Carregando agora

O PASTOR, A IGREJA E SUA CHAMADA

O PASTOR, A IGREJA E SUA CHAMADA

O eterno propósito de Deus é: ter uma grande família com muitos filhos semelhantes a Jesus. Isso só é possível quando a Igreja cumpre a sua chamada que é fazer discípulos. Jesus Cristo nos mandou pregar o Evangelho, nos mandou fazer discípulos ensinando-os a guardar todos os preceitos que Deus nos ordenou.

Vou transcrever aqui as instruções que Jesus deu a seus discípulos antes de sua ascensão aos céus, pois tenho visto muitos pastores se esquecendo das ordens que foram dadas:

Mateus 28:18-20

– E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Marcos 16:15-18

– E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Lucas 24:47-49 –

… e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

E dessas coisas sois vós testemunhas.

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Cabe aos pastores à liderança do rebanho e também o papel importante de orientar o aperfeiçoamento de cada uma das ovelhas no que se refere a seus dons e talentos, criando e abrindo espaços para tal.

Aos pastores Jesus fez uma ordenança através de Pedro por três vezes: – Apascenta minhas ovelhas! (João 21:15-17).

A primeira coisa que precisamos entender é que um pastor não se nomeia pastor. Ele não acorda um dia e diz: – “Serei pastor!”; tão pouco seu pai ou seu tutor espiritual diz: “Tu serás pastor!”.

Ser pastor é responder a uma chamada de Deus, é uma honra conferida por Ele, (Hebreus 5:4 – E ninguém toma para si essa honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão). Então, isso já vem antes dele nascer, ainda no ventre de sua mãe. O apóstolo Paulo declarou que foi separado por Deus no ventre de sua mãe (Gálatas 1:15).

A Bíblia comprova que é o próprio Senhor Jesus Cristo quem escolhe e separa no meio da multidão os seus obreiros, conforme Efésios 4:11 – E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Ao longo dos anos essa chamada vai se desenvolvendo, passa a ser parte integrante dessa pessoa. Muitos relutam, tem medo, outros por serem filhos de pastor sentiram na pele parte da chamada de seus pais, mas mais cedo ou mais tarde é inerente cumprir a sua vocação. Quem é chamado por Deus sabe que é chamado, sabe que é marcado e não importam os acontecimentos à sua volta sempre chegará ao fim desejado.

Pastor não é formado em seminários, institutos teológicos, faculdades de teologia, escolas bíblicas e ministeriais, ainda que alguém que tenha a chamada de Deus possa usar esses meios para adquirir conhecimentos teóricos, mas é certo que jamais um pastor será formado nesses lugares.

Dr. W. G. Moorehead fez a seguinte declaração:

Nem a universidade, nem o seminário teológico, nem o presbitério, nem o bispo, pode criar um pastor, um mestre ou um evangelista. Somente o Cristo glorificado é que pode fazê-lo.

O serviço integral a Deus importa no sacrifício de tempo, de vida doméstica normal, de dinheiro, de estima aos olhos do mundo e de muito mais a que o homem natural e o coração natural dão grande ênfase e importância. Mas, embora seja elevado o preço, os dividendos são grandes para o servo que esteja pronto a satisfazer as condições do poder.

Infelizmente devido à banalização do evangelho e do crescimento desordenado de denominações muitas pessoas têm sido chamadas de pastores. Através de cursos por correspondência, pela internet há sites que oferecem por uma quantia razoável a venda de títulos eclesiásticos. A estes são concedidos diplomas, documentos de identificação eclesiástica, e qualquer um pode ser chamado de pastor, o que é uma ofensa a um ministério tão sério e de grande responsabilidade. Assim até mercenários (homens que lutam por dinheiro não importando a causa), lobos em pele de ovelha, se misturaram a igreja abrindo denominações, legais ou ilegais, arrebanhando pessoas, ensinando heresias, verdadeiras bobagens travestidas de ensinamento bíblico, mas sem nenhum fundamento. Tristemente esses homens conseguem enganar milhares de pessoas com seus discursos, com suas técnicas de convencimento. Por isso muitas pessoas afirmam que aqueles que vão atrás desses “pastores” sofrem lavagem cerebral.

Uma das características fundamentais de um pastor é que ele não usa técnicas persuasivas, nem tão pouco se firma na sabedoria humana, ainda que seja dotado de eloquência, de facilidade para falar. O apóstolo Paulo deixou isso muito claro em I Coríntios 2:1-5, afirmando que as pessoas que o ouviam deveriam estar firmadas no poder de Deus e não na sabedoria dos homens.

Então onde se forma o pastor? Como desenvolver essa chamada?

Tanto o desenvolvimento quanto o preparo só pode ser feito num único lugar: diante do Senhor.

Sim, a característica de um pastor não é que ele tenha amor pelas ovelhas, ou como dizemos amor pelas almas, mas a característica principal é que ele tem amor pelo Senhor e por isso o seu desejo é estar com o Ele todo o tempo, ele prefere estar debruçado sobre a palavra lendo, estudando, buscando conhecimento e revelação e quem senão o próprio Senhor, o autor e dono da Palavra para ensiná-la? Para isso Ele nos concedeu o Espírito Santo, a terceira pessoa de Deus vive dentro de nós e Ele é o maior e melhor professor que possa existir. Aliado a oração, a comunhão incessante, ao andar junto todos os dias, o discípulo quer ser imitador do seu Mestre. Os apóstolos da igreja primitiva deixaram isso claro em Atos 6:4 – Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

Qual é a função do pastor?

O apóstolo Paulo declara em Efésios 4:12-14 que a tarefa principal é aperfeiçoar os santos (irmãos) para a obra do ministério (uso dos dons e talentos) para que o corpo de Cristo (a Igreja) seja edificada levando ao topo que é a unidade de fé e o conhecimento completo de Jesus Cristo e ainda mais ensinando de tal maneira o seu rebanho que cada pessoa tenha crescimento espiritual deixando de ser infantil e impedindo que sejam enganadas por falsos discursos proferidos por falsos obreiros.

A Igreja só é completa quando todos os ministérios entram em ação: apóstolos, profetas, pastores, evangelistas e os mestres. É importante compreender que estes ministérios não são hierárquicos, mas são complementos um dos outros. A medida do possível compartilharemos acerca de cada um destes ministérios.

Para que a tarefa principal do pastor que é aperfeiçoar os irmãos possa ser completa ele precisa:

  • Apascentar as ovelhas. (Ez. 34:1)
  • Cuidar do rebanho que Deus lhe confiou. (Ez. 34:12)
  • Dar a vida por cada uma delas (Jo. 10:11).
  • Fazer com que elas sejam imitadores de Cristo (I Co. 11:1).
  • Ser conhecedor das ovelhas (Jo. 10:14)
  • Livrar o rebanho dos lobos, mercenários, roubadores, falsos mestres (Jo. 10:12)
  • Corrigir quando necessário, mas também ir atrás e resgatá-la (Sl. 23:4).
  • Ter a visão, porque sem visão o povo perece (Os. 4:6).
  • Prestar contas de suas ovelhas (Hb. 13:17).
  • Acompanhar, orar, interceder até ver Cristo formado no rebanho (Gl. 4:19)

Para executar sua chamada o pastor precisa se relacionar com suas ovelhas, só assim poderá conhecer cada uma delas. Pastor precisa ter cheiro de ovelhas. Pastor não é um ser especial, alguém que está acima de todos os outros, não pertence a nenhuma casta especial, nem é intocável. É apenas alguém que foi chamado por Deus e separado por Ele, entre os irmãos, para o aperfeiçoamento dos santos.

Em nossos dias surgiu uma casta de intocáveis, homens que usam a sua chamada para construir um reino particular, um feudo, onde os irmãos precisam prestar vassalagem, dar honra e prestar homenagens a esse líder supremo. Em alguns casos particulares estimulam a idolatria, sendo comum os irmãos carregarem “santinhos” com o rosto do senhor feudal. Espalham fotos suas pelos templos, a semelhança do que ocorre com o presidente da república, que tem a sua foto em todos os órgãos públicos, para lembrar ao povo quem manda. Essa casta de intocáveis pode ser identificada por seus títulos: patriarca apostólico, apóstolo, bispo, missionário e numa escala menos pomposa pastor.

Ezequiel 34:8

– Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas,

De qualquer forma esse tipo de pastor, prega o evangelho, cura os enfermos, expulsa os demônios, mas, como diz a palavra, não deixa de praticar a iniquidade (Mt. 7:21-23) – são vaidosos, avarentos, manipuladores, egoístas, egocêntricos, injustos, amaldiçoadores, caluniadores e etc. Não é difícil aos irmãos identificar que tipo de pastor tem, ou que tipo de pastor você é.

O verdadeiro apóstolo, bispo ou pastor é aquele que entende a sua vocação e está sempre buscando meios para que a Igreja cumpra a sua chamada, fazendo com que os discípulos gerem outros discípulos. Ele mesmo como pastor deve gerar outros pastores a fim que estes possam ajudá-lo a desempenhar o seu papel. Isto requer muito investimento: vida, tempo, relacionamento e até mesmo muito dinheiro. Esse é o meio mais eficaz de cumprir a ordenança de Jesus Cristo.

Foi assim que a Igreja primitiva desempenhou o seu papel, nos deixando um modelo que deve ser seguido, copiado e vivido.

Atos 19.10

–  E durou isto por espaço de dois anos, de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, tanto judeus como gregos.

Apesar de toda tribulação, perseguição, dificuldade a Bíblia diz que toda a Ásia ouviu a palavra do Senhor Jesus Cristo. Isto é muito interessante, porque naquela época não havia televisão, satélite, rádio, internet, nada do que conhecemos hoje e mesmo assim todo o continente ouviu falar do Senhor Jesus Cristo. Aqueles homens estavam revestidos do Poder do Alto e não andavam pelo que sentiam ou pensavam sendo completamente dirigidos pelo Espírito Santo.

Leia Atos 4.29-30 e I Coríntios 2:1-5 – Quanta diferença da igreja moderna e de seus pastores. Tudo aquilo que eles desprezavam, hoje é usado por muitos pastores e ensinado aos irmãos – quantas palavras persuasivas, quanta sabedoria humana e nada ou quase nada do Espírito Santo. Depois ficamos admirados por não termos os mesmos resultados. O resultado obtido é uma grande quantidade de pessoas reformadas e não transformadas. A missão da Igreja é transformar pessoas levando-as ao conhecimento pleno de Jesus Cristo, apontando sempre para a cruz, para a obra transformadora do calvário. Como o Apóstolo Paulo declarou em Gálatas 2:20 –  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Paulo sintetizou o que é o verdadeiro cristão: alguém que está morto para si mesmo, que não busca os seus interesses e procura viver integralmente para e por meio de Jesus Cristo. Assim é um pastor

Quais são as características que um pastor ou qualquer servo de Deus precisa ter?

Como João Batista ele precisa ser: Enviado por Deus, moldado por Deus, cheio de Deus e incendiado por Deus. Quem é marcado sabe que foi marcado, não é sensação é certeza!

Esta geração imersa em pecado, enlouquecida mediante a levedura da corrupção satânica, necessita desesperadamente de homens de paixão, de preparação, de unção divina e de sacrifício, nos púlpitos das nossas igrejas. Eis alguma das condições para um poderoso ministério de púlpito:

– Qualidades de um evangelista:

  • Há de ser um homem de pureza
  • Há de ser um homem de oração
  • Há de ser um homem de estudo da Bíblia
  • Há de ser um homem de zelo
  • Há de ser um homem em íntimo contato com Deus

– Qualidades de púlpito de um evangelista:

  • Há de ser um homem que ama profundamente
  • Há de ser um homem preparado
  • Há de ser um homem de poder, ungido com o Espírito Santo
  • Há de ser um homem de sacrifício

Os apóstolos estabeleceram as condições para o diaconato na igreja, segundo Atos 6:3,5,8, quanto maior deve ser as condições para o ministério pastoral:

  • Boa reputação
  • Cheios do Espírito Santo
  • Cheios de sabedoria
  • Cheios de fé
  • Cheios de poder
  • Deve saber orar
  • Deve ter unção
  • Deve ter poder na oração
  • Deve ter espírito de luta
  • Deve agonizar na intercessão
  • Deve vencer com Deus
  • Deve manter sua comunhão diária, a qualquer custo.
  • Almeja e luta por maiores alturas espirituais
  • Faz questão de não viver sem a vitória diária na oração ou sem o revestimento do poder do alto

O Apóstolo Paulo estabeleceu essas condições, conforme I Timóteo 3:1-7 e Tito 1:5-11

  • Deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada
  • Deve ter somente uma esposa,
  • Ser moderado, prudente e simples.
  • Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa
  • Ter capacidade para ensinar.
  • Não pode ser chegado ao vinho
  • Nem briguento, mas deve ser pacífico e calmo.
  • Não deve amar o dinheiro.
  • Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito.
  • Não deve ser alguém convertido há pouco tempo; se for, ele ficará cheio de orgulho e será condenado como o Diabo foi.
  • Seja respeitado pelo de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo.

Roberto L. Summer fez a seguinte afirmação:

“A chave de uma igreja inflamada: “o homem de Deus”.

Mas qual é a causa da quase universal frieza e falta de poder nas nossas igrejas de hoje? A resposta, está na frieza e esterilidade da média dos pastores e evangelistas.

O Dr. Porter afirma que, nos casos em que têm fracassado os esforços visando o avivamento, “o maior obstáculo foi o ministro”.

Um ministério inflamado gera uma igreja inflamada, da mesma maneira um ministro de coração frio gera uma congregação regelada.

Não é necessário que tenha talento, que seja uma capacidade, que seja dotado de personalidade excepcional ou língua fluente, pois nesses setores Deus pode mais do que suprir as deficiências, porém o homem que Deus usa há de ser puro (Santidade).

Cada vez que o pregador se levanta para proclamar as riquezas insondáveis de Cristo, existe forte possibilidade de que irá entregar a mensagem de Deus a alguma alma pela última vez aquém da eternidade. Como precisa ter a certeza de ser o homem de Deus com a mensagem de Deus!

E isso será determinado em parte pela vida que ele vive.”

Para finalizar cada pastor deve:

  • Olhar e ver terra fértil,
  • Olhar e ver os frutos (as árvores carregadas de frutos, a parreira cheia de uvas)
  • Olhar e ver os homens e mulheres de Deus que levarão a semente (Palavra) andando e chorando, quão precioso são os pés dos que anunciam a paz.

——————————-

“Vá ao culto público determinado a impressionar e persuadir algumas almas a que se arrependam e se salvem. Vá a fim de abrir os olhos cegos e ouvidos surdos, fazer os aleijados andarem, transformar os insensatos em sábios, ressuscitar os mortos em delitos e transgressões, para que vivam uma vida divina, celestial e levar rebeldes culpados a retornarem ao amor e a obediência do criador por meio de Jesus Cristo, o grande reconciliador, a fim de que sejam perdoados e salvos. Vá a fim de exalar o perfume de Cristo e do seu evangelho perante toda a assembléia e atrair as almas para que participem de sua graça e glória.”

Dr. Watts

2 comentários

comments user
Renner

Pr. Jonas, muito obrigado por disponibilizar seu tempo e sabedoria, dada por Deus, neste artigo. Que o Pai das Luzes o recompense ainda mais por ter coragem de assumir sua chamada e consequentemente ser um instrumento usado po Ele.
A paz de Cristo permaneça em vosso coração!

comments user
alex vander

Estou esperando a confirmação de Deus para meu ministério. Tenho projetos de ouro para igreja. Para fazer que as almas realmente se convertam e tenham conhecimento de Deus. Para que em nome de Jesus enriqueça os pequeninos espiritualmente com o mistério de Deus em Cristo, que vem desde a fundação do mundo. Pois eu considero as obras do diabo como absolutamente nada e dignas de juízo. A paz do Senhor.

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor