Carregando agora

Acautelai-vos

Acautelai-vos

Vez por outra nos deparamos com algumas estorietas inventadas por falsos mestres, pagos por quem tem comichão nos ouvidos, justificando a prática do pecado e o abandono das verdades bíblicas.

Felizmente nem a Palavra de Deus, nem o próprio Deus mudam, nem tão pouco se baseiam em fábulas artificialmente compostas.

Podemos continuar vivendo a simplicidade do Evangelho, certos de que a verdade liberta…

A Bíblia nos alerta a todo o tempo para estarmos atentos e para estarmos acautelados. O que é isso?

ACAUTELAR

a.cau.te.lar

(a1+cautela+ar2) vtd e vpr  

1 Pôr de sobreaviso, precaver, prevenir: Acautele os transeuntes. Acautelar-se contra as intempéries. vtd

2 Tornar cauto ou prudente. vtd e vpr

3 Garantir, resguardar, segurar: Acautelemos nossa saúde. Acautelou-se de roubos. vtd

4 Guardar com cautela: Acautelei meu dinheiro. Sim, acautelei-o no cofre forte. vtd

5 Defender, proteger: Acautelar os fracos. vint

6 Usar de cautela: Nesse transe, devemos acautelar. Antôn: desacautelar, descuidar.

Vejamos algumas partes da Palavra de Deus sobre esse tema:

Mateus 24:4-14

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

Mas todas essas coisas são o princípio das dores.

Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome.

Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.

E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará.

Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.

Mateus 7.15

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

Lucas 12.1b

Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

Lucas 12.15

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

Lucas 21.34

Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.

Filipenses 3.2

Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!

II Pedro 3.17

Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;

II João 1.8

Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.

Vivemos tempos de apostasia, de incredulidade, de falsos obreiros e mestres, vendilhões do evangelho, falsos pregadores, falsos cristos e falsos espíritos. Um tempo perigoso, porque a perseguição ao Evangelho tem sido velada, encoberta, não é declarada como em países islâmicos ou os ainda comunistas.

Vivemos tempos em que somos atacados por nossa fé tanto dentro quanto fora das fronteiras da igreja.

Instalou-se um evangelho religioso que depreendemos da seguinte forma: Uma reforma parcial e superficial do ego. Alguém, um dia, fez a seguinte declaração: “O pecado deforma, a religião reforma, só Jesus Cristo transforma”. Pois é esse tempo de pessoas deformadas pelo pecado e apenas reformados pela religião que estamos vivendo e vendo em larga escala.

Por haver sempre aqueles que vivem e creem nessa verdade que Jesus Cristo transforma é que o Evangelho do Senhor Jesus Cristo continua sendo pregado em toda a parte. Para esses não é fácil, a cada dia vencem grandes dificuldades, perseguições de gigantes, falta de recursos, e tantas outras situações, mas como disse o apóstolo Paulo aos Romanos: “Se Deus e por nós, quem será contra nós?”

Em tempos que lobos, mercenários, rebeldes se infiltram para expiar a liberdade que há em Cristo Jesus precisamos estar atentos e como pastores defender o rebanho do Senhor, custe o que custar, não temendo pela própria vida, sabendo que maior recompensa teremos diante do Senhor.

O pastor de ovelhas usa o cajado e a vara, e cada um tem função especifica: com o cajado ele resguarda, salva, busca as ovelhas, mas a vara ele usa para afugentar os lobos, os ladrões, com toda força. Enquanto o cajado é uma ferramenta de salvação a vara é uma arma de proteção. Não se usa vara em ovelhas assim como não se usa cajado em lobos, mercenários e rebeldes.

Preste bem atenção, abra bem os seus olhos e ouvidos, não se deixe enganar ou intimidar. Observe com atenção a Palavra de Deus, compare tudo com essa Palavra. Não aceite opiniões pessoais, pontos de vista, conjecturas, teses ou mesmo hipóteses firmadas em meias verdades, ou firmadas em trechos da escritura fora do contexto.

2 Coríntios 13:5

– Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

1 Ts 5:21

– Examinai tudo. Retende o bem.

1 comentário

comments user
arcolino ferreira de santana neto

O Evangelho de Cristo é muito longe de um romântismo estático dum esteriótipo moral,fomos tirados do poder das trevas e transportados para o reino do Filho do Amor.E as trevas vão atacar sim para boicotar,inviabilizar,malograr o resplendor do seu reino no meio dos homens.Então quando se diz que fora ficarão os cães,acreditem tem potestades imprimindo seus dardos nos sentimentos humanos escravizando-os em uma natureza animalesca,quando diz que fora ficarão os feiticeiros tem principados imprimindo pensamentos mântricos de que o controle da situação estão no poder da mente enquanto repetições de palavras,ou pensamentos “positivos”em outras palavras se o reino de Deus está em nossos corações onde estivermos ali estará o reino de Deus e consequentemente as suas manifestações o opositor e seus segnitários irão insurgir-se de todas as formas e maneiras primeiro atrvés de nós mesmos na mente e depois aos opositores ímpios com total aversão ao sagrado tentando desconstruirnos,dessacralizando e coisificando iguinorando sua individualidade nos apontando sempre um padrão esteriotípado e superado contra uma autêntica manifestação de Deus no meio dos homens.Fico por aqui.

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor