Carregando agora

EM QUEM ACREDITAR?

EM QUEM ACREDITAR?

Inocência? Carência? Falta de conhecimento? Tolice? Gostar de ser enganado? Manipulação? Oportunismo? Charlatanismo? O que acontece com o nosso povo que fala a língua portuguesa? Muitas vozes “proféticas” ecoam no cenário evangélico. Muitos profetas e aprendizes de profetas, com sua boca profética, declarações proféticas, com seus rituais proféticos, além disso, há os: “Deus me disse”, “O Espírito Santo me pediu”, “Deus me mandou dizer”, “Vejo muito ouro sobre a sua cabeça”, “Deus me falou que você será muito rico”, entre outras centenas de frases feitas, etc.

Quantas “profecias” foram dadas ao longo dos anos e por não se cumprirem criaram inúmeras confusões na mente das pessoas? Quantos profetas se levantam, a cada ano, e com as redes sociais este número aumenta, cada um querendo os seus “15 minutos” de fama, quer sejam nacionais ou internacionais?

Esta profusão de profetas com suas “profetadas” (jargão comum usado para maioria dessas falsas profecias que nunca se cumprem) faz com que o descrédito seja muito grande, e quando um profeta do Senhor traz uma palavra é desprezado, porque as pessoas não sabem ou não conseguem diferenciar o verdadeiro do falso.

Agora, em tempo de pandemia, já há muitas dessas vozes pelo mundo, mas algumas reflexões devem ser feitas, antes que sejam lançados ao vento quaisquer tipos de palavras, ou mesmo aceitas por nós como verdadeiras, porque a maioria delas não serão ouvidas, nem respondidas por Deus.

É preciso deixar claro que esta situação da pandemia foi permitida por Deus, não sabemos quem enviou, mas sabemos quem permitiu: DEUS. Está acontecendo como castigo e correção, até mesmo para o povo de Deus. Então, antes que haja arrependimento do Seu povo, não se deixem enganar, as palavras de ordem que estão sendo dadas não funcionarão e sequer serão ouvidas por Deus. Existem razões pelas quais o mundo está passando por tais situações, as quais se repetem ao longo dos anos e dos séculos.

Basta atentar para a sequência que o próprio Deus estabeleceu: (2º. Crônicas 7:14-15):

HUMILHAÇÃO, ORAÇÃO, BUSCA DE DEUS, ARREPENDIMENTO.

> se o meu povo se humilhar e orar,

> e me procurar,

> e se arrepender

> e mudar sua maneira errada de viver,

DEUS OUVIRÁ, PERDOARÁ, SARARÁ, SE VOLTARÁ PARA O SEU POVO

> eu ouvirei do céu as suas orações,

> perdoarei os seus pecados

> e sararei a sua terra.

> Estarei com os olhos e ouvidos abertos

> para atender a todas as orações que forem feitas pelo meu povo.

Vamos atentar para alguns pensamentos de homens de Deus do passado:

APELO FEITO DURANTE O AVIVAMENTO DAS ILHAS HÉBRIDAS:

“Irmãos, se não levarmos uma vida reta diante de Deus, será uma falsidade clamarmos por um avivamento, dia e noite, meses e meses seguidos. Temos que perguntar a nós mesmos: meu coração está puro? Minhas mãos estão limpas?”

ARTHUR WALLIS:

“Parece estranho, mas existem semelhanças e diferenças na maneira de Deus tratar os avivamentos e juízos. Devido a natureza divina, Deus não pode e não permite que um declínio espiritual continue sem sua intervenção. Ele se detém e reverte as tendências do tempo pelo avivamento ou pelo juízo. Quando o seu povo não está preparado para um, ele age através do outro. ”

DAVID WILKERSON:

“Tristemente, quando olho ao redor, vejo multidões de crentes que têm fé vencedora, porém não têm um desejo veemente de estar com Cristo. Em vez disso, têm os olhos fixos nas coisas deste mundo e em como obtê-las. Acho que tais pessoas não querem ouvir a respeito de como se fixar no céu ou afastar-se desse mundo. Para elas, tal mensagem significa uma interrupção da “boa vida” que desfrutam aqui”.

LEONARD RAVENHILL:

“Será que um marinheiro ficaria parado se ouvisse o clamor de um náufrago? Será que um médico permaneceria sentado comodamente, deixando seus pacientes morrerem? Será que um bombeiro, ao saber que alguém está perecendo no fogo, ficaria parado e não iria prestar-lhe socorro? E você, conseguiria ficar “à vontade em Sião” vendo o mundo ao seu redor ser condenado?”

É importante atentarmos para as definições bíblicas:

PROFETA, PROFETISA

Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus (v. PROFECIA).

No AT, os profetas não eram intérpretes, mas sim porta-vozes da mensagem divina {Jr 27.4}.

No NT, o profeta falava baseado na revelação do AT e no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã {At 13.1; 1Co 12.28-29; 14.3; Ef 4.11}.

A mensagem anunciada pelo profeta hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia.

João Batista {Mt 14.5; Lc 1.76} e Jesus {Mt 21.11,46; Lc 7.16; 24.19; Jo 9.17} também foram chamados de profetas.

I Coríntios 14:3 – Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.

PROFECIA

A mensagem de Deus anunciada por meio de um PROFETA a respeito da vida religiosa e moral do seu povo {2 Pe 1.20-21}. As profecias tratam, às vezes, do futuro, mas geralmente se prendem às necessidades presentes das pessoas.

Como Deus não fala?

Há muita confusão nesse meio, consequentemente muitas pessoas dizem que ouviram a Deus, mas não é verdade, e como é obvio alem da palavra não se cumprir traz grande confusão. Quando Deus fala a ou com alguém, a Palavra se cumprirá, ainda que leve muito tempo. Será que Deus não está farto ou cansado de ouvir pessoas falando que O ouviu e nada acontece?

Um homem de Deus será respeitado pelas outras pessoas quando aquilo que ele disser realmente acontecer. Quando ele disser “Deus me falou” algo acontecerá e quando olharmos para o passado deste homem, vemos os resultados do “Deus falou”.

Jeremias 28:9 – O profeta que profetizar paz, quando se cumpra a palavra desse profeta, será conhecido por aquele a quem o Senhor na verdade enviou.

I Tessalonicenses 5:20-21- Não desprezeis as profecias; examinai tudo. Retende o bem;

De acordo com as Escrituras nós precisamos examinar tudo, o seja o que fala e o que é falado e vamos reter apenas o que for bom e que está de acordo com as Escrituras.

Como é que vou saber se Deus realmente falou? PELOS FRUTOS. A Bíblia diz: “pelos frutos os conhecereis”. Reparem sempre: Se uma pessoa anda repetindo que Deus lhe falou, mas os frutos não são bons, então não acredite nesta pessoa. Mas se ela disser que Deus lhe falou e olharmos para o seu passado e virmos que há frutos, então Deus falou. Por quê? Porque Jesus ensina que os frutos de uma pessoa, o seu passado, fala mais alto do que as suas palavras. Ou seja, damos atenção a uma pessoa pelos frutos do passado.

Os irmãos devem tomar cuidado para não serem enganados por maus obreiros (diáconos, presbíteros, pastores, bispos, etc.). Não se deixem enganar pelos títulos. Vocês precisam aprender a distinguir entre a voz de Deus e as vozes dos mercenários, lobos, rebeldes, fariseus. Antes de ouvir alguém, não se deixe impressionar pelos títulos, vejam os frutos do passado.

Neste universo existem falsos profetas, aliás, é a grande maioria: alguém que fala em nome de Deus, quando Deus não falou.

Mt. 7:15-18 – Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.

Títulos não impressionam a Deus. Muitos sabem que idolatria, bruxaria, etc., são contrárias a Bíblia, entretanto vemos diáconos, presbíteros, pastores, dizendo que ouviram a Deus provocando e incentivando rebeliões , levando muitos atrás, pensando que eles realmente ouviram a Deus. Depois ficam todos feridos “em nome de Deus”, exatamente por deixarem ser enganados por um título. O que estiver sendo dito se não estiver de acordo com a Bíblia e estiver provocando algum tipo de rebelião, esta voz provem do diabo. Cuidado!

Estas pseudos profecias nomeiam pessoas que Deus não nomeou. Jesus, nosso maior exemplo, esperou 30 anos para ser nomeado, mesmo sabendo quem era e para o que veio.  O povo estava à espera do Messias e quando Ele veio não O receberam. Tinha discípulos, mas um era o traidor e só queria dinheiro e títulos; Pedro o negou; multidões o seguiam por causa do pão e do peixe.

Deus não está nas coisas do oculto, no entanto o engano é semelhante, porque muitos dizem que ouvem a Jesus, mas os seus atos são opostos a Bíblia, então não ouviram a Jesus. A maioria destes atos proféticos, boca profética, declarações proféticas, rituais proféticos mais se assemelham a práticas ocultistas e são totalmente antibíblicas.

Por que é difícil, para muitos, saber em quem acreditar? Ambição, orgulho, vaidade, ou simplesmente falta de conhecimento. As que preferem o engano, o fazem porque o ego é inflado e a verdadeira profecia não infla egos, muito pelo contrário.

Jesus no ensinou acerca do Trigo e do Joio – na Igreja todos parecem perfeitos, mas não são, por isso devemos ter os olhos postos em Jesus e em Sua Palavra, porque homens podem falhar. Mt. 13:24-30,36-43. Segundo consta quando moído o Trigo = pó branco e o Joio = pó preto (murmuradores, mercenários, etc.…). Numa grande seara, ou numa Igreja onde o poder sobrenatural de Deus se manifesta constantemente, o diabo fica preocupado e lança o joio.

MERCENÁRIO – Aquele que trabalha apenas pelo salário {Jo 10.12-13}.

LOBO – Símbolo de ferocidade {Gn 49.27}, destruição {Jr 5.6} e crueldade {Ez 22.27}.

REBELDE – Revoltado contra a autoridade; teimoso {Is 63.10; Rm 15.31}.

FARISEUS – Procuravam reconhecimento e mérito através da observância externa dos ritos e formas de piedade, tal como lavagens cerimoniais, jejuns, orações, e esmolas. Comparativamente negligentes da genuína piedade, orgulhavam-se em suas boas obras. Eram inimigos amargos de Jesus e sua causa; foram, por outro lado, duramente repreendidos por ele por causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência de piedade a fim de ganhar popularidade.

Em outras palavras:

Mercenários – alguém que trabalha na obra de Deus a troco de dinheiro e de regalias ou posições. Está aqui ou acolá enquanto dá, não se importa com o rebanho de Deus para nada.

Lobos – a reboque de um título, querem roubar ovelhas.

Rebeldes – alguém semelhante ao diabo; alguém que faz o mesmo que o diabo fez lá no céu; alguém que se nomeia a ele próprio (só tem valor se for nomeado por uma hierarquia superior – o próprio Jesus teve de esperar ser nomeado por João Batista);

Fariseus – pessoas hipócritas,  ou seja, alguém que tem um título e que ensina, mas que não pratica aquilo que ele próprio ensina.

O que isto nos diz?

Os falsos profetas gostam de audiência, público, holofotes e muitos ganhos pessoais, além da fama adquirida. Mesmo que suas palavras não se cumprem multidões seguem-nos pelas redes sociais e pelos locais que frequentam ou são convidados.

É muito comum nos meios pentecostais os tais profetas, que mais se assemelham a videntes, pois quando as pessoas tem problemas ou querem respostas vão ate estas pessoas a busca de uma “palavra de Deus”. Há pessoas no mundo que quando tem problemas vão procurar soluções em lugares errados (bruxaria, etc.…). Mas também há cristãos que procuram soluções onde Deus não está, e quando passam por onde Ele está, é obvio que não o ouvirão.

E onde é que Deus está? Em Sua Palavra.

Muitos fazem o oposto que Jesus manda, não o ouve. Por isso dirão naquele dia: Senhor, Senhor e Ele responderá que não os conhece. Mas aqueles que escutam a Jesus e praticam a sua Palavra, que gastam tempo com Ele, este reinará para sempre com Jesus.

Muitas vezes quando vamos a Deus, queremos que Ele nos responda depressa. E quando Deus nos vai dizer as condições viramos as costas e vamos embora, depois reclamamos que nem tudo vai bem.

A profundidade do engano

2ª Pedro 2:13 – E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

Recentemente me deparei com dois anúncios de um casal de apóstolos/profetas que criaram uma “universidade de dons do Espírito Santo”, claro, cobrando um valor considerável dos possíveis alunos. Vejamos e analisemos os anúncios:

1º. Anuncio:

DESCONTÃO DE 1000,00 – Com uma oferta promocional vc já tem acesso.

Whatsapp (11) Pra. Fulana de Tal – UNIVERSIDADE TAL é um curso online, baseado nas palavras do nosso Mestre soberano Jesus : “… ide, ensinai todas as nações… fazei discípulos de todas as nações… ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado…” versículo completo em Mateus 28:19-20 ARA/ARC. Jesus ensinou seus discípulos como trabalhar para o Seu Reino. E hj nós precisamos aprender também, para operar como Jesus e Seus discipulos. Quem já fez este curso já está Curando enfermos (Lúpus, Câncer, AIDS, Hérnia de disco, Enxaqueca, Fibromialgia, etc… até uma simples dor de cabeça, qualquer enfermidade – vc aprenderá que o padrão é o mesmo), Libertando as almas dos cativeiros (Depressão, Síndrome do pânico, Insônia, etc). Destronando principados (estes impedem o crescimento da tua igreja local).

Vc aprenderá como acessar o poder que está dentro de Jesus e usá-lo para que o teu ministério flua. Saberá as chaves e os segredos que nenhum avivalista contou, terá total acesso ao poder de Jesus para realizar com sucesso o teu chamado profético, pois os Apóstolos Ap Beltrano de Tal e Sicrana de Beltrano lhe contarão todas as chaves, todos os segredos.

2º. Anúncio

CURSO VOLTADO PARA PROFETAS E PROFETIZAS ou chama no Whatsapp – Profetiza Fulana de Tal (vou ocultar o nome real da tal profetiza que fez o anúncio).

O Curso Profético é para aqueles que têm o chamado de profeta/profetiza. Vc aprenderá como se movimentar no Ambiente profético que é o ambiente de Deus, onde Ele se movimenta. Aprenderá sobre os dons e capacidades do(a) profeta/profetiza; visões, profecias, discernimento de espíritos, arrebatamentos de espírito, entre outros. Este curso enriquecerá e abrirá os teus olhos para todo o sobrenatural que Deus já planejou para o teu ministério. E ainda conta com testemunhos fortes das experiências vividas no sobrenatural da Apa. & Profetiza Sicrana de Beltrano (vou ocultar o nome real da tal Apa. & profetiza).

Percebem o terrível engano aqui apresentado? O claro charlatanismo destes ditos cujos que estão interessados no dinheiro dos incautos? E ainda têm a pachorra de fazerem a seguinte declaração: Saberá as chaves e os segredos que nenhum avivalista contou, terá total acesso ao poder de Jesus para realizar com sucesso o teu chamado profético,

No Antigo Testamento havia a Escola de Profetas, onde os filhos dos profetas estavam juntos, mas não sabemos o que estudam, o que faziam, a Biblia não diz. Mas este casal achou um jeito de ganhar dinheiro ensinando como profetizar, como usar os dons de Deus.

A Palavra de Deus diz: Mateus 10:8 – Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: de graça recebestes, de graça dai. A frase “de graça recebestes, de graça dai” significa em linhas gerais que os seguidores de Cristo não devem comercializar o poder que receberam da parte do Senhor para anunciar o Evangelho. Pela graça, o Reino de Deus – e todas as bênçãos envolvidas nele – é recebido pelos crentes gratuitamente, e estes não podem oferecê-lo como um tipo de mercadoria.

O comportamento destes que oferecem estes cursos, é o mencionado no tópico anterior: COMO DEUS NÃO FALA? Quantos falsos profetas e profetizas sairão dali, se houver audiência, esperamos que não? E que estrago poderão causar na vida de outras pessoas?

O Apóstolo Pedro declarou: “sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.”

Para que ensinar isto?

Antes de falar “Deus me falou” eu preciso ter certeza e testar tudo à luz da Bíblia.

  • Os irmãos devem aprender a ouvir a voz de Deus em todas as áreas da vida. Você ouvirá Deus falando diretamente consigo, porque há situações que Deus falará particularmente, dando instruções para a sua vida privada.
  • Os irmãos devem distinguir entre a voz de Deus e a voz do diabo. Há muita confusão com isto e muitos são prejudicados.
  • Os irmãos devem distinguir a voz da sua cabeça, das suas ideias e a voz de Deus.
  • Os irmãos devem tomar cuidado para não serem enganados por “irmãos superespirituais”, que usam a capa do “Deus me falou” para benefício pessoal. Alguns pedem dinheiro emprestado, propõem negócios que vão falhar, outros manipulam moças e rapazes com objetivos escusos

Deus nos treina para ouví-lo

  • Precisamos ouvir a Deus e ter a certeza estamos ouvindo mesmo a Deus falando e não o diabo. Não podemos correr este risco.
  • Principalmente pessoas que estão em liderança são treinadas por Deus para identificar bem a Sua voz. Por exemplo: às vezes antes do pastor ou alguém da confiança da liderança dar uma profecia, ou uma palavra, nós já sabíamos a profecia e de repente levanta-se alguém e diz aquilo que nós já sabíamos. Outras vezes sabemos que há alguém com certa doença, etc.… O que é isto? Nós estamos em treinamento e Deus faz isto para nos mostrar que quando ouvimos aquela voz devemos ter a confiança que é mesmo Deus falando. Porque não é diante de 1000 pessoas, sem treino algum, que nós começamos a praticar isto.

A quem Deus fala?

Deus fala a todas as pessoas, mas Deus não fala a mesma coisa para todas as pessoas. A cada um Deus de acordo conforme o seu crescimento.

Como é que Deus fala?

  • Através de Jesus Cristo – A Palavra
  • Através do Espírito Santo
  • Através de sonhos e visões
  • Através de palavras de sabedoria e palavras de conhecimento
  • Através de profecias

Deus fala de várias maneiras e sempre de acordo com a sua Palavra, sendo confirmado pelo Espírito Santo ao nosso coração.

  • Através de Jesus Cristo – A Palavra

FAÇAM DA PALAVRA DE DEUS A AUTORIDADE FINAL DA SUA VIDA!

Antes de vir a terra, o nome de Jesus Cristo era a Palavra – Jo. 1:1 – No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Em Apocalipse 19:13, Jesus Cristo é visto num cavalo branco, vestido com vestes brancas e na sua coxa estava escrito: “A Palavra”. É muito importante que os irmãos compreendam isto.

A maneira número um é através da Palavra, afinal céus e terra vão terminar, mas a Palavra não será sempre a mesma. A Palavra de Deus é o manual do fabricante, é a vontade de Deus expressa para a nossa vida, assim devemos aprender a ouvir Deus através da sua Palavra.

É muito importante compreendermos a integridade da Palavra de Deus: Céus e terra passarão, mas esta Palavra não passará, nem um jota, nem um til podem ser tirados (Mt 5.18). O próprio Deus exaltou a sua Palavra acima do seu nome (Sl 138.2). É preciso buscar Deus no lugar certo: A sua Palavra.

DEUS COMPARTILHOU COM JOSUÉ UM SEGREDO PARA O SUCESSO: JOSUÉ 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.” Josué é incentivado a meditar na Palavra de Deus a fim de falar o mesmo que Deus fala e fazer conforme o que está escrito na Bíblia. Deste modo Josué seria bem sucedido, pois a Palavra de Deus é a Sua vontade para todas as áreas da nossa vida.

A Palavra de Deus é o tira-teimas, é o próprio Deus a falar para nós, é como se Jesus tivesse enviado um e-mail direto para nós, tivesse escrito uma carta, é Jesus falando diretamente para nós. É a prova se uma pessoa está ou não no caminho certo. Se ouvir a Deus tem que estar de acordo com a Palavra de Deus. Não há nada superior a Palavra.

Infelizmente, há muitos bons cristãos não entendem que um versículo bíblico é o próprio Jesus a falar para eles. Oram e jejuam muito, mas nada acontece, porque quando ouvem a Palavra não fazem nada. Enquanto os irmãos não entenderem que cada passagem bíblica é o próprio Jesus Cristo a falar pessoalmente, não usufruirão das bênçãos de Deus que já estão postas à mesa para cada um de nós.

Exemplo do Evangelista T.L. Osborn: ele foi chamado por Deus para o ministério, quando estava lendo Mc. 16:15 – “Ide por todo o mundo…”. Este homem pegou sua Bíblia e acreditou que era Jesus falando com ele.

  • Através do Espírito Santo

Há uma pergunta comum no meio dos cristãos, este é um comentário feito aqui em nosso site: “Como ouvir a voz do ESPÍRITO SANTO? A voz do ESPÍRITO é a minha voz da consciência, aquela que eu penso e tenho um questionamento pessoal comigo mesmo? A voz do ESPÍRITO é distinta da minha voz da consciência, sendo outra voz, outro timbre, outro tom? Como é que isso acontece? Me ensine a ouvir a voz do meu amado e querido ESPÍRITO SANTO.

ESPÍRITO SANTO – Terceira pessoa da TRINDADE. Ele aplica na vida das pessoas as bênçãos da salvação {Jo 7.38-39}. Como Auxiliador {NTLH Jo 16.7}; na RA e RC, Consolador, ele dá nova vida {Gl 6.8}, convence {Jo 16.8-11}, dá força {Rm 8.26-27}, distribui DONS {1Co 12.1-11}, produz virtudes {Gl 5.22-26}. V. ADVOGADO.

1ª. Coríntios 6:19 – Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

O Espírito Santo fala ao nosso espírito – está nas nossas entranhas, na região da barriga – é lá que está o nosso espírito –  a Bíblia diz que Deus habita em nós, não é na cabeça, nem nos pés, nem no nariz – mas na região das entranhas. João 7:38 – Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

O Espírito Santo é manso, calmo, a sua voz é suave. Se há turbulência e barulho na mente, como será possível ouvir uma voz mansa e calma? É preciso ouvir as instruções de Deus para nossa vida, mas se deixamos a mente dominar não ouviremos a Deus. A mente é um campo de batalha onde é criada uma enorme confusão, é como se uma pessoa estivesse em um ambiente onde todos falassem ao mesmo tempo, não se compreende nada, nem é possível aprender, só há confusão.

Ouvir e ser praticante da Palavra de Deus. Um método eficiente para criar intimidade com o Espírito Santo é meditar pela manhã, preparando nosso espírito para estar apto a ouvir a Sua voz. Um bom tempo lendo e meditando na Bíblia, depois outro tempo louvando a Deus, mais alguns minutos adorando a Deus. Depois de tudo o corpo, alma e espírito estão calmos, dominados pelo Espírito Santo. Assim Ele poderá falar e estaremos Lhe dando toda a atenção. Para que ouvirmos a voz do Espírito Santo é necessário ficar quieto.

  1. Medite na Palavra de Deus.
  2. Ore em línguas todos os dias.
  3. Pratique toda a Palavra de Deus.
  • Através de sonhos e visões

Em relação as formas que Deus utiliza para nos guiar, devo acrescentar que é necessário que estejam sempre de acordo com a Palavra de Deus, de outra forma, não são do Senhor poderão ser do diabo ou fruto da própria mente. O Senhor utiliza sonhos e visões para encorajar e ensinar as pessoas, e também para lhes dar instruções e avisá-las de perigos.

Na Bíblia encontramos vários sonhos vindos de Deus, todos de acordo com a Sua Palavra. No entanto, é preciso enfatizar que sonhos e visões não são a forma número um de Deus nos guiar ou falar. Na maior parte das vezes que Deus utiliza este método, nós não atentamos, antes, a Sua Palavra, ou ao que o Espírito Santo nos falou diretamente. Por vezes, Deus precisa aplicar algo “espetacular” a fim de chamar a nossa atenção, porque, provavelmente, Ele não consegue nos encontrar na oração diária, ou no tempo de comunhão.

  • Através de palavras de sabedoria e de conhecimento

1ª. Coríntios 12:8 (ARC) – A um o Espírito dá a capacidade de oferecer conselhos sábios, e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

1ª. Coríntios 12:8 (NVT) – Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro o mesmo Espírito dá uma mensagem de conhecimento especial.

É difícil saber o significado dos dons que Paulo chama de “palavra de sabedoria” e “palavra de conhecimento”. Alguns estudiosos têm sugerido que a “palavra de sabedoria” seja o dom de se pronunciar sabiamente e poder resolver questões espirituais difíceis; enquanto que a “palavra de conhecimento” talvez seja a habilidade de comunicar de forma especial o conhecimento de Deus.

Alguns carismáticos/pentecostais enxergam os dons espirituais da palavra do conhecimento e da palavra da sabedoria como o Espírito Santo falando de um crente para outro, dando revelação a respeito de uma decisão ou situação. Aqueles que usam esses dons dessa forma muitas vezes dizem algo assim: “Eu tenho uma palavra do Senhor para você.” Ao fazer isso, eles afirmam estar falando em nome de Deus e que suas palavras devem ser obedecidas rigorosamente.

A palavra da sabedoria – O fato de que este dom é descrito como a “palavra” da sabedoria indica que ele é um dos dons de fala. Este dom descreve alguém que possa entender e falar a verdade bíblica de forma a aplicá-la com habilidade às situações da vida com todo o discernimento.

A palavra do conhecimento – Esse também é um dom de fala que envolve a compreensão da verdade com uma visão que só vem por revelação de Deus. Aqueles com o dom do conhecimento compreendem as coisas profundas de Deus e os mistérios da sua Palavra.

De qualquer formas as palavras de sabedoria e de conhecimento podem e ajudam o povo de Deus em diversas situações, e, infelizmente, são confundidas com profecias, principalmente no meio pentecostal.

  • Através de profecias

Em relação à profecia, verificamos que a profecia do Velho Testamento é diferente da do Novo Testamento. No Velho Testamento só os profetas é que tinham profecias e se algum filho de Deus quisesse uma profecia, tinha de ir a um profeta, e este perguntava ao Senhor, e o que ouvisse da parte do Senhor, ele transmitia ao irmão.

Nos dias de hoje é diferente, porque todos nós, cristãos (nascidos de novo, seguidor e discípulo de Cristo) temos o Espírito Santo dentro de nós, e assim não há necessidade de consultar outras pessoas. Somos o templo do Espírito Santo.

Se formos capazes de ouvir o Espírito Santo dentro de nós, podemos receber instruções do Senhor para as nossas vidas.

No Novo Testamento uma profecia é uma realidade que tem três finalidades: Exortar, Edificar, Consolar. I Coríntios 14:3 – “Mas, o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.”

A profecia não tem como objetivo dizer-nos o futuro, porque saber o futuro é um dos dons do Espírito Santo que tem o nome.

Se alguém lhe der uma profecia para a sua vida, tenha cuidado porque a profecia deve servir apenas para confirmar o que Deus já falou ao seu coração.

Deus não guia os seus filhos através de profecias, portanto se não servir para confirmar, o meu conselho é: Não dê ouvidos.

Deus conduz-nos através do nosso espírito, não por profecias

CONCLUSÃO

A Palavra de Deus é a garantia, o tira-teimas, visível, palpável que Deus nos deu para evitar erros, enganos, nem se deixar enganar. Devemos criar este conceito dentro de nós: Analisar tudo e ver se está de acordo com a Bíblia, deste modo estaremos construindo a nossa casa sobre a rocha. Se tiver que fazer uma decisão na sua vida, passe-a por um filtro, por um teste: Será que esta ideia está de acordo com a Bíblia? Se não for – recuse-a. Se for – vai em frente. O que Jesus faria em meus passos?

Não devemos ir a Deus para dizer-lhe o que Ele deve fazer por nós, mas devemos ir perguntar-lhe o que Ele deseja que nós façamos. Ele é que é Deus. O que Ele nos pedir é sempre para o nosso próprio benefício.

Mateus 7:24-27 – Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

Muitos pensam que estariam maiores se não fosse isso ou aquilo, mas não estariam. Dois homens foram atacados, um caiu, o outro ficou de pé. Dois tipos de pessoas: as que ouvem a Palavra de Deus e depois praticam, vencendo qualquer ataque. E as que não têm tempo para ouvir a Palavra, porque pensam que é um desperdício, estes quando são atacados caem.

OUVIR A DEUS É:

Ter tempo com Deus é ouvir a Palavra, em casa e nos cultos. Jesus e a Palavra são um. Nós temos que olhar para os versículos bíblicos e lembrar que é Deus que está ali em pessoa a falar para nós e não temos que procurá-lo em outros lugares, porque este é o lugar nº. 1 onde Ele está.

João 8:31-32 – Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Objetivo de um Cristão verdadeiro:

– Andar com Deus

– Ter intimidade com Deus

– Ouvir a voz de Deus

– Ser parecido com Ele

– Ter as Suas características

– Ter o Seu caráter

– Ter dependência total de Deus

– Ter a vida de Deus

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor