Carregando agora

FOFOCA – VÍRUS MORTAL

FOFOCA – VÍRUS MORTAL

Vemos em vários meios, em empresas, em governos, em política, na imprensa, nas ruas, nas casas, nos parentes, nas famílias,e infelizmente no  meio  religioso,  difundido em  larga  escala. Um  “vírus” tão contagioso e tão perigoso quanto os reais, alguns até criados pelo próprio homem, que afetam a saúde das pessoas. Fofoca, esse é o nome desse vírus. É quase impossível escapar a este vírus, tal e qual a gripe.

Assim como nos diversos meios, no meio religioso, especificamente no meio evangélico, ele também afeta muitas pessoas, ou a maioria, não importando quem seja:  apóstolos, bispos, pastores, profetas, irmãos, fazendo de cada pessoa uma possível vitima deste vírus, que se não for devidamente tratado pode até ser “mortal”.

Definição de Fofoca (dicionário Houaiss)

1- Ato ou efeito de fofocar

2- Dito maldoso; mexerico, dlsse-me-disse

3- Afirmação não baseada em fatos concretos; especulação

4- Aquilo que é comentado em segredo sobre outrem

Este “vírus” normalmente é disseminado por agentes que podem ser encontrados em qualquer lugar (assim como os mosquitos da dengue): no salão de cultos, na sala de oração, na classe da crianças, nas células, nos jovens, no meio do grupo de louvor, nas reuniões de confraternização nas casas dos irmãos, depois do culto de domingo e por ai afora. Não podemos nos esquecer que onde a igreja se reúne é público, entra todos os tipos de pessoas, até os pseudo cristãos que normalmente são responsáveis pela transmissão do vírus. Esses pseudo cristãos se infiltram, falam e agem como cristão, até chegam a fazer parte da liderança, mas na realidade vieram espiar a liberdade que temos em Cristo. Basta que esse transmissor sinta alguma ameaça em ser descoberto e com isso perder o seu posto, ou sinta ciúme porque alguém é mais inteligente do que ele, ou porque alguém pode ter mais unção, ou ainda porque alguém pode ser mais obediente a Deus e as autoridades instituídas por Deus do que o transmissor. O grande problema é que já houve “baixas” no meio, porque pessoas várias denominações foram afetadas.

Tenho encontrado muitos cristãos, em vários países, que foram “picados” por esse vírus e só não abandonaram a sua fé porque sabiam em quem criam e estavam absolutamente certos de que Deus poderia fazer muito mais além daquilo que viam, ouviam, pensavam. Não desistiram porque amavam mais a Deus do que a aprovação dos homens e tinham os olhos postos em Jesus e em Sua Palavra. Como disse antes, qualquer um pode ser vítima desse vírus, muitos ministérios foram paralisados temporariamente, muitos tiveram a sua honra afetada, muitos casamentos foram atacados profundamente, muitos pais perderam o controle de seus filhos; se fôssemos enumerar todos os acontecimentos iríamos ficar dias e dias aqui.

As autoridades eclesiásticas precisam enfrentar esse problema de frente. Infelizmente, muitas vezes, não tomam uma atitude de exterminar esta praga em suas igrejas, porque em muitos casos, o agente transmissor faz parte da família dessa liderança (esposa, filhos, genro, nora, etc…). Por isso ”tapam o sol com a peneira”, ou seja, não fazem a profilaxia necessária, temem perder os seus entes queridos e muitas vezes comprometem a Palavra de Deus e comprometem a transformação de vidas, assim acabam por perder a Deus.

As  fofocas  provem  de:

  • inveja,
  • ciúme,
  • insatisfação  pessoal,
  • incompetência,
  • falta de conhecimento da Palavra de Deus
  • e falta de Temor de Deus.

Há um estudo sobre andar em amor que diz o seguinte:

“Se as coisas na vida não correm bem, se os alvos da igreja não se atingem, ou até começarem a diminuir, é altura do ministro de Deus se analisar a si mesmo. Em 90% dos casos a culpa não é das outras pessoas, mas sim nossa.”

É necessário uma análise nessa área, e encontrar os possíveis focos:

  • Guerras
  • Discussões
  • Murmurações: Eu tenho direito; Acho mal; É uma injustiça; Alguém não gosta de mim
  • Apontar dados aos defeitos dos outros
  • Criticar a maneira de ser dos outros
  • Vaidade:  Só eu faço tudo bem;  Ninguém sabe disto como eu

Veja o que diz a Bíblia: Mateus 7:1-5, Lucas 6:37-38, Tiago 3:13-16

A fofoca nada mais é do que um julgamento e como podemos ver pela Palavra de Deus não é nada bom julgarmos aos nossos irmãos. As consequências são gravíssimas.

Fofoca é não discernir o corpo de Cristo, veja I Coríntios 11: 28-32.

Hoje, uma grande quantidade de evangélicos se afastaram da Bíblia e apesar de falarem em nome de Jesus, não vivem da mesma forma. Vemos por todos os lados as pessoas sendo julgadas, porque é branco, porque é negro, porque é rico, porque é pobre, porque é espiritual, porque não é espiritual, porque é casado, ou porque não é casado; qualquer coisa é motivo de julgamento e de assunto para os agentes transmissores do vírus da fofoca.

Será que Deus mudou? Será que Ele está mais tolerante? Será que ele está aceitando qualquer coisa que vem dos “cristãos”? Será que o Deus que puniu Miriã (Números 20) e Corá, Data e Abirão (Números 16), mudou? Ele afirma em Malaquias 3:6 – Porque eu, o Senhor, não mudo.

Então vamos ficar com a Palavra de Deus e vamos praticá-la. Se quisermos ser realmente salvos, vamos abandonar o pecado, e vamos pedir perdão ao nosso Deus. Mateus 18:15-35 – Se isto vale para o perdão, quanto mais para as outras áreas.

Se o Evangelho não tem tido o efeito necessário a culpa é dos cristãos, se a Palavra não é acompanhada de sinais, prodígios e maravilhas é porque há pecado no meio do povo de Deus. Então vamos assumir os nossos erros e as nossas culpas e vamos voltar para o nosso Deus. Se você vir alguém cometendo este pecado,  não seja omisso, pratique a Palavra de Deus.

Realmente precisamos clamar por um avivamento, a verdadeira Igreja do Senhor Jesus Cristo precisa se levantar e proclamar que só Jesus Cristo é o Senhor e vivermos de acordo com Sua Palavra e não aceitarmos menos do que isso.

A Ele seja a glória

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor