Carregando agora

O JUSTO VIVERÁ DA FÉ

O JUSTO VIVERÁ DA FÉ

DEFINIÇÃO DE FÉ

Porque nele se descobre a justiça de Deus de Fé em Fé, como está escrito: Mas o justo viverá da Fé. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da Fé. Mas o justo viverá da Fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Rm 1:17 – Gl 3:11 – Hb 10:38)

O QUE É FÉ?

Biblicamente, segundo o autor de Hebreus é: é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem (Hebreus 11:1).

Por definição: crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção (afirmação, alegação); fidelidade a compromissos e promessas; confiança.

Fidelidade: qualidade de quem é fiel; lealdade; exatidão; pontualidade

Fiel: que cumpre aquilo a que se obriga; leal, honrado, exato, verídico; infalível, constante, firme, perseverante, pontual

Certeza: qualidade do que é certo

Certo: verdadeiro; que não tem erro; evidente, infalível; aprazado, combinado, determinado, ficado com antecedência; que sabe bem; convencido, inteirado; exato, preciso

O mesmo autor de Hebreus afirmou que de fato, sem Fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hebreus 11:6).

É COMPREENDER QUE

Temos aprendido, de forma bem pratica, o que é a Fé descrita na Palavra de Deus: Nada mais é do que fazer da Palavra de Deus a autoridade final em nossa vida, acreditando em tudo o que está escrito! E que ela (Fé) vem por meditar (ouvir) a Palavra de Deus e é liberta (Fé) por falar e agir de acordo com esta Palavra.

A Fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos, ou, a Fé é a certeza de que o que nós esperamos já está nos aguardando e ela (Fé) é a prova de que existem coisas que não podemos ver adiante de nós. A Fé é a imagem em 3D da promessa de Deus para a nossa vida, e não só, é a prova cabal de que aquilo que esperamos e no momento determinado por Deus chegará as nossas mãos. Percebem isso? Deus é o Senhor do tempo.

Fé é uma força do coração, que consiste em compreendermos esta verdade: Deus já nos abençoou (Ef. 1:3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”). Tudo o que precisarmos, nesta vida, Deus já providenciou estão guardadas num depósito espiritual. Precisamos compreender que já foi providenciado antes da fundação do mundo, e na cruz foi disponibilizado aos filhos de Deus em Jesus Cristo, basta estender o braço e servir.

Vivemos por e em Fé 24 horas por dia, pois Fé verdadeira é um modo de viver que consiste em viver a maneira de Deus, não é um rasgo de heroísmo, daqueles que vemos em filmes. Sabemos que no mundo teremos aflições (Jo. 16:33), e o modo de viver do mundo é de problema em problema, sempre de crise em crise, apagando incêndios, mas mesmo tendo aflições nós os filhos de Deus temos paz, e a paz é um componente da Fé. Então, Fé é acreditar nas promessas de Deus, e mesmo sem as vermos sabemos que elas já existem, então é acreditar que está curado sem se ver curado, acreditar que tem a vida financeira em dia quando ainda não a tem, acreditar que já tem um emprego novo quando ainda não o tem, acreditar que já tem o problema resolvido quando ainda não o tem, acreditar, pois Fé é a prova das coisas que se não veem, é acreditar em algo que Deus prometeu quando ainda não o vê.

Fé é um modo de viver 24 horas por dia, não é um rasgo de heroísmo, é viver de determinada maneira todos os dias todas as horas, é ter a certeza do futuro, não é viver de problema em problema, é viver uma vida melhor, calma, serena, cheia de paz, saúde, prosperidade, sem ser aos sobressaltos, é saber o dia de amanhã, é uma força que vai buscar o que precisamos para daqui 1, 3 ou 6 meses (Deus sempre nos ajuda pela sua grande misericórdia), é ter uma atitude otimista sobre o futuro, mesmo se um problema vier temos uma atitude positiva e sabemos que tudo será resolvido e não vamos ficar sem dormir (ansiosos). É saber que somos mais que vencedores, porque vivemos de acordo com as leis do céu, diferente do pensar, do ver, do falar do mundo.

Acreditar no que Deus promete, para isto pomos de parte todas as nossas ideias e conceitos, inclusive os preconceitos e acreditamos no que Deus diz, afinal o que Deus diz é a VERDADE. Devemos ser para com Deus, da mesma forma que as crianças são para os pais, elas acreditam em tudo o que os pais dizem. Acreditar no que Deus promete, no que Ele diz e não no testemunho de alguém, ou no que as pessoas dizem, afinal se este alguém falhar a Fé poderá ficar comprometida. Fé genuína não é acreditar no que se vê, também não é acreditar nas emoções.

TIPOS DE FÉ

FÉ MENTAL X FÉ DO CORAÇÃO

Mc. 11:22-23 – “Respondeu-lhes Jesus: Tende Fé em Deus. Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.” v. 22 – Fé do tipo de Deus, v. 23 – crê no coração

A Fé mental diz: “Eu sei que Deus prometeu curar, “mas”, eu continuo com dores, portanto, estou doente!”. Admite que a Palavra de Deus é verdadeira, mas olha para os sintomas, emoções, aquilo que se vê. Pede todos os dias a Deus que o cure, chora a Deus, implora… e fica a espera de se “sentir” curado para então acreditar. Não funciona, vai esperar até morrer.

Fé do Coração diz: “A Palavra de Deus diz que já fomos curados pelas pisaduras de Jesus, por isso agora eu estou curado, embora continue com as dores e com os sintomas.” Crê que a Palavra de Deus é verdadeira e crê que tem o que Deus promete. Olha para a Palavra e “ignora” às circunstâncias adversas, às dores, aquilo que se vê. Fé é a evidência do que se espera, mas que ainda não se vê.

Fé não joga para o futuro, exemplo da tabuleta no restaurante que dizia: “amanhã vende-se fiado, hoje não”. Fé diz: “hoje estou curado, hoje eu recebo…”. Rm. 4:17. Fé não é pelas vistas, não é pelo que se vê, não é pelo que se sente, Fé é crer sem ver. 2ª. Co. 4:18, 5:7

Fé não é só acreditar – Mc 11:24 – Exemplo do homem no deserto: um homem estava perdido no deserto e estava sedento por água. Para se manter lúcido ele dizia a si mesmo: “seu eu tomar um copo de água viverei”, e assim foi, até ser encontrado. Logo que o encontraram quiserem lhe dar água, porem ele continuava dizendo a si mesmo: “seu eu tomar um copo de água viverei”, mas não bebeu a água. Acabou por morrer de inanição. FÉ É ACREDITAR E RECEBER

Quem tem Fé? Todo nascido de novo, Fé é como um músculo que tem que ser desenvolvido (Exemplo do corredor na pista de treinos). Rm. 12:3.

INICIAL OU BÁSICA

Consiste em crer que Deus existe, é o tipo de Fé importante, pois a nós foi dada uma medida de fé para crermos em Deus, e isto permitiu nossa salvação, sim é um tipo de Fé importante, pois é por causa desta Fé que somos salvos, mas isso não chega, pois o ser salvo é apenas o início da caminhada.

Há um paralelo para as nossas vidas que precisamos compreender: O povo de Deus quando entrou na terra prometida, não pode se acomodar, pois viram que a terra estava ocupada por inimigos, haviam cidades fortificadas e a terra precisava ser conquistada.

Pois bem, quando somos salvos entramos na terra prometida, mas ainda existem muitas coisas que precisam ser mudadas na nossa vida: há doenças que precisam ser curadas, há tristezas que precisam ser transformadas em alegria, há mágoas que precisam ser esquecidas, há pessoas que lhe fizeram mal e que precisam ser perdoadas, há casamentos mal feitos que precisam ser restaurados, há pobreza que precisa ser transformada em prosperidade, e não é só as coisas do passado mas uma vez conquistada cada uma destas “cidades” precisa ser ocupadas, não é só conquistar, mas também ocupar.

E não é só com o tipo de Fé básica que você conseguirá alguma coisa, este tipo de Fé é suficiente para entrar na terra prometida, mas não é suficiente para ocupar a terra, somente através da Fé que vence o mundo, a Fé que faz com que os problemas sejam transformados em vitória.

Quando Deus criou o mundo, ele não tinha nada, nem um grão de areia, nem uma gota de água. Mas Deus tinha o seu poder criativo e foi este poder que ele usou para fazer todas as coisas. Então qual é a Fé que agrada a Deus? É compreendermos esta verdade: Deus já nos abençoou, que quando Ele criou os mundos também providenciou tudo o que nós precisamos nesta vida, Ele já providenciou  e as guardou no mundo espiritual. É a nossa Fé que vai buscar estas coisas lá no mundo espiritual e traz para a realidade do mundo material. Ef. 1:3. É a Fé do crescido espiritualmente.

Consiste em crer que Deus existe. Cristão novo > bebe espiritual > chora > Deus dá a mamadeira (recebe) > grande Fé. Quando se é um bebe espiritual Deus responde depressa, mas Ele está à espera que cresçamos espiritualmente e aprendamos a ir à mesa e buscar o que precisamos. Esta é a Fé que vence o mundo, deixarmos de ser bebes espirituais e passarmos a ser adultos.

CRESCIDO NA FÉ

Já aprendeu que tem a natureza e o poder criativo de Deus em si (Aquele que faz as coisas acontecerem). Consciente que a Fé que vence o mundo, a Fé que faz com que os problemas sejam transformados em vitória, a Fé do tipo da Fé de Deus, habita dentro do seu coração.

Você pode agradar a Deus bem ou mal vestido, bem ou mal penteado. Mas não pode agradar a Deus se não tiver Fé! Abraão agradou a Deus porque ele era um homem de Fé, por isso Deus o escolheu. Abraão teve Fé em Deus quando todas as circunstâncias à volta provavam o contrário. Não é só acreditar que Deus existe, mas também acreditar que o que Deus prometeu Ele faz. É saber que a Bíblia é verdade. Na realidade é por de parte todas as ideias preconcebidas e fazer da Palavra de Deus a autoridade final na sua vida. Muitas pessoas querem ver primeiro para crer depois, mas primeiro CRÊ e então verá.

Nós quando oramos cremos que recebemos nesta altura que e teremos no futuro. Cremos primeiro que já é nosso com a certeza de ver no futuro. Mc. 11:22-24.

Abraão creu que era pai de uma multidão sem ver nada (Rm. 4:17-21). Foi chamado por Deus de o Pai da Fé.

Hb. 11:1-38 – nos explica o que aqueles homens do passado, do Antigo Testamento, enfrentaram. No entanto nenhum deles atingiram a promessa, a plenitude que é Cristo. Isto foi reservado para nós, os herdeiros da Graça de Deus.

Versos 33-40: Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa: Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.

FÉ ZERO OU SEM FÉ – CRENTES “TOME” (INCRÉDULO)

Crente Tomé: “Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei” Jo. 20:24-29. Só acredita quando vê a situação resolvida a sua frente. Apesar de ouvir a Palavra de Deus ainda continua sendo incrédulo.

Mencionamos alguns parágrafos atrás sobre a Fé mental que diz: “Eu sei que Deus prometeu curar, “mas”, eu continuo com dores, portanto, estou doente!”. Admite que a Palavra de Deus é verdadeira, mas olha para os sintomas, emoções, aquilo que se vê. Pede todos os dias a Deus que o cure, chora a Deus, implora… e fica a espera de se “sentir” curado para então acreditar. Não funciona, vai esperar até morrer.

Muitas pessoas são derrotadas na vida, na família, nos negócios, etc., porque não compreendem Fé, nem sabe o que é de fato. Pensam que ter Fé é chorar muito diante de Deus, fazer longos períodos de jejum tentando assim mudar o coração de Deus, orar muito, fazendo períodos longos de vigília e por aí afora, outros por não compreenderem o que é Fé ou por não viverem em Fé preocupam-se muito, perdem noites de sono, não sabendo o dia de amanhã, quais surpresas podem aparecer, quais contas podem surgir. Quantas pessoas ficaram ricas por se preocuparem muito, quantas pessoas conseguiram pagar as suas contas com a sua preocupação? Quantas Igrejas foram abertas e construídas fruto da preocupação dos seus pastores? Quantos filhos foram salvos pela preocupação dos seus pais?

O que vemos todos os dias é que estas pessoas que assim vivem estão piorando cada vez mais e ficam confusas com isto. Por quê? A resposta é simples: com essas atitudes elas não agradam a Deus, não fazem a vontade de Deus e ao não fazerem a vontade de Deus, elas saem da proteção de Deus.

Porque elas só acreditam quando veem o resultado a sua frente, isso não é Fé, alias é totalmente o oposto de Fé, essas pessoa acreditam que talvez os seus “sacrifícios” ou “rituais” podem mudar o coração de Deus, mas o que elas dizem é: “se eu não ver com meus olhos e tocar com minhas mão, então não creio”.

COMO A FÉ VEM?

Por orar muito, por jejuar muito, por louvar muito, por assistir os programas evangélicos da televisão, por fazer as campanhas exigidas nas diversas denominações? NÃO!

Só vem pelo ouvir a Palavra de Deus. “Logo a Fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Rm. 10:17). Fé só vem por ouvir a Palavra de Deus. Assim como um atleta que tem suas rotinas de treinamento, a Fé exige rotina de treinamento, da mesma forma do que um músculo que precisa ser desenvolvido. Então Fé será maior tanto quanto ouvirmos a Palavra de Deus: Ouvir muito – Fé grande / Ouvir pouco – Fé pequena / Ouvir nada – Fé zero. Como podemos dizer que temos Fé se não ouvirmos a Palavra de Deus? Para termos Fé precisamos conhecer as promessas de Deus para nós.

Quero dar um exemplo”: Eu só posso dizer que vou receber algo de alguém se este alguém fez-me uma promessa. Imagine que alguém aparece a sua frente cobrando-lhe um carro que você prometeu; o problema é que você não disse nada. A pessoa está mentindo ou equivocada. O mesmo ocorre com Deus, muitas pessoas cobram Dele respostas que Ele não é obrigado a dar, ainda mais para quem não O teme e não anda em seus mandamentos.

PRECISAMOS CONHECER A PALAVRA DE DEUS, consequentemente Suas promessas. E se a Bíblia disser então podemos por Fé. Por isso que é bom lermos a Bíblia constantemente, e ouvir a Palavra de Deus pregada através dos Seus servos, os pastores, somente assim a Fé aumentará.

Como é que a Fé vem? Só vem pelo ouvir a Palavra de Deus, que é o mesmo de LER E MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS!

MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS

Josué (sucessor de Moisés) estava temeroso porque agora ele era o líder de milhões de pessoas, então Deus para direciona-lo e animá-lo lhe deu esta palavra: “Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso”. Js. 1:8

Resposta, resultado, sucesso vem para aqueles que trabalham e se esforçam, não são preguiçosos. A Fé exige esforço também, não esqueçam: “Assim como um atleta que tem suas rotinas de treinamento, a Fé exige rotina de treinamento, da mesma forma do que um músculo que precisa ser desenvolvido”. Leia Js. 1:5-9

MEDITAR é Refletir; pensar {Sl 1.2}, pensar nas coisas de Deus: “atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”. Pv. 4:20, Fp 4:8, Cl 3:2. Meditar é ocupar os seus pensamentos com a Bíblia, é encher o coração com a Palavra de Deus, obrigando a mente a pensar em coisas boas e não nos problemas, em novelas, para que a vida possa correr bem.

  • Seu coração = seu espírito
  • Palavra de Deus = semente
  • Seu coração = solo
  • O que você ouve e recebe = fica guardado no seu coração

MEDITAR é comer a Palavra de Deus. “Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó Senhor, Deus dos Exércitos”. Jr 15:16 . Assim como o corpo precisa de alimento, o a alma e espírito devem ser alimentados com a Palavra de Deus. João, na ilha de Patmos, teve uma visão em que recebia um livrinho para comer, podemos entender que isto significa comer a Palavra.

COMO MEDITAR?

Além de meditar na Palavra de Deus para termos comunhão com Deus ouvindo a Sua Palavra, o que Ele tem a nos dizer todos os dias, podemos também meditar sobre assuntos específicos, áreas em nossa vida, ou cidades fortificadas que precisam ser ocupadas: saúde, finanças, casamento, etc.

Não se lê a Bíblia a noite antes de dormir, quando já esta cansado e a mente esgotada, mas pela manha, após acordar depois de uma noite de descanso, lendo devagar os versículos (como o agricultor que lança sementes ao solo, lançamos sementes ao nosso coração). Da mesma forma sobre a área que precisa de cuidados, estas sementes vão crescer sozinhas e você teremos resultados.

Muitos irmãos estão à procura da solução dos seus problemas em muitos lugares, até na oração na Igreja, mas a solução ideal está em encherem o coração com versículos bíblicos que prometem o que precisam. A Bíblia pode ser ouvida nos smartphones, depois pode ouvir, também, mensagens sobre o assunto de que precisam. Vão à mesa do banquete e se alimentem, é melhor do que ficarem a espera do pastor orar.

Comer a Palavra de Deus todos os dias traz salvação, restauração, paz, saúde, unção, prosperidade, etc. Tudo o que por no seu coração vai crescer, do coração sai vida. Cuidado com o que veem, porque é o que colherão. O coração é uma terra que faz crescer udo o que semear. Não vejam filmes que não prestam, violentos, eróticos, etc., porque o coração vai guardar o que viu. O que puserem no seu coração crescerá.

Método mais fantástico de todos = semear no coração o que precisar. Ponham saúde,  não faltará saúde. Toda colheita se gasta, por isso é preciso semear continuamente. Sobre a área de Finanças não basta apenas lançarem o dinheiro, as ofertas, também é preciso meditar sobre versículos que falam sobre isto. E aí quando menos esperar o dinheiro começa a sobrar. É preciso praticarem isto todos os dias para terem vitória e sucesso. Não fomos chamados para perder e sim para vencer.

COMO AUMENTAR A FÉ

IMAGEM & SEMELHANÇA

Muitos cristãos não conseguem entender e por isso não consegue usufruir das riquezas que estão contidas na Palavra de Deus, e por não perceberem que Deus já nos abençoou (passado), não irá abençoar (futuro), assim eles próprios destroem o que Deus fez na vida deles, pois possuem imagens totalmente contrárias a Palavra de Deus deles próprios, da família, do casamento, dos negócios e através das suas palavras conseguem consolidar esta destruição.

Para nos ajudar Deus fala constantemente conosco através de Sua Palavra e baseado nesta Palavra imutável ele nos dá Sonhos e Visões, como fez com Abraão, Jacó, etc. O próprio Deus coopera conosco nos mostrando o que Ele quer de nós, ou para onde Ele nos quer conduzir. Hb. 11:3 – “Pela Fé entendemos que os mundos, pela palavra de Deus foram criados; de maneira que, aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”.

Podemos usar uma alusão para entende este texto de Hebreus de uma forma mais clara: Deus pintou quadros em seu coração, ou podemos dizer que fez a planta baixa e em persperctiva de tudo o que queria, como seria o mundo, as aves, as árvores, etc., depois “falou” estas coisas em existência. … e os mundos foram enquadrados pela palavra de Deus.  Gn. 1:2 – “A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.”

Em At. 2:17-18 – Sonhos e visões – uma das formas do Espírito Santo falar – “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;  e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.”

Quanto a nós, qual a imagem gravada no coração acerca do casamento, família, finanças, empresa, negócios, etc? – “não funciona; ele não me liga; ele nunca está comigo”, “os filhos são desobedientes, só criam problemas, são uns inúteis“, “finanças nunca tenho o suficiente; tenho medo de ser despedido, nunca sou aumentado”; “todos sabem que há certos meses que não se vende nada, isto vai mal; por mais que eu me esforce os negócios vão mal” Mude estas imagens destrutivas! Pinte, idealize, imagens que sejam ou estejam de acordo com as promessas de Deus.

“Pintar quadros na tela do nosso coração” é nos vermos como Deus nos vê. Mudar a imagem de nós próprios e entendermos e, por conseguinte recebermos os direitos que temos em Cristo. Mudar o nosso coração, onde está o fracasso ou sucesso. Imaginar o futuro de acordo com a Bíblia. Pode ser que tenha uma tela tão negra no coração que será preciso muita tinta branca, como? 10 a 15 min. todos os dias ocupando a mente com a Palavra de Deus sobre a área que necessita ser mudada. (Mas isto não é para preguiçosos – é preciso trabalhar nesta área).

Podemos também usar mais uma alusão para nos ajudar: Deus, o Pai, é o arquiteto, o planejador; Jesus Cristo é a Palavra, o que fala isso em existência (Jo. 1:1); o Espírito Santo transforma as palavras ditas por Jesus Cristo em coisas visíveis.

Vejamos o exemplo de Abraão:

– Gn. 15:4 – as promessas de Deus – A palavra – “Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro.

–  Gn. 15:5 – A visão – veja-se com a solução – “Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.

– Gn. 17:1 – Confesse a palavra – fale as coisas em existência – “Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito; e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei.”

Deus dá-lhe sonhos e visões, ou você pode pintar os seus próprios quadros, de acordo com as Promessas de Deus. Depois fale, liberte a sua Fé – fale as coisas em existência.

Antes de falar as coisas em existência, devemos ter uma imagem correta daquilo que queremos no nosso coração. Então só depois de se ver curado, então poderá aplicar a força da Fé e assim chamar as coisas em existência, falar. As suas palavras associadas à imagem que está no seu coração é uma bomba poderosa, é o poder criativo de Deus. Deus está desejoso que a Sua Igreja, viva no Espírito, entenda isto. O que tivermos pintado na tela do nosso coração é o que vamos falar e é o que vamos ter. A verdade nos libertará!

O que é de Deus também é nosso. Somos reis! Não somos pedintes. Basta acreditar que somos reis e crermos na Palavra de Deus e nunca mais a nossa vida será a mesma. É a nossa Fé que vai buscar estas coisas lá no mundo espiritual e traz para a realidade do mundo material. Precisamos compreender, também, que Deus responde, mas, faz da maneira que Ele quer e não da maneira que nós queremos. Esta é a Fé que vence o mundo, deixarmos de ser bebes espirituais e passarmos a ser adultos. Devemos ter uma linguagem de louvor, de gratidão, porque agrada a Deus e Ele passeia no meio do louvor.

Agora, há pessoas que sabem tudo isto e até praticam algumas coisas, mas ainda não tem o sucesso desejado, ou mesmo não tem nenhum sucesso, dando origem a frustração e até mesmo desanimo. Fazem tudo certo, mas não funciona na plenitude. Qual é o problema, então?

O problema é que estão fazendo tudo certo, mas estão fazendo apenas as mecânicas e nada mais. Fé genuína, não são as mecânicas em si. Mas  é eu acreditar no coração. É acreditar primeiro para ver depois. Por exemplo: Fazemos a oração da Fé acerca de algum assunto. Jesus disse que quando pedirmos alguma coisa, crendo que já recebemos será nosso. Então é acreditarmos que já temos, sem ver. Se não tivermos esta Fé não funciona. Então podemos fazer tudo certinho, mas se não tivermos esta Fé lá dentro do coração, então não dá certo.

Não adianta orar pelos doentes de qualquer jeito. Um segredo importante para todos o querem orar pelos enfermos, até mesmo para pastores: Não ore pelos doentes precipitadamente, a não ser que ele tenha Fé (o doente). Primeiro ensine a Palavra, para que ele tenha Fé e somente depois ore. O doente tem que se ver curado, saindo da cadeiras de rodas, etc… Mudar a imagem. Se não mudar a imagem, esta vai derrotá-lo. Então só depois de se ver curado, então poderá aplicar a força da Fé e assim chamar as coisas em existência, falar.

A diferença entre o homem e os animais, é que o homem tem o poder criativo de Deus. Qual é o Poder Criativo de Deus? É imaginar coisas, sonhar coisas, para que depois elas aconteçam. Foi isso que o diabo quis roubar de Deus. Agora o diabo usa o homem para criar o mal. Põe pensamentos maus no homem para que este fale e assim aconteça. O diabo usa o poder criativo que o homem tem para destruir.

Este poder criativo está no seu coração. Como é que podemos ter Fé do coração? Mudando as imagens que temos de nós próprios. Analisando a nós próprios. Ouvindo o que sai da nossa boca e escrevendo. Temos que mudar a imagem de nós próprios para usufruímos os direitos que temos em Cristo. Para onde você olhar é o que você vai ter (novelas, filmes, etc…). Com as companhias que pensar é o que vai ter (estes pensamentos desenham idéias no coração)

Exemplos:

Ló – Gn. 19 – A mulher transformou-se numa estátua de sal. O lixo daquela cidade estava tão impregnado no coração dela.

Jacó – Gn. 30 – Jacob venceu o seu tio vigarista, não pelo poder da força, mas usando o poder da 4ª dimensão.

Para onde olharmos é o que vamos pintar na tela do nosso coração. Devemos ter fotografias e imagens a nossa frente daquilo que queremos. Devemos sentar todos os dias num canto e imaginar o nosso futuro. A não ser que você mude a imagem do seu coração, não vale a pena orar por si.

Quais as áreas que você quer mudar na sua vida? Então trabalhe, sonhe, imagine, pinta a tela do seu coração.

É compreender I Jo. 5:4-5 – Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa Fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

COMO LIBERTAR A FÉ

HÁ PODER EM NOSSAS PALAVRAS!

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da Fé, que pregamos (Rm. 10:8). Fé é acreditar no que Deus diz e falar com a nossa boca o mesmo que Deus diz. Falar com a nossa boca o mesmo que Deus diz acerca de nós (confissão traz possessão). Confissão não é só confessar os pecados, também é dizer algo que acreditamos com o coração; se confessarmos a Palavra de Deus, teremos as promessas de Deus. É falar das finanças, saúde, etc., o mesmo que Deus diz. Isto é Fé bíblica. Há muitas pessoas que dizem que tem Fé, mas dizem o oposto de Deus. Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, Ele é a Palavra eterna.

A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto (Pv. 18:21). O seu futuro depende, em parte, da nossa língua, falemos vida teremos vida. Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires. Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, … Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência (Dt. 30:14-19). No que depender de nós escolheremos a bênção e não a maldição, a vida e não a morte, cumprimos o que Deus ordena, bem como falando o mesmo que Deus diz.

Ao que Jesus lhes disse: Tende Fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Mc. 11:22-23. Deus é conosco. Falemos corretamente, recusemos o contrário. CONFISSÃO TRAZ POSSESSÃO! Falemos o mesmo que Deus diz, lá fora da mesma forma que ouvimos na Igreja, acerca dos filhos, casamento, família, vida, finanças, saúde, país, etc.

Declare: “Eu não sou o que você diz que eu sou, nem o que você pensa. Eu sou o que Deus diz que eu sou! Eu sou santo, justo, mais que vencedor, nova criatura, …” Deus diz que eu sou um rei, sacerdote, mais que vencedor. E eu vou dizer que não? Eu não sou um coitadinho! O meu Pai não o é e eu vou ser? De forma alguma. Eu sou um rei e posso reinar sobre tudo!

Fé vem por ouvir a Palavra de Deus (meditar), fica armazenada no nosso coração (espírito) e tem que ser liberta. Há pessoas que não tem Fé, outras tem mas não usa.

Fé é como um automóvel que está ao nosso dispor para nos levar onde Deus quiser. Fé é um “servo” que trabalha a nosso favor. Fé é liberta por falar. Deus criou o mundo chamando (falando) as coisas em existência.

Alguém pode retrucar: “Isto não tem lógica, palavras não se veem” Por isso demos sair do mundo, do campo da lógica humana, por isso precisamos renovar a nossa mente com a Palavra de Deus (Rm. 12:1-2)

Deus fez tudo sem ter nada, sem ter uma gota d’água, um grão de areia. As pessoas pensam que para receber algo é preciso pelo menos um pouco disto para começar. Como é que Deus fez? Deus tinha uma imagem no seu coração. Jesus dava a palavra. E o Espírito Santo materializava-as.

Exemplo: “Luz sê…” Não eram palavras ocas. Eram as palavras aliadas à imagem do coração. Não há maior poder do que este, é o poder criativo de Deus e este poder é nosso. Precisamos aprender a tirar as coisas do zero.

Pela Fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem (Hb. 11:3). Os mundos foram criados por palavras. Fé é uma força que é liberta por falar a Palavra de Deus. O que falarmos é o que vamos ter. O que semearmos é o que vamos colher. A morte e a vida estão no poder da língua.

Não precisamos ter dinheiro para ter mais dinheiro, precisamos é de sabedoria, aprendermos a operar nos métodos de Deus.

Se você fizer o que eu estou aqui a dizer, você terá o que quiser. Temos no nosso coração o maior poder que existe. Use-o. Fé não são as mecânicas.

Alguns dizem: Que aqui é difícil, por isso ou por aquilo. Estejam certos podemos criar um futuro maravilhoso para nós ouvindo e praticando a Palavra de Deus: Fé é liberta por falar a Palavra de Deus! (Não se aparte da tua boca a Palavra!)

Não podemos fazer isto mecanicamente, é necessário a imagem pintada no coração, meditar Palavra, então falar a Palavra acerca de cada um de nós o mesmo que Deus fala, libertar a Fé falando a Palavra. Assim que Deus criou os mundos.

Confesse: Posso todas as coisas Naquele que me fortalece. Eu tenho a Fé que vence o mundo

Confessar a Palavra:

  • 28:1-14
  • Sl 91:1-16
  • 53: 4-5
  • 6:38
  • 3:13-14
  • 4: 19

Quando passarem por algum problema na vida, ser constantemente constante, pedindo sabedoria a Deus para ajudar, não desistindo, acreditando no que Deus diz.

Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua Fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Porém peçam com Fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer. Tg. 1:2-8

Infelizmente alguns fazem assim: se demora vir a cura, então Deus não cura. NÃO! FIQUEM FIRMES!

Declare: Jesus levou sobre si todas as dores! Posso todas as coisas em Jesus!

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da Fé, que pregamos (Rm. 10:8). Acreditar no coração e falar com boca. Como? Pegando versículos bíblicos e pondo o seu nome.

Confesse para a sua saúde:

(Se meditar nisto, acreditar e falar, terá saúde. É impossível acontecer o contrário. Não tem nada a ver com sentimento porque estes mudam)

Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Is. 53:4-5

Confesse para as finanças:

Eu ponho Fé sobre isto: Eu dou e ser-me-á dado. Deus promete:  abrir as janelas do céu e derramar uma grande bênção, e interromper as manobras as manobras do diabo.

Deus não nos quer em dificuldades financeiras, mas que sejamos livres, solto para fazer a Sua obra e ainda gozar das suas bênçãos.

É muito importante por Fé sobre estes versículos:

Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Ml. 3:10-11

Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.  Lc. 6.38

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. Fp. 4:19

Como sabemos se temos Fé ou não? Escutando com atenção o que sai de nossa boca, quando estamos descontraídos. Da nossa boca sai o que está lá dentro. Exemplo do tubo de pasta de dente, quando esprememos o tubo, o que sairá de dentro? Se de fato não acreditarmos é o que vamos falar, na realidade. Por isso é importante tomarmos nota do que sai de nossa boca.

Muitos cristãos pensam que cristianismo é vir ao culto 1 ou 2 vezes por semana, pedir ajuda a Deus quando há necessidade, depois voltam para casa e vivem como sempre viveram, falam como o mundo fala, pensam como o mundo pensa, acreditam nas mesmas coisas que o mundo acredita e agem na vida como as pessoas do mundo agem. Mas esse estilo de vida não dá resultados. Devemos aprender a viver diferente, não mais errado como o mundo, mas viver a maneira de Deus.

Pensem numa pessoa que vem a Deus pedindo para consertar, curar, resolver seus problemas, (como alguém que teve um acidente de automóvel e vai ao bate-chapa) e depois volta as ruas guiando sua vida do mesmo jeito que antes. Se esta pessoa não mudar o estilo de vida, qualquer dia tornará a bater nas paredes, nas árvores, nos postes, e terá que voltar ao bate-chapa.

Há poder nas suas palavras! Existe uma lei espiritual que diz o seguinte: Aquilo que você falar é isso que você vai ter (Pv. 18:21). Há de fato um milagre em sua boca se você falar corretamente, mas há desgraça, tristeza, destruição se você falar errado. As suas próprias palavras podem afetar a sua saúde, o seu casamento, os seus filhos, as suas finanças, a sua nação. O poder das palavras é uma lei espiritual que funciona a seu favor ou contra si, quer você acredite ou não, quer você conheça ou não esta lei, ela funcionará.

Lei espiritual: Pv. 18:21 – a morte e a vida estão no poder da língua. Morte e vida – a escolha é sua e não de Deus. Se você escolher falar palavras de morte, terá maldições. Se você escolher falar palavras de vida, terá bênçãos. Palavras de morte: palavras negativas, falar de doenças, desastres, problemas. Palavras de vida: são as que estão de acordo com as Palavras de Deus. As suas palavras são “sementes”

Mc. 4:14 – o que semeia, semeia a Palavra

Mc. 4:26-29 – Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.

O que você semear, é o que você irá colher! Se semear ervilhas, vai colher ervilhas; se semear ervas daninhas, vai colher ervas daninhas; se você falar doenças, colherá doenças; se você falar desastres, colherá desastres. Se você disser: – Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou, eu tenho o que a Bíblia diz que eu tenho, eu posso o que a Bíblia diz que eu posso. Então você colherá bênçãos, saúde, etc… ( a escolha é sua). Fale vida, fale a Palavra de Deus!

CONFESSAR A PALAVRA DE DEUS

O que é confessar: Confessar não significa apenas “declarar os seus pecados a Deus”. Confessar significa “declarar com a boca, o que acredita com o coração”. Também podíamos dizer que Confessar é “falar a Palavra de Deus com a sua boca”. Js. 1:8

Confessar é semear: Confessar a Palavra de Deus é falar a Palavra de Deus com a nossa Boca e é semear o nosso futuro. O que semear é o que vai colher. Semeie a Palavra de Deus em relação a si mesmo, em relação a sua família, em relação a sua saúde, em relação as suas finanças.

Confesse o mesmo que Deus diz acerca de si mesmo: “Sou um filho de Deus”; “Sou salvo”; “Sou santo e justo”; “Sou mais que vencedor”; “Tudo posso, tudo consigo”;

Confesse o mesmo que Deus diz acerca da sua saúde: “Pelas pisaduras de Jesus estou sempre curado”; “Viverei longos dias cheio de saúde”; “Tenho e terei sempre saúde, porque nenhum mal me acontecerá”

Confesse o mesmo que Deus diz acerca das finanças: “Sou próspero, sou rico”; “Jesus foi feito pobre, para que eu fosse rico”; “Tenho sempre todas as minhas necessidades supridas por Deus”; “As bênçãos andam atrás de mim e estão-me a alcançar.”

Podemos pegar num versículos bíblicos e confessá-los: Sl. 91:1-16; Is. 53:4-5; Ml. 3:10-11; Lc. 6:38 ; Jo. 1:12; Rm. 8:31-37; Ef. 2:4-6; Fp. 4:19 ; I Jo. 5:11-13 ; Ap. 1:5-6

Deus nos deu a Sua natureza, o Seu poder criativo está dentro de nós, e este poder é liberto por palavras, há poder em nossas palavras, baseado nas visões Ele nos dá através da Sua Palavra, confissão traz possessão. Já o diabo não pode fazer nada sozinho, por isso ele sopra visões negativas, ideias erradas e contrárias à Palavra de Deus, devemos nos lembrar que a sua função é: matar, roubar e destruir, então ele precisa de nossas palavras para concretizar sua missão, e não podemos esquecer que morte e a vida estão no poder da língua (Pv. 18:21), por isso Deus nos orienta para escolhermos vida.

Deus chama as coisas que não são como se já fossem. Deus chama as coisas em existência!

 “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende Fé em Deus; porque, em verdade vos digo que, qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito”. Mc. 11:22-23

II Co. 4:13 – “Ora, temos o mesmo espírito de Fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos,”

Rm. 10:8 – “Mas, que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra de Fé, que pregamos”.

Rm. 4:17 – “Como está escrito: por pai de muitas nações te constitui perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem”.

SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSAS AÇÕES

PERDÃO & AMOR

Duas áreas que muitas pessoas tem dificuldades: Perdão e Amor. É preciso também por Fé para isto. Eu perdoo 70×7 (Mt. 18:21-22) a mesma pessoa. Perdar sempre com a ajuda de Deus e com nossa determinação, pois perdão e amor nada mais é do que decisão

Como andar em amor? I Co. 13:1-8

Inicialmente enchendo o coração com a Palavra de Deus. Depois confessando esta Palavra. E então praticando esta Palava.

PACIÊNCIA IRMÃ DA FÉ

Rm. 8:25 – Paciência: conformidade em suportar os males ou os incômodos sem se queixar. Calma na continuação de qualquer tarefa ainda que seja difícil ou muito demorada. Paciência não é resignação (Hb. 6:12,15), Sl. 40:1, é ser constantemente constante, ter perseverança (Hb. 10:36), é fazer constantemente o que a Palavra diz, é dizer constantemente o que a Bíblia diz, acerca de si, das circunstancias, da saúde, enquanto espera pela manifestação física (Ef. 6:18).

Hb. 10:35-36 – não desligue o interruptor da Fé, mantenha esse interruptor sempre ligado, não desfaleça, não desmoralize, não desista. Tg. 5:11

Paciência – Rm. 12:12 – olhe constantemente para Jesus, olhe constantemente para a Palavra de Deus, olhe constantemente para as promessas de Deus, olhe constantemente para a sua visão, olhe constantemente para seu quadro mental, olhe para a solução e não para o problema, olhe para Jesus e não para a doença ou problema. Jr. 23:29

Ex: Pedro andou por cima das águas – Mt. 14:22-33

Faça o que a Palavra diz. Não é o problema ou doença que vai determinar se vai falhar ou vai vencer, é o que vai fazer durante o problema, a tribulação, a doença que vai determinar se vai sair vencedor ou derrotado. Se fizer o que a Palavra diz – vencedor (vitória). Senão fizer o que a Palavra diz – falhado – derrota.

Tg. 1:22 – não sejais apenas ouvintes

Lc. 6:47-49 – homem sensato – casa na rocha; insensato – casa na areia

ANSIEDADE – UM MAL QUE NOS ATINGE

Ansiedade = Perturbação de espírito causada por incerteza e por receio. Ansiedade, nada mais é, do que sofrer de véspera e na realidade é pecado porque é totalmente contrária a Fé. Devemos ocupar nossa mente com o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, naquilo em que há virtude (poder), no que é louvável. I Pd. 5:6-7; Fp. 4:6-8

É um entulho lançado a fim de impedir-nos de chegar as águas vivas. Gn. 26:17-18. Tudo o que precisamos já existe: Sl. 23:5; Ef. 1:3. Mas, os entulhos, como a ansiedade, nos impedem de chegar a mesa ou de usufruirmos toda a plenitude de Deus.

O pecado nos separa de Deus. O pecado sendo consumado gera a morte (separação) – remova o pecado e o acesso estará liberado.

Em Deus temos descanso – não precisamos ou não temos nada a temer. Sl. 91:1-7; Sl. 3:6. Nada em nossa vidas está morto ou cheirando mal há quatro dias que não possa ser ressuscitado. Jo. 11:25,40; Jó 14:7-9; Gn. 18:14

A ansiedade vem porque não queremos esperar o tempo determinado pelo Senhor. Ele determinou tempo para todas as coisas. Ec. 3:1-8; II Sm. 11:1. No tempo estabelecido por Deus precisamos obedecer, porque se ficarmos ociosos o pecado será gerado. Em compensação, todos nós, precisamos estar em obediência para que, quando o tempo estabelecido chegar, o “de repente” de Deus, estejamos prontos. At. 1:7; Jo. 14:12

MEDO VERSUS FÉ

Há várias coisas que, como ministros de Deus, nos impedem de fluir na presença de Dele: Preocupação, Medo, Intimidação

  • Preocupação – Definição: ocupar-se demais com os problemas em detrimento da Fé. Nos esquecemos que a Fé trabalha a nosso favor e como ministros, embaixadores do Evangelho, temos autoridade dada por Deus. Assim quando ordenamos alguma coisa pela Palavra de Deus (ou o que está previsto na Palavra de Deus, ou ainda, que está em conformidade com a Palavra de Deus) isto será cumprido. Temos autoridade e poder. Além do que somos o templo do Espírito Santo, assim também Deus fala conosco através do Seu Espírito e nos faz promessas as quais serão cumpridas no seu tempo devido. E por que é assim? Porque assim Deus decidiu.
  • Medo – Definição: perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa; pavor, susto, terror; apreensão. Temos mais medo das pessoas ou dos problemas do que realmente precisamos ou deveríamos ter. Na realidade não precisamos ter medo de nada, pois Deus está sempre nos alertando: “Não Temas”. Medo é contrário a Fé. Pv. 29:25, I Jo. 4:18
  • Intimidação – Definição: tornar tímido, assustar, apavorar. Tímido: que tem temor; assustado, medroso, receoso, sem coragem; que não tem desembaraço, acanhado; incerto, débil, dúbio, fraco. O medo abre portas a intimidação. Esta é uma arma muito usada pelo diabo para parar os ministros de Deus, consequentemente trazendo paralização ou mesmo estragos à obra de Deus. O diabo envia demônios especializados nesta área para trabalhar na mente da pessoa, criando situações que não existem, ou mesmo pegando num problema que existe realmente para aumentá-lo mostrando várias nuances na mente da pessoa. Fp. 1:28. O oposto do medo e da intimidação é coragem, intrepidez, Fé. Oposto de Fé = dúvida. Tg. 1:6-8. O exercício da Fé produz descanso.
  • Descanso – Definição: cessação de fadiga, do trabalho, folga, repouso, sossego, alívio, bem estar, paz; “coisa” sobre a qual outra se apoia ou assenta. Descansar: fazer repousar; aliviar da fadiga ou trabalho. Descanso, paz, quietude, estão intimamente ligados a Fé. Sl. 37:4-5,7, Pv. 3:5-6.
  • Provações (prova da Fé) – 1:2-4,12, Hb. 10:36. Provações » perseverança (= paciência)» obra madura e completa (vida). Tentação » concupiscência » pecado » morte. Somos tentados naquilo em que temos por mais precioso, ou então naquilo que somos mais fracos, ou seja, a provação vem por onde somos mais débeis (fracos).

CONCLUSÃO

  1. Definição de Fé: Hb. 11:1,6
  2. É compreender que:
  • 1:3 – já nos abençoou
  • 23:5 – há uma mesa preparada
  • 3:13-14 – fomos resgatados
  • 5:22 – é um fruto do Espírito (precisa ser cultivado)
  • 10:17 – vem por ouvir
  • II Co. 4:13 – é liberta por falar
  • II Co. 5:7 – andamos por Fé e não pelo que vemos
  • II Co. 4:18 – atentamos ao que não vemos
  1. O Poder da Fé:
  • I Jo. 5:4 – é a vitória que vence o mundo
  • 17:20; Mc. 9:3 – torna o impossível em realidade
  • 5:1; Gl. 2:16 – nos justifica
  • 11:20; II Co. 1:14 – nos dá um escudo
  • 3:15,16; Mc. 16:16 – nos dá vida eterna
  • 16:31 – salva a nossa casa
  • 11:25,41 – nos faz ver a glória de Deus
  1. Tipos de Fé:
  • Nenhuma (Zero) – Tomé: Jo. 20:24-29; Incredulidade: Mt. 13:58, Mc. 6:6. Como vencer a incredulidade das pessoas? Ensinando – Rm. 10:13-17
  • Pequena – Mt. 8:26; Mt.14:31; Mt. 17:20
  • Grande – Mc. 5:21…; Mt. 8:10; At. 6:5; Dn. 3:17,18; Dn. 6:4,5,16,20,33; Hb. 11:33,34; Nm. 14:8-9
  1. Princípios de Fé:
  • Acreditar – Rm. 4:3,17 – Deus chama as coisas que não são como se já fossem
  • Meditar – Js. 1:8; Cl. 3:2; Sl. 1:2
  • Ver, enxergar, visualizar – ver na dimensão de Deus – Os. 4:6; Hc. 2:2-3; At. 26:19; Pv. 3:13
  • Falar – Rm. 10:8-10; Pv. 18:21; Hb. 11:3; Sl. 116;10; I Co. 15:33 (más conversações); Tg. 3:5-6 (língua)
  • Agir – I Ts. 1:3; Tg. 1:22; Tg. 2:17,24
error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor