Carregando agora

É POSSÍVEL TER PAZ EM TEMPO DE CAOS?

É POSSÍVEL TER PAZ EM TEMPO DE CAOS?

Filipenses 4:6-7 – Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Paz não é ausência de problemas, mas é ausência de preocupações! É estar em descanso!

Paz é o estado tranquilo de uma alma que tem certeza da sua salvação através de Cristo, e por esta razão é contente com porção terrena, nada teme diante de Deus. (Do cristianismo)

Paz é estar completo, estar sadio, ser completo, estar terminado, estar concluído, estar intacto

Paz é segurança, seguridade, prosperidade, felicidade (pois paz e harmonia fazem e mantêm as coisas seguras e prósperas)

Paz é o estado de bem-aventurança de homens justos e retos depois da morte

Internamente Paz é não estar em conflito; é estar de acordo, em concórdia, é a ausência de problemas, de violência, é a situação de alguém que não está em guerra consigo mesmo ou é o estado de espírito de uma pessoa que não é perturbada por conflitos ou inquietações, alguém que tem a sua consciência em paz, é o estado característico de um lugar ou de um momento em que não há barulho e/ou agitação; calma, sossego.

Jesus declarou:

João 14:27 — Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.

João 16:33 — Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.

Todas as vezes que Jesus se apresentava aos discípulos ele fazia seu cumprimento desejando que eles tivessem e estivessem em paz: “paz seja convosco”

Depois os apóstolos cumprimentavam a igreja dizendo: “Graça e paz”. A paz era sempre desejada e confirmada pela Palavra.

Há uma canção, já antiga, que diz o seguinte:

Esta paz que sinto em minh’alma
Não é porque tudo em mim vai bem
Esta paz que sinto em minh’alma
É porque eu amo ao meu Senhor

Não olho circunstâncias (Não, não, não)
Olho seu amor (seu grande amor)
Não me guio por vistas
Alegre estou

Este gozo que sinto em minh’alma
Não é porque olho ao meu redor
Este gozo que sinto em minh’alma
É porque eu amo ao meu Senhor

Ainda que a terra não floresça
E a vide não dê o seu fruto
Ainda que os montes se lancem ao mar
E a terra trema, hei de confiar

Aleluia, oh glória e aleluia
Glória e Aleluia ao meu Senhor

Esse cântico e baseado em 2 texto da Palavra de Deus

II Corintios 4:18, 5:7 – Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas. (Porque andamos por fé e não por vista).

Habacuque 3:17-18 – Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei (descanso) no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.

Essa palavra PAZ aparece cerca de 280 vezes em toda a Bíblia, em diversos contextos. Não temas cerca de 58 vezes. Descanso cerca de 49 vezes

O oposto de paz é ansiedade, inquietação, preocupação, estar em guerra, ter medo, estar aflito. O próprio sábado, dia determinado por Deus no AT era símbolo de descanso, paz. Hoje todos os dias são sábados para nós, pois precisamos descansar em Deus, estar em paz em qualquer circunstância, mesmo em meio ao caos.

Vamos refletir um pouco mais na Palavra de Deus

Filipenses 4:6-9 – Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês.

A falta de paz, significa que sua mente está em conflito, seus pensamentos estão sendo ocupados por tudo o que não é digno, correto, puro, agradável e decente.

Preocupação: prevenção, opinião antecipada, ou a primeira impressão que uma coisa fez no ânimo de alguém. Ideia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de produzir sofrimento moral. Perda da tranquilidade de espírito, devida ao interesse ou sentimento de responsabilidade que se tem por certas pessoas ou coisas; cuidado. Atenção dirigida exclusivamente a alguma pessoa ou coisa. Pensamento dominante, que se sobrepõe a qualquer outro.

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor