Carregando agora

Unidade da igreja

Unidade da igreja

O propósito eterno de Deus é ter uma grande família com muitos filhos semelhantes a Jesus!

Esta frase tem muito poder em si mesma, pois, traduz a obra que Deus realizou na cruz através de Jesus Cristo. É a essência do Reino de Deus.

Jo. 17:21-23; I Jo. 1:7; Rm. 12:5; Gl. 3:28; Ef. 4:3-6

O que é COMUNHÃO?

– Associação com uma pessoa, envolvendo amizade com ela e incluindo participação nos seus sentimentos, nas suas experiências e na sua vivência (Leia I Co. 1:9; 10:16; II Co. 13:13; Fp. 2:1; 3.10; I Jo. 1:3,6,7).

– Relacionamento que envolve propósitos e atividades comuns; parceria (Leia At. 2:42; II Co. 6:14; Gl. 2:9; Fm. 1:6}.

A igreja descrita na Bíblia é una, indivisível. Leia At. 2:44,26; At. 4:32

Verdadeira unidade é crer juntos, é ter tudo em comum, é perseverar unânimes e partir o pão de casa em casa, juntos com alegria e simplicidade.

Há uma necessidade de compreender que não somos iguais. Leia Rm. 12:4,5; Ef. 4:16; I Co. 12:12,14-27

A Palavra de Deus é muito clara, em todos os versículos que lemos podemos ver que não somos iguais, mas, nos completamos e assim formamos o Corpo de Cristo. Notamos o respeito que cada membro demonstra uma para com o outro, ninguém é superior ou mais importante do que o outro. Necessitamos um do outro para crescermos, para multiplicarmos, para edificarmos o Reino de Deus.

Infelizmente a realidade da chamada “igreja evangélica” é: ser o povo mais divido à face da terra.

O Pr. Anibal Pereira dos Reis, perseguido pela Igreja Católica por denunciar os seus desmandos em relação a vários assuntos, declarou em um livro que alguns bispos católicos engendraram um plano de difamação de sua honra e que conseguiram sucesso, exatamente porque eles descobriram e afirmaram que a Igreja Evangélica é muito desunida.

Há uma corrente de igrejas que pregam a necessidade da unidade da igreja, buscam esta unidade, mas, os pastores devem pensar e agir como eles, caso contrário não há unidade. Pregam a unidade, mas alguns são individualistas, egoístas, separados dos outros, passando uma imagem de segregação, em uma confraternização não se misturam, tornando-se repreensíveis. Enquanto há divisão o reino inimigo avança, mas juntos somos poderosos e indestrutíveis. Enquanto lutamos uns contra os outros, despendemos energias, forças e entristecemos o Espírito de Deus. Leia Gl. 2:10-14

Com quem não podemos andar? A resposta está em I Co. 5:11. Podemos julgar aleatoriamente a quem quer que seja e condená-lo previamente? Claro que não, mas é o que vemos, irmãos julgando uns aos outros e de antemão condenando e trazendo maldição. Há muito do que nos arrepender.

Um mal terrível em nossa era é o denominacionalismo. Quantas denominações existem? Quantas foram criadas nas últimas duas décadas? Todas aprofundando ainda mais as diferenças e o individualismo.

Depois nos queixamos que a igreja de nossos dias em nada se assemelha à igreja primitiva.  Onde está aquela igreja poderosa que em pouco tempo abalou sua época?

At. 17:6b – Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui,

Nós, igreja, temos alvoroçado o mundo? Em meio a tantos escândalos envolvendo “apóstolos”, “bispos”, “pastores”, etc., qual o alvoroço que provocamos? Como estes líderes que promovem o divórcio, as rebeliões podem provocar alvoroço?

Fico pensando na quantidade de missionários que são enviados para África, Índia, América do Sul, ou mesmo Europa; pessoas isoladas em locais distantes, muitas vezes distantes de seus líderes e para quê? Para pregar o Evangelho? Ou, será para difundir uma denominação?

Se observarmos a igreja primitiva, que é o modelo exato e fiel do projeto de Deus, o sucesso deles era a unidade, era a mesma igreja em todos os lugares.

Se deixarmos o Espírito de Deus agir em nossas vidas e não impedirmos de alguma forma este agir, o Evangelho do Reino será pregado em todas as nações e então virá o fim. Mt. 24:14

Certa vez tive uma visão: sobre uma mesa havia uma porção de mercúrio liquido (o mesmo dos termômetros) e estava espalhado em vários bocados. À medida que o ar aquecia este mercúrio se ajuntava até que todas as partes se tornassem uma só. E o Espírito de Deus me disse que assim será: Ele vai unir muitos homens de Deus, de várias partes do mundo, estes vão se unir, não haverá liderança imposta por homens, que se autonomeiam, nem “apóstolos” usurpando autoridade, mas, será o Senhor o líder deste grupo. Estes homens têm buscado o Senhor, desejam o Senhor, amam o Senhor e desejam ver o Reino de Deus implantando em toda a terra. À medida que o Espírito Santo estiver agindo (calor) ocorrerá à união destes homens e assim haverá condições para um grande avivamento.

Dt. 32:30 – Como pode ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?

Quando houve as duas grandes guerras mundiais, no Séc. XX, nações se uniram, tornando-se aliados por um objetivo comum. Estas nações diferentes entre si, línguas e costumes diferentes se uniram contra um inimigo comum e – venceram. Lc. 16:8

Sem utopia, se nos unirmos em nome de Jesus Cristo, se deixarmos que o Espírito Santo execute Sua obra em nossas vidas e apesar de nossas diferenças e apesar de sermos membros diferentes deste corpo, mas se entendermos que somos o mesmo corpo e que todos nós temos o mesmo objetivo, então, o mundo crerá que Jesus Cristo é o Senhor e que Ele se manifestou para destruir as obras do diabo. I Jo. 3:8b

A Deus seja a glória!

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor