Carregando agora

PELOS FRUTOS OS CONHECEREIS

PELOS FRUTOS OS CONHECEREIS

Jesus afirmou: “pelos frutos os conhecereis”

Todos os frutos são proveitosos?

Jesus afirmou que naquele dia comparecerão diante Dele pessoas com frutos, mas lembrou que nem todos os que dizem Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus, somente aqueles que fizeram a vontade do Pai. E tenha atenção que aqueles tais evangelizaram, curaram enfermos e expulsaram demônios.

Há uma máxima que diz: “só se atira pedras em árvores que dá frutos”. Mas todos os frutos são proveitosos?

Dizem que, quando os conquistadores chegaram, vários deles se intoxicaram ao comer os frutos de uma árvore frondosa, cheia de frutos vistosos. Os frutos, muitos parecidos com maçãs, são cheirosos, doces e saborosos. Seus galhos às vezes repousam sobre a areia e te convidam a descansar sobre sob sua sombra ou se proteger da chuva ou do sol. A planta cresce em paisagens idílicas e pode alcançar grandes alturas. Mas ela tem a duvidosa honra de estar registrada no livro dos recordes, o Guiness Book, como a árvore mais perigosa do mundo.

Alerta do Instituto de Ciências de Alimentos e Agricultura da Flórida: “Todas as partes da mancenilheira são extremamente venenosas e a interação ou ingestão de qualquer parte desta árvore pode ser letal”. Hippomane mancinella – esse é seu nome científico. Segundo o Instituto de Ciências de Alimentos e Agricultura da Flórida, nos Estados Unidos, Hippomane vem das palavras gregas hippo, que significa “cavalo”, e mane, que deriva de “mania” ou “loucura”. O filósofo grego Teofrasto (371a.C.-287a.C.) nomeou assim uma planta nativa da Grécia após descobrir que os cavalos ficavam loucos ao comê-la. E o pai da taxonomia moderna, o sueco Carl Linneo, deu o mesmo nome à nociva árvore da América. Mais precisamente, a que é nativa da América Central e das ilhas do Caribe e cresce da costa da Flórida até a Colômbia – em alguns lugares, sua presença é alertada por cruzes vermelhas e placas.

Árvore da morte – Esse é um dos seus nomes conhecidos, usado por quem convive com ela. Também é conhecida como Macieira da Areia ou Macieira da praia – mas árvore da morte é o apelido que melhor descreve a realidade. Sua seiva leitosa contém forbol, um componente químico perigoso. Só de encostar na árvore, sua pele pode ficar horrivelmente queimada. Refugiar-se debaixo dos seus galhos durante uma chuva tropical também pode ser desastroso, porque até a seiva diluída pode causar uma erupção cutânea grave. Queimar essas árvores também é uma má ideia. A fumaça pode cegar temporariamente e causar sérios problemas respiratórios. Mas, apesar dos efeitos desagradáveis, o contato da pele com esta árvore não é fatal. A ameaça real vem de sua pequena fruta redonda. Comer este fruto, que parece uma pequena maçã, pode causar vômitos e diarreia tão severos que desidratam o corpo até um ponto em que não há mais cura.

Então, é preciso pensar bem antes de afirmar que árvore que dá frutos é apedrejada. Porque os profetas de Deus são enviados para comunicar e avisar aos santos que há perigos e nem todo aprisco é saudável e há muito lobos e mercenários disfarçados de pastores para saquearem o rebanho.

O próprio Senhor Jesus Cristo avisou: (Mateus 7:21-23) Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

“O bom pastor dá a vida por suas ovelhas, Disse Jesus. Mas, nos tempos atuais as ovelhas que dão vida aos pastores. Infelizmente.”

Li esse comentário sobre o texto PASTOR, FUNÇÃO NOBRE E COMPLETA. Sim o bom pastor (verdadeiro pastor) dá a vida por suas ovelhas, conforme disse Jesus. No entanto se há ovelhas dando a sua vida por pastores, infelizmente, não estão dando à pastores, mas à lobos e mercenários.

Os falsos apóstolos

II Coríntios 11:1-14

Tomara que me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda.

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo.

Porque penso que em nada fui inferior os mais excelentes apóstolos.

E, se sou rude na palavra, não o sou, contudo, na ciência; mas já em tudo nos temos feito conhecer totalmente entre vós.

Pequei, porventura, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fôsseis exaltados, porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus?

Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e, quando estava presente convosco e tinha necessidade, a ninguém fui pesado.

Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado e ainda me guardarei.

Como a verdade de Cristo está em mim, esta glória não me será impedida nas regiões da Acaia.

Por quê? Porque vos não amo? Deus o sabe.

Mas o que eu faço o farei para cortar ocasião aos que buscam ocasião, a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós.

Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Insisto sempre em aprendermos a diferença entre SER PASTOR e ESTAR PASTOR. Sugiro as seguintes leituras:

LOBOS & MERCENÁRIOS DA FÉ
https://www.andandonagraca.org/site/?p=2085

A DIFERENÇA ENTRE SER PASTOR E ESTAR PASTOR
https://www.andandonagraca.org/site/?p=872

O PASTOR, A IGREJA E SUA CHAMADA
https://www.andandonagraca.org/site/?p=644

DENOMINAÇÃO S/A.
https://www.andandonagraca.org/site/?p=65076

Poderia ter uma lista bem longa, mas posso indicar mais 2 sites que podem ajudar a quem quer se fortalecer na fé e na Palavra de Deus:

LEVANDO A PALAVRA
www.levandoapalavra.com

JOÃO DE SOUZA
(Pastor, Escritor, Historiador e Pesquisador Bíblico)
www.pastorjoaodesouza.com.br

 

 

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor