Carregando agora

Fornalha das aflições

Fornalha das aflições

Quando Deus inicia este processo de santificação nas nossas vidas, a 1ª fase é a purificação. Deus nos põe na fornalha. Aqui passamos pelas maiores dificuldades e a impressão que dá é que Deus se distancia de nós.

É a semelhança do ouro quando é purificado, que passa pelo fogo a altas temperaturas, assim os metais menos nobres vem a superfície podendo ser removidos, restando apenas o ouro puro, que é maleável e pode ser moldado a qualquer forma. Deus faz isto conosco.

De repente todos os nossos pecados, que estavam em ocultos, vem a tona e nos sentimos os piores dos homens e isto nos faz sentir indignos e distantes de Deus.

Vemos que ofendemos as pessoas que mais amamos, de repente descobrimo-nos respondendo mal às pessoas próximas de nós. E queremos a qualquer custo refazer o que estragamos, até mesmo à nossa força.

Assim vem ao alto todo o mal que existe em nós para ser definitivamente removido de nossas vidas:

– iras

– discussões

– falta de fé

– falta de paciência

– falta de domínio próprio

– desobediência a Deus

– lascívia

– desejos descontrolados.

– Etc…

Para sermos santos é necessário ter separação, isenção de pecado, assim tudo o que está oculto vem a tona para ser jogado fora.

Toda purificação é dolorida, bem como a lapidação. Para brilharmos para Jesus Cristo e refletirmos a sua glória, não podemos ter nenhuma sujeira em nós.

É como se fôssemos transparentes, ninguém nos vê, mas vê o que há dentro de nós. Assim ao olharem para nós, não nos verão, mas verão a Jesus Cristo em nós.

Afinal de contas Deus não nos abandonou, mas está limpando toda a sujeira, não só limpando, mas também removendo por completo tudo que pode impedir de refletirmos a glória de Deus.

Dt. 8:3

O Senhor não anula as nossas vontades, porém somos nós que devemos decidir entre a nossa vontade e a vontade de Deus quando nos é apresentada.

Dizemos que queremos fazer a vontade de Deus, porém quando no-la apresenta é que vem o confronto, entre o que realmente queremos, sobretudo quando a vontade de Deus é radicalmente contra a nossa.

Cl. 1:17 – “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;”

Neste processo de purificação ou vamos ser refinados e aprovados, ou vamos resistir e vamos ser destruidos.

Fp. 1:6 – “Tende por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Cristo Jesus”.

É em tempo de crise que mais nos aproximamos de Deus e é neste tempo que mais prosperamos e mais crescemos

II Co. 3:18 – “Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

Fogo – símbolo da presença e do poder de Deus

Dt. 4:36,  I Rs. 19:12, Sl. 50:3, Sl. 97:3, Is. 66:15, At. 2:3, At. 7:30, Hb. 12:2-9

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor