar e atentar sempre para Jesus. Por vezes precisamos ficar quietos no colo do Pai, seguros em Seus braços, descansando em Seu poder. É preciso entender que depois da tempestade ou das dificuldades vem a resposta de Deus, vem o livramento. Aninhar no colo do Pai, não é se trancar no quarto em depressão. É ir para a caverna, como Elias, tendo sido alimentado pelo pão do céu.

As promessas de Deus começam a entrar em ação a partir do momento em que todas as possibilidades humanas se esgotam e entramos no descanso de Deus.

Isaías 30:15– RC – Porque assim diz o Senhor Jeová, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes, estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança, estaria a vossa força, mas não a quisestes. NVT – Assim diz o Senhor Soberano, o Santo de Israel: Vocês só serão salvos se voltarem para mim e em mim descansarem. Na tranquilidade e na confiança está sua força, mas vocês não quiseram saber.

3 – O TEMPO DE DEUS NÃO É MEDIDO PELO RELÓGIO

Esse é um dos maiores motivos de fracassos na fé. Nosso grande problema e erro é querer medir o tempo de cumprimento da promessa pelo Cronos (relacionado com a ideia de tempo cronológico e físico, como as horas, os minutos, os dias e etc.),

Para nós, povo de Deus (cristãos), os termos kairós e cronos são antagônicos no sentido de um significar o “tempo de Deus, MOMENTO OPORTUNO” (kairós) e o outro o “tempo dos humanos, relógio, calendário” (cronos).

A lógica humana é diferente da lógica de Deus e por isso a lógica humana não funciona com Deus, os Seus caminhos são diferentes dos nossos, os Seus tempos são diferentes dos nossos.

O tempo de Deus não é medido pelo relógio, mas é medido pelos derramares do Seu Espírito em nós. Tudo o que Deus promete é cumprido, afinal é impossível que Ele minta (Hebreus 6:18– para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta).

CRONOS – tempo, lembra o relógio que não para e devora a tudo e a todos, especialmente se não fizer bom uso do tempo. (Efésios 5:16-) – remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

O homem está na dimensão do Cronos: Cronologia, sempre olhando para o Relógio, preso ao tempo.

Deus está na dimensão do AIÔNIOS – esta palavra também aparece em João 3:16– Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Vida eterna = Zoêh Aiônios, uma qualidade de vida com valores sobrenaturais, (sem começo e nem fim, aquilo que sempre tem sido e sempre será).

(João 10:10bEu vim para que tenham vida e a tenham com abundância), no grego: Perissõs Zoê. Vida excessivamente abundante: superabundante! Que privilégio dizer: “Eu tenho Zoê de Deus, a vida de Deus dentro de mim.”. . Zoe, a vida de Deus! Vida eterna, Zoêh Aiônios, começa aqui e agora: Vida abundante.

Por isso nós podemos romper em fé. Mas como creremos e como falaremos se esta Palavra não estiver gravada em nossos corações? Fé só vem pelo ouvir a Palavra de Deus.

ROMPER – Despedaçar; quebrar com violência; Dilacerar, separar em pedaços; Rasgar; Entrar violentamente por; Abrir caminho através de; Abrir, sulcar, fender; Interromper o curso regular de; Quebrar.

Todas as vezes que enfrentamos a tribulação, a aflição, o fogo que purifica e refina, as diversas situações difíceis que provam a nossa fé, provam o nosso amor e o nosso conhecimento do Senhor, fazemos perguntas, diante de Deus.

Indagamos como o salmista (Salmos 13:1-6): Até quando te esquecerás de mim, Senhor? ….

Ou como os discípulos (Marcos 4:37-38) – Mestre, não te importa que pereçamos?…

Ou afirmar como Paulo (2ª Coríntios 1:8-10) Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte,…

4 – Até quando SENHOR?

A resposta a esta pergunta vem do profeta messiânico Isaías. Deixa dizer porque é importante a resposta de Isaías: Foi o que mais profetizou sobre o Messias, o Cristo, o ungido de Deus.

1º) Esse homem teve uma visão do Messias em Sua Glória:

Isaías 6:1-3 – No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

A mesma visão que Estevão teve, no momento de sua execução:

Atos 7:55-56 – Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus.

Saulo também viu esse Cristo glorificado:

Atos 9:3-7 – E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

2º) revelou a obra de CRISTO no presente, passado e futuro

Isaías 9:6– Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Isaías 58:2-10ª – Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.

Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ELE a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.

3º) Sobre Este, os apóstolos declararam:

Atos 2:36– Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

Atos 10:38– Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

Romanos 1:4Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,

1ª Pedro 2:24– levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

Romanos 11:33-36Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?  Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Até quando SENHOR?

Isaías 32:15até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque.

NVT – até que, por fim, o Espírito seja derramado do céu sobre nós. Então o deserto se tornará campo fértil, e o campo fértil produzirá colheitas fartas.

O Kairós de Deus está chegando, as promessas de Deus estão próximas do cumprimento, sejam para bençãos, sejam para justiça e juízo.

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor