Carregando agora

ROMPENDO EM FÉ

ROMPENDO EM FÉ

Nós temos visão disponível na Palavra de Deus, se considerarmos atentamente ao que está escrito e ao que tem sido dito pelos ministros do evangelho.

Hebreus 2:1 – Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas.

Hebreus 11:6Ora, sem fé é impossível agradar-lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ELE existe, e que é galardoador dos que o buscam.

A Igreja deve compreender a necessidade vital de meditar regularmente na Palavra de Deus e ter o hábito de decorar (memorizar) versículos bíblicos, tendo o cuidado diário de não viver como vivem as pessoas deste mundo, mas deixando que Deus nos transforme por meio de uma completa mudança da nossa mente. Só assim conheceremos a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele (Romanos 12:2).

Romanos 10:8 – Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,

Nós estamos em guerra, permanente, e o território que mais interessa ao inimigo dominar é a nossa mente, porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (Mateus 15:19).

Desde cedo ele procura controlar a mente das crianças, que são mais vulneráveis. Infelizmente, ele tem conseguido os seus intentos, com a conivência dos pais cristãos, que entretêm as crianças com um celular desde o berço.

Ao controlar a mente humana, toda a maldade é descortinada, produzindo: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; a ira, a cólera, a malícia, a maledicência, as palavras torpes da boca, a mentira, ou seja, os feitos do velho homem, no qual também, em outro tempo, andamos, quando vivíamos nele. Mas já nos despojamos de tudo isso! (Colossenses 3:1-9).

O cristão tem a vantagem de poder controlar seus pensamentos porque tem à sua disposição a vida de Deus, a Palavra e o Espírito Santo. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra (Colossenses 3:2).

Filipenses 4:8 – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Colossenses 3:16 – A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.

Deus espera que as pessoas que nasceram de novo coloquem sua mente nas coisas do Espírito. E o poder da ressurreição capacita a dirigir a mente para as coisas de Deus. Quando a Bíblia diz – pense nas coisas lá de cima – não está dando uma sugestão, mas uma ordem.

A Bíblia é um livro para todos os momentos da vida, que atende aos interesses do cristão em qualquer ocasião, trazendo conforto aos aflitos, sacudindo os preguiçosos e corrigindo os pecadores. A Bíblia é a resposta certa, tendo exemplos e afirmações que recordam aos servos de Deus, que no final, há sempre vitória nas guerras.

As palavras de Deus também trazem fortalecimentos nesses dias. Andar em fé, ou andar pela fé não é ausência de tribulação, problemas, situações diversas, em sua maioria difíceis de resolver. Mas é a certeza de que Cristo está conosco!

Romanos 5:3-4 – E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

2ª Coríntios 4:17 – Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

1ª Pedro 4:12-13 – Amados, não estranheis a ardente prova (fogo ardente) que vem sobre vós, para vos tentar (provar), como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

Neste tempo nós precisamos romper em fé,

Como creremos e como falaremos se esta Palavra não estiver gravada em nossos corações? Fé só vem pelo ouvir a Palavra de Deus.

Romanos 10:17 – De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

2ª Coríntios 5:7 – (Porque andamos por fé e não por vista.).

2ª Coríntios 4:13 – E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri; por isso, falei. Nós cremos também; por isso, também falamos,

2ª Coríntios 4:18 – não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

ROMPER

  1. Despedaçar; quebrar com violência

  2. Dilacerar, separar em pedaços.

  3. Rasgar

  4. Entrar violentamente por,

  5. Abrir caminho através de.

  6. Abrir, sulcar, fender.

  7. Interromper o curso regular de;

  8. Quebrar.

Todas as vezes que enfrentamos a tribulação, a aflição, o fogo que purifica e refina, as diversas situações difíceis que provam a nossa fé, provam o nosso amor e o nosso conhecimento do Senhor, fazemos uma pergunta, diante de Deus – Até quando SENHOR?

Indagamos como o salmista (Salmos 13:1‭-‬6): Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?

Ou como os discípulos (Marcos 4:37-38) – E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia de água. E ele estava na popa dormindo sobre uma almofada; e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos?

Ou ainda como Paulo (2ª Coríntios 1:8-10) – Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou de tão grande morte e livrará; em quem esperamos que também nos livrará ainda.

Em qualquer situação seja boa ou ruim (crise), precisamos olhar e atentar sempre para Jesus. Por vezes precisamos ficar quietos no colo do Pai, seguros em Seus braços, descansando em Seu poder. É preciso entender que depois da tempestade ou das dificuldades vem a resposta de Deus, vem o livramento.

As promessas de Deus começam a entrar em ação a partir do momento em que todas as possibilidades humanas se esgotam e entramos no descanso de Deus.

A lógica humana é diferente da lógica de Deus e por isso a lógica humana não funciona com Deus, os Seus caminhos são diferentes dos nossos, os Seus tempos são diferentes dos nossos.

O tempo de Deus não é medido pelo relógio, mas é medido pelos derramares do Seu Espírito em nós. Tudo o que Deus promete é cumprido, afinal é impossível que Ele minta (Hebreus 6:18 para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta). O Kairós de Deus está chegando, as promessas de Deus estão próximas do cumprimento, sejam para bençãos, sejam para justiça e juízo.

Nosso grande problema e erro é querer medir o tempo de cumprimento da promessa pelo Cronos (relacionado com a ideia de tempo cronológico e físico, como as horas, os minutos, os dias e etc.), já que, para nós povo de Deus (cristãos), os termos kairós e cronos são antagônicos no sentido de um significar o “tempo de Deus, MOMENTO OPORTUNO” (kairós) e o outro o “tempo dos humanos, relógio, calendário” (cronos).

Cronos, tempo, lembra o relógio que não para e devora a tudo e a todos, especialmente se não fizer bom uso do tempo. (Efésios 5:16) – remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

O homem está na dimensão do Cronos: Cronologia, sempre olhando para o Relógio, preso ao tempo. Deus está na dimensão do Aiônios. Esta palavra também aparece em João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que lodo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Vida eterna = Zoêh Aiônios, uma qualidade de vida com valores sobrenaturais. Zoe, a vida de Deus! Vida eterna, Zoêh Aiônios, começa aqui e agora: Vida abundante

(João 10:10bEu vim para que lenham vida e a lenham com abundância), no grego: Perissõs Zoê. Vida excessivamente abundante: superabundante! Que privilégio dizer: “Eu tenho Zoê de Deus, a vida de Deus dentro de mim.”

Até quando SENHOR?

A resposta a esta pergunta vem do profeta messiânico Isaías. Deixa dizer porque é importante a resposta de Isaías: Provavelmente foi o que mais profetizou sobre o Messias, o Cristo, o ungido de Deus.

Isaías 9:6Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Isaías 58:2-10ª – Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.

Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ELE a iniquidade de nós todos.

Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.

1ª Pedro 2:24 – levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

Sobre Este, os apóstolos declararam:

Atos 2:36 – Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

Atos 10:38 – Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

Romanos 1:4Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,

Esse homem teve uma visão do Messias em Sua Glória:

Isaías 6:1-3No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

A mesma visão que Estevão teve, no momento de sua execução:

Atos 7:55-56 – Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus.

Saulo também viu esse Cristo glorificado:

Atos 9:3-7 – E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

Até quando SENHOR?

Isaías 32:15até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque.

NVT – até que, por fim, o Espírito seja derramado do céu sobre nós. Então o deserto se tornará campo fértil, e o campo fértil produzirá colheitas fartas.

Isaías 30:15 – RC – Porque assim diz o Senhor Jeová, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes, estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança, estaria a vossa força, mas não a quisestes.

NVT – Assim diz o Senhor Soberano, o Santo de Israel: Vocês só serão salvos se voltarem para mim e em mim descansarem. Na tranquilidade e na confiança está sua força, mas vocês não quiseram saber.

error: Conteúdo protegido, copia e transcrição necessita autorização do autor